O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega deixou a sede da Polícia Federal em São Paulo por volta das 14h desta quinta-feira (22) após o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato, ter revogado sua prisão. Ele saiu da PF com o advogado em um carro com os vidros escuros sem falar com a imprensa.
Mantega foi preso por volta das 7h50 desta quinta-feira no hospital Albert Einsten, onde acompanhava sua mulher, que tem câncer, em um procedimento cirúrgico.
Para o advogado de Mantega, José Roberto Batochio, a revogação da prisão foi um ato de "legítima defesa da operação".
"Foi uma prisão desnecessária, absuvia, autoritária e sobretudo desumana pela 'coincidência' com a cirurgia da mulher", disse Batochio.
Para o advogado, a prisão foi revogada depois que a opinião pública se revelou contrária à prisão.
Moro afirmou que a Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF) e ele mesmo não tinham conhecimento do estado de saúde da mulher do Mantega, que tem câncer. O ex-ministro estava com a mulher no hospital Albert Einstein no momento da prisão.
A Polícia Federal afirmou que, nas proximidades do hospital, agentes ligaram para Mantega, que se apresentou espontaneamente na portaria. "De forma discreta e em viatura não ostensiva, o investigado acompanhou a equipe até o apartamento e, já tendo feito contato com seu advogado, foi então iniciado o procedimento de busca", diz trecho de nota oficial emitida pela Polícia Federal. (Veja a íntegra no fim da reportagem)
Segundo o advogado, ele quem sugeriu que Mantega se apresentasse no lobby do hospital para evitar que homens com "roupas pretas, tocas ninjas e metralhadoras entrassem no hospital e causassem tumulto".
"Quando ele foi procurado pela PF, a mulher estava pré-anestesiada e tinha saído do quarto. Ela estava em cima daquela maca rolante em direção ao centro cirúrgico e tocou o telefone dos policiais federais", disse Batochio.
Sergio Moro citou que foi informado que o ato foi praticado com discrição, sem ingresso no hospital. Para decidir pela liberação do ex-ministro, ele argumentou que as buscas começaram e que Mantega, uma vez solto, não deve oferecer riscos ou interferir na colheita das provas.
"Procedo de ofício, pela urgência, mas ciente de essa provavelmente seria também a posição do MPF e da autoridade policial. Assim, revogo a prisão temporária decretada contra Guido Mantega, sem prejuízo das demais medidas e a avaliação de medidas futuras", declarou o juiz.
Durante entrevista coletiva, na qual a força-tarefa detalhou a 34ª fase da Lava Jato, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou a prisão do ex-ministro teve como base “o fundamento foi a ordem pública”.
“Estamos falando de valores bilionários desviados dos cofres públicos”, disse. Ele afirmou que foi pedida a prisão preventiva do ex-ministro, mas o juiz recusou e deferiu prisão temporária. Carlos Fernando classificou de "coincidência infeliz" o fato de a prisão ter acontecido no momento em que Mantega acompanhava a mulher no hospital.
A prisão
Durante o cumprimento do mandado, nesta manhã, a PF foi até a casa de Mantega, mas o ex-ministro não estava. Ele estava no hospital Albert Einstein, no Morumbi, Zona Sul de São Paulo, onde a mulher passa por uma cirurgia. Do hospital, os policiais levariam Mantega até seu apartamento em Pinheiros, na Zona Oeste, para também cumprir um mandado de busca e apreensão.
8 comentários
22 de Sep / 2016 às 16h30
FOI UMA ATITUDE HUMANITARIA,VISTO QUE A ESPOSA DELE ESTAVA PRESTES A FAZER UMA CIRURGIA DE UM CÂNCER.ESTA ATITUDE FEZ MORO SUBIR AINDA MAIS EM MEU CONCEITO...
22 de Sep / 2016 às 17h32
A lei foi feita para ser cumprida por todos que vivem em um País Democrático. Já dizia Rui Barbosa: "Fora da lei não há salvação". Essa oração vale para o aplicador e para o aplicado.
22 de Sep / 2016 às 18h47
OTONIEL GONDIM DEVERIA FAZER UMA MATÉRIA A NÍVEL NACIONAL. DEVERIA. ABRAÇOS A GERALDO JOSÉ E GONDIM POR FALAR NELE...GERALDO, TEREMOS O DANADO HOJE NO BLOG? SAUDADES!
22 de Sep / 2016 às 19h49
PROFESSOR OTONIEL GONDIM...MANDE UM ARTIGO SOBRE LULA E O PT. ESTAR COM VERGONHA? RSRSRSR...TEM ELE HOJE, GERALDO JOSÉ? TOMARA!
22 de Sep / 2016 às 22h18
Enquanto a esposa de MANTEGA MARAVILHOSO estava no hospital, a filha postava fotos da Itália no Facebook. Viagem paga por quem? E quanto a artigo de Gondim: ARGH!!!
23 de Sep / 2016 às 11h32
Quando Cunha PMDB vai ser preso ? Sou contra prisão seletiva? Meus avos diziam que so vai preso PPP ?
23 de Sep / 2016 às 14h57
esse juiz ta d mais so do pt que ele faz essas coisas os senadores do pmdb nao houve nada disso. e de outros partidos tambem nao teve nada disso.
23 de Sep / 2016 às 16h08
revogacao desse juiz? alguem tem que fazer alguma coisa contra esse juiz. ta fazendo cada coisa sei nao viu? qual perigo esse ex. ministro faz para sociedade . mande prender no hospital. que isso? acho engracado que so e do pt e tao rapido isso que vem acontecendo.