O processo eleitoral em Petrolina, cidade com população de 331 mil habitantes, foi surpreendido com uma entrevista coletiva, nesta segunda-feira (26), de quatro coligações, do total das cinco que disputam as eleições municipais.
Representantes das coligações ‘Pra frente Petrolina’, ‘Pra continuar avançando’, ‘Frente esquerda socialista’ e ‘Petrolina do Povo e dos sonhos de Isabel Cristina’, que respondem pelas candidaturas de Adalberto Cavalcanti (PTB), Edinaldo Lima (PMDB), Perpetua Rodrigues (PSOL) e Odacy Amorim (PT), respectivamente, que concorrem ao cargo de prefeito do município, reuniram a imprensa local para comunicar o que foi chamado de prática de “estelionato eleitoral”, por parte da TV Grande Rio, afiliada da rede Globo e única emissora de TV local.
De acordo com os membros da coletiva, a emissora de TV deixou de exibir inserções, que fazem parte do horário eleitoral gratuito, prejudicando a exposição de propostas de candidatos. Segundo levantamentos da equipe do candidato Adalberto Cavalcanti, cerca de 220 inserções da coligação ‘Pra frente Petrolina’ foram subtraídas, o equivalente a 20% do total de inserções e o correspondente a 100 minutos da programação da TV.
O prefeito de Petrolina Julio Lossio, que na ocasião representava o PMDB, manifestou que o candidato Edinaldo Lima também foi prejudicado. Lossio avalia que cerca de 120 inserções do candidato podem ter deixado de ser exibidas. Segundo o gestor municipal, a coligação ‘Pra continuar avançando’ está concluindo o levantamento para verificar com exatidão este total.
Em uma manifestação histórica, as coligações oponentes se reuniram para demonstrar a gravidade da conduta assumida pela emissora de TV, o que segundo os representantes, feriu o regime democrático de direito. Uma representação conjunta está em discussão, que será levada as instâncias judiciais, como o juiz eleitoral do município, o Tribunal Regional Eleitoral - TRE e a própria corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. A professora Neuma Guedes, representante do Partido dos Trabalhadores – PT, afirmou que o que está em jogo é o próprio processo eleitoral e a democracia que viabiliza as pessoas escolherem seus dirigentes e representantes de forma justa e democrática.
Em nota enviada a imprensa o candidato a prefeito Odacy Amorim (PT) disse que em 2012 foi prejudicado no pleito eleitoral pela emissora de TV e que não vai permitir que o fato aconteça novamente. “Já fui prejudicado pela TV Grande Rio na campanha de 2012 e não vou aceitar mais uma vez qualquer ação que prejudique o debate político e o eleitor. Estamos juntos com as outras coligações cobrando uma disputa justa e dentro da legalidade. Tomaremos todas as medidas para apurar essa irregularidade, pois o povo de Petrolina merece respeito e não que mais um golpe lhe tire direitos conquistados", afirmou o candidato Odacy Amorim.
Nota da TV Grande Rio sobre falhas em inserções da propaganda eleitoral gratuita
A TV Grande Rio informa que diariamente são realizadas 140 (Cento e Quarenta) inserções de propagandas eleitorais gratuitas de todas as coligações que disputam as eleições municipais de Petrolina-PE. Em função do grande volume de inserções e da celeridade que o processo técnico exige, o colaborador responsável por inserir os intervalos, cometeu o lapso de deixar algumas das propagandas eleitorais sem a devida inserção na grade de programação da emissora. Assim que a coligação PRA FRENTE PETROLINA entrou em contato com a emissora para alertar do ocorrido, o departamento de OPEC (Operações Comerciais) identificou a falha e o departamento jurídico da emissora junto com o jurídico da coligação, realizaram um acordo para a compensação das inserções que falharam. O acordo foi autorizado e homologado pelo Juiz Eleitoral da 144ª Zona . A compensação começou imediatamente após a homologação do acordo, com previsão de término no dia 27, amanhã. A TV Grande Rio se coloca à disposição de qualquer coligação para esclarecer dúvidas refentes às inserções em que hajam discordâncias.
Com informações da Ascom/Odacy Amorim e Ascom/PMDB
11 comentários
26 de Sep / 2016 às 19h14
Operação Lava Jato entrará para a história como uma praga, como flagelo que afundou um país que ia bem na economia, na democracia e no equacionamento de seus problemas sociais e que mergulhou no caos político, econômico e institucional por moto próprio. Ainda não é possível enxergar quanto de ruim será dito contra essa iniciativa ditatorial, farsesca, vigarista mesmo, que, para atingir objetivos eminentemente políticos, destruiu a economia, soterrou a democracia e desmoralizou as instituições.
26 de Sep / 2016 às 19h18
Nao assisto mais TV; eh perda de tempo. A TV ta na mao de 5 familias que fala o que quer? Agora vejo a verdade nos blog 247brasil e DCM e no Geraldo Jose.
26 de Sep / 2016 às 19h22
Parece que Cunha do PMDB com milhoes na Suiça nunca vai preso ??? Se fosse do PT ja tinha 200 de cadeia e a Globosta tava falando todo dia; mas ele eh amigo do Rei PMDB ???
26 de Sep / 2016 às 21h21
D E M O C R A C I A... N Ã O E X I S T E nesse país.........
27 de Sep / 2016 às 00h10
Só rindo desses comentários. O cara acha que a Lava Jato prejudicou o país kkkkkkk. É cada idiotice desses petralhas, e ainda acham que os leitores são idiotas kkkkkkk
27 de Sep / 2016 às 07h00
Pois é, Maria do Socorro - a legítima, e ainda vem outro petista fazer propaganda do site Brasil247, que recebeu propina de Vaccari, ex-tesoureiro do PT e que tem entre seus colunistas Gleisi Hoffmann, Fátima Bezerra e Tarso Genro... Ou seja, se o leitor estiver procurando imparcialidade, aquela não é uma fonte nada confiável...
27 de Sep / 2016 às 08h01
Eu prefiro que o líder do PCC continue no cargo. Quanto mais cedo esse governo golpista se ferrar, melhor para o povo.
27 de Sep / 2016 às 10h47
Em pleno século 21, uma prática de Coronelismo, querendo doutrinar voto. Bem ao estilo do coronelismo do Clã que disposta o poder.
27 de Sep / 2016 às 13h15
Quem comanda o país, é a grande mídia. Virou noticia, virou escândalo, destroe pessoas. Veja o caso do FBC, o Fernandão, ele aparece na mídia. Os escândalos que o envolve aparece na TV Grande Rio? Não. Aparece no blog que ele mantém aqui em Petrolina, aparece? Não. Então se não virar notícia, se não sair na televisão, ninguém vê e não dá em nada. O importante, não é o que se mostra, pois aí é do interesse da mídia, mas é o que não se mostra.
27 de Sep / 2016 às 13h18
Tudo bem, que a nível nacional a mídia publicou tantas e tantas denuncias contra o Partido dos trabalhadores, que conseguiram dá um golpe político. Mas durante o pleito eleitoral. Quem tem que decidir o que vai sair o não no guia eleitoral é a JUSTIÇA e não a TV, ligada a grupo político dos adversário. É DITADURA? Cassem a concessão desse canal de televisão.
27 de Sep / 2016 às 13h40
Mas os candidatos sairam prejudicados, e não há como ressacir um erro desses próximos às eleições. Vão inserir o que não foi inserido, depois de passado o "timing" político. Restou prejudicado todo o processo eleitoral de Petrolina, uma intromissão brutal no processo político. Cadeia para os dirigentes dessa TV.