Desistir de um curso em que se matriculou é um direito do consumidor e a devolução de parte do valor da matrícula também. O PROCON de Juazeiro alerta a população acerca desse direito que deve ser garantido aos consumidores. Para isso, informa que, como a divulgação dos resultados dos principais vestibulares de universidades públicas só acontece em meados de fevereiro, é comum que estudantes se antecipem para garantir sua vaga em faculdades privadas.
Se o resultado da pública é positivo e há a necessidade de desistir da vaga na escola particular, as reclamações relacionadas à devolução do dinheiro da matrícula aumentam. Portanto, é preciso saber que, as faculdades costumam restituir de 70 a 80% do que foi pago, se o estudante cancelar a matrícula antes do início das aulas. Segundo as escolas, o percentual de cerca de 20% retido é para cobrir os custos do processo de matrícula, cancelamento e convocação de outros alunos.
Outro assunto de interesse do consumidor diz respeito aos consumidores brasileiros que utilizam internet gratuita. O uso de redes de internet sem fio abertas pode trazer riscos à privacidade. De acordo com Nelson Barbosa Júnior, engenheiro de segurança da Norton, empresa de soluções para segurança digital, Wi-Fi abertos podem oferecer riscos tanto para quem se conecta a elas quanto aos proprietários. Para o usuário, é possível que a conexão seja uma forma de capturar dados e aplicar golpes.
O uso de Wi-Fi faz cada vez mais parte do cotidiano. Em muitos locais, encontramos conexões oferecidas por empresas ou ainda compartilhadas de celulares e tablets. Porém, quando elas não exigem nenhum tipo de senha ou cadastro, podem oferecer ameaças. Quem costuma utilizar redes de internet abertas, deve tomar alguns cuidados para não expor seus dados e colocar em risco a sua privacidade.
Acessando os links abaixo o consumidor pode obter as dicas necessárias para se proteger diante dos dois pontos acima abordados:
0 comentários