A semana inicia como uma grande expectativa para as eleições municipais que acontecem no próximo domingo, 02 de outubro. Em Juazeiro o clima segue intenso e as coligações lutam até o último segundo pela vitória das urnas.
Neste ano o município tem quatro candidatos a prefeito, sendo eles Paulo Bomfim (PCdoB), Charles Leão (PPS), Marcio Feitosa (PRP) e Joseph Bandeira (SD). Para vereadores há 304 nomes inscritos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral.
A cidade de Juazeiro apresenta 146 mil eleitores que estão distribuídos em duas zonas eleitoras. A zona 47° tem 219 sessões, já na zona 48° consta 218 sessões, segundo dados obtidos pelo Blog Geraldo José junto ao Cartório Eleitoral de Juazeiro. Ao todo 1.748 mesários voluntários estarão auxiliando os eleitores na hora da votação.
A novidade para as eleições neste ano em Juazeiro é o uso do leitor biométrico. O que muda com a nova tecnologia é que a liberação das urnas não será feita pelos mesários, mas pela leitura das impressões digitais do próprio eleitor.
De acordo com as informações do Cartório Eleitoral, os eleitores juazeirenses poderão utilizar os serviços da biometria desde que tenham feito o cadastramento dos dados. Os eleitores que não conseguiram realizar o procedimento irão votar como das outras vezes, ou seja, sem o leitor biométrico.
A Justiça Eleitoral orienta que quem for votar no próximo domingo tenha em mãos qualquer documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação Nacional) ou o título de eleitor. Para não haver dúvidas, o eleitor pode consultar a sua sessão no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.
Os eleitores que moram em Juazeiro, mas votam em outras cidades devem justificar a ausência em qualquer sessão e também precisam apresentar um documento oficial com foto ou o título de eleitor.
Caso o eleitor não entregue o requerimento de justificativa no dia da votação, ele deve apresentá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, por via postal, ao juiz da zona eleitoral onde é inscrito, até 60 dias após cada turno da votação. Em qualquer hipótese, o requerimento deve ser acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito, para que o juiz eleitoral a examine.
O Blog Geraldo José listou alguns itens que o eleitor que não estiver em dia com a Justiça Eleitoral não poderá realizar: obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos; entre outros.
A eleição terá início no próximo domingo às 08h e se encerrará às 17h. Toda a cobertura você poderá acompanhar no Blog Geraldo José.
Da redação Alinne Torres
5 comentários
26 de Sep / 2016 às 06h47
Seis dias para decidirmos o futuro de nossa cidade.Se continuamos a conviver no lixo,matagal ou mudaremos o destino desta amada e esquecida cidade. Votemos com a consciência limpa em candidato compromissado no progresso e desenvolvimento. de nossa amada cidade. Que o pai maior nos ajude nos próximos quatro anos.
26 de Sep / 2016 às 07h39
Operação Lava Jato entrará para a história como uma praga, como flagelo que afundou um país que ia bem na economia, na democracia e no equacionamento de seus problemas sociais e que mergulhou no caos político, econômico e institucional por moto próprio. Ainda não é possível enxergar quanto de ruim será dito contra essa iniciativa ditatorial, farsesca, vigarista mesmo, que, para atingir objetivos eminentemente políticos, destruiu a economia, soterrou a democracia e desmoralizou as instituições.
26 de Sep / 2016 às 07h56
Prisão política. Nada além disso. Estamos vivendo uma ditadura. Pedir doação para empresário é crime, se o cara for do PT. Se for o FHC, pedindo dinheiro para seu instituto, não vem ao caso. Se for o Temer, pedindo dinheiro para campanha, não vem ao caso. A lei deveria ser igual para todos. E que fique claro: pedir doação é crime se a doação for em troca de favores do governo. E ainda assim é preciso provar. Delação premiada, por si só, não pode ser prova. O bandido delata um honesto e o honesto
26 de Sep / 2016 às 14h29
EU SÓ SEI DIZER UMA COISA. NÃO TEM PRÁ NINGUÉM, JOSEPH É O FUTURO PREFEITO DE JUAZEIRO, É A CONVERSA NA CIDADE EM TODOS OS LUGARES. DIGO ISSO POIS SOU VENDEDOR E PERCORRO TODOS OS BAIRROS DE JUAZEIRO E TEM MAIS, O SALITRE FECHOU COM JOSEPH. TRABALHO AQUI MAIS VOTO EM CURACA. NÃO É PAIXÃO POR NINGUÉM. O POVO DECIDIU, NEM DINHEIRO REVERTE.
26 de Sep / 2016 às 14h49
Pergunta... Domingo terá a lei seca, nos estabelecimentos comerciais (bares)?