Dia 18 de outubro foi comemorado o Dia do Médico e, para lembrar a data, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou hoje uma homenagem aos seus 74 profissionais da área, que atuam na urgência e emergência, ambulatório e bloco cirúrgico. Na oportunidade, o coordenador médico, Elson Marques, e a coordenadora geral, Magnilde Alves, destacaram a importância da humanização na relação médico/paciente e ressaltaram a qualidade da equipe médica que compõe a Unidade.
“É bastante válido sair um pouco da rotina nesse dia para fazermos uma reflexão. Partindo do princípio que a profissão de médico vai além do saber, temos como missão desenvolver um trabalho humanizado. Quantos pacientes recebemos no consultório diariamente que perguntam o que podemos fazer para ajudá-los? Muitas vezes essa ‘ajuda’ vai além do diagnóstico e da prescrição de medicamentos, ela passa pela escuta, pelo âmbito social e cultural. Acredito que aqui na UPAE nós contamos com uma equipe que realiza esse trabalho diferenciado e temos muito orgulho disso”, refletiu Dr. Elson.
O coordenador também pediu que os outros colegas aproveitassem o dia para pensar em como estão desempenhando a sua função. “Devemos nos inspirar no espírito dos atletas, pois eles treinam, se preparam, competem e avaliam seu desempenho ao final de cada etapa ou prova. Muitas vezes nós nos preparamos, estudamos, trabalhamos, mas nos esquecemos de fazer essa autoavaliação, que envolve críticas, mas também elogios e prêmios pelos méritos alcançados”, destacou.
A coordenadora geral, por sua vez, ressaltou o serviço de qualidade e abnegado prestado pelos médicos em uma unidade pública de saúde. “Estamos falando de um serviço de excelência no SUS. A UPAE está de parabéns pela equipe médica que possui e nós somos muito privilegiados de poder contar com profissionais tão humanizados e comprometidos. Com certeza, quem ganha com tudo isso é a população de Petrolina e região, que inclusive faz muitos elogios aos nossos profissionais, seja de maneira informal ou através da nossa pesquisa de avaliação interna”, acrescentou Magnilde.
A dermatologista Rosilene Maria de Lima foi abraçada em nome dos profissionais que atendem no ambulatório e revelou que se sentiu prestigiada e estimulada. “É gratificante ser lembrado pela profissão que executamos com tanto respeito e amor. Trabalhar na UPAE é um prazer e nós procuramos sempre prestar um serviço de qualidade aos usuários. Por todo esse reconhecimento, somos desafiados a ser sempre melhores”, pontuou. Em nome dos plantonistas da urgência e emergência, Manuela Alves, também agradeceu dizendo que “como médicos ficamos felizes e sensibilizados”.
A data de 18 de outubro foi escolhida em referência do dia de São Lucas, o santo padroeiro da medicina. Nesse dia, profissionais médicos de todo o país são homenageados, principalmente pela relação humana e de confiança que desenvolvem com seus pacientes, bem como pela sua importância para sociedade.
Ascom/UPAE-PE
0 comentários