O PCdoB na Bahia aumentou em 51,2% o número de votos nas eleições majoritárias – que concorreram candidatos a prefeito/prefeita -, em relação ao último pleito, em 2012. O balanço foi apresentado na reunião da Comissão Política estadual, na última segunda-feira (17/10), em Salvador.
Nas eleições deste ano, os 51 candidatos comunistas a prefeito/prefeita do estado alcançaram, juntos, a marca de 425.691 votos, o que garantiu ao PCdoB a conquista de 12 prefeituras. Em 2012, com 46 candidaturas majoritárias lançadas, a votação total foi de 280 mil.
A partir de 2017, cerca de 428 mil baianos serão governados por prefeituras lideradas pelo PCdoB. Na resolução publicada após a reunião da Comissão Política, o Partido se comprometeu a "contribuir para a realização das aspirações do povo, através de gestões populares e democráticas, com o fito de obter novas conquistas".
Nas eleições proporcionais, quando são escolhidos os vereadores, o número de votos também foi maior em relação a 2012. Este ano, foram 373.568 votos – a sétima melhor votação da Bahia nesta categoria, com a eleição de 208 vereadores/vereadoras -, sobre os 366 mil obtidos no último pleito.
A avaliação da Comissão Política é que, em meio a graves adversidades relacionadas ao cenário político, "os resultados eleitorais são significativos, de modo que consideramos como exitosa a tática adotada".
Ascom/PCdoB
4 comentários
19 de Oct / 2016 às 15h54
O PC do B de Juazeiro só não fala que embora garantido mais 4 anos de mandato, perdeu em Juazeiro, 68 mil pessoas disseram NÃO ao projeto de Isaac Carvalho. Essa é a verdade, o projeto Isaac Carvalho esta chegando perto do seu Final. Quero ver depois de 2 anos sem mandato e o seu telefone ficar silencioso... ai eu quero ver Vaqueiro onde você vai pendurar seu casaco de couro. Vai pagar pela sua arrogância e ganância... e dali vaqueiro!!!
19 de Oct / 2016 às 21h50
Já tem filmagens de vídeos, com os canidatos comprando votos e filmado ao voto. Vem k conte , de onde saiu este dinheiro sujo, ???
20 de Oct / 2016 às 07h24
Pratica exitosa de enganar o povo, de furtar erário publico de prefeituras vizinhas para investir em campanhas, a exemplo de Remanso, bando de terroristas. falsos comunistas, na pratica fizeram, infelismente, 12 prefeitos na Bahia, minoria absoluta. ficando o Gov Rui Costa livre desses inserviveis.
20 de Oct / 2016 às 07h30
Tática adotada: Fuga dos petistas para o PCdoB e principal estratégia eleitoral COMPRA DE VOTOS. Bando de quadrilheiros!!! #AvanteACMNETO, vamos acabar com a farra!!!