Em meio as palestras, oficinas, minicursos e exposições que vão movimentar a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma atração promete educar pela acústica musical. É a mostra Sesc Prismas do Som, que será apresentada gratuitamente de 18 a 21 deste mês no Ginásio do Sesc Petrolina, das 8h às 18h.
A mostra, que atende distintas faixas etárias e dialoga com várias disciplinas, entre elas, a física, matemática e biologia, se divide em 20 estações compactas de experimentação e demonstração. Em cada uma delas o visitante é apresentado a uma série de instrumentos incomuns, a exemplo de aerofones, cordofones, membranofones e eletrofones.
O resultado é uma verdadeira caixa de ressonância das experimentações, criações e improvisações sonoro-musicais do público, que desmistifica o som, o silêncio e o ruído, em meio a uma série de jogos e brincadeiras didáticas.
De acordo com o curador, Leonardo Moraes, a Mostra, que é uma realização do Departamento Nacional do Sesc em parceria com o Sesc Pernambuco, mexe com os sentidos, significados e singularidades musicais de cada um. "As estações expõem desde as reações do aparelho respiratório, perpassando por conceitos da física, que tratam de pressão arterial, por exemplo, até as emoções. As pessoas costumam ficar empolgadas, bem humoradas e até reflexivas, nunca indiferentes", completou.
Clas Comunicação
0 comentários