A Paralimpíada do Rio de Janeiro já terminou no último domingo (18). No entanto, o clima paraolímpico ainda é vivenciado em algumas escolas de Juazeiro (BA). É que desde o início desses jogos, professores executam um projeto que desenvolve diversas atividades sobre o tema.
De acordo com a professora comunitária da Escola Municipal Profª Carmem Costa Santos, Marineide Lopes, antes mesmo da abertura da Paralimpíada, a apresentação do tema foi feita para os alunos. “Incentivamos que eles assistissem aos jogos em casa, depois eles compartilharam as coisas que mais gostaram e participaram com muita vontade de todas as atividades que propusemos”, relata.
Segundo a professora, na escola em que leciona não só foram desenvolvidas palestras com os monitores de Esporte e de Letramento, como também houve a realização de atividades práticas como corrida com guia e futebol de cinco. Além disso, os alunos ensaiaram uma coreografia da música das paralimpíadas e fizeram peças de teatro que serão apresentadas no dia 27 deste mês, na culminância do projeto.
Jamile de Souza é uma das alunas de Marineide. Ela conta que entre tudo que aprendeu no projeto, o respeito à pessoa com deficiência foi o mais importante. “Percebi que são pessoas fortes, que superam seus próprios obstáculos”, diz com admiração.
Também participam do projeto as Escolas Municipais Presidente Tancredo Neves, Professora Guiomar Lustosa Rodrigues, Ludgero de Souza Costa, Mandacaru e a Escola Municipal de Referência em Educação Infantil Caic Misael Aguilar.
0 comentários