Roberto Malvezzi (Gogó)
Várias pessoas me pediram uma palavra sobre a tragédia com Domingos Montaiger. Como moro há quinhentos km do lugar, não tenho detalhes do fato. Mesmo assim, decidi fazer esse texto a partir do que sei do rio e do fato.
Minha mulher é beradeira do São Francisco, assim como nossos filhos e filhas. Ela sempre dizia aos meninos: "água não tem cabelo". Ela mesma foi salva quando criança ao cair de um barco por uma pessoa que pulou na água quando viu apenas seus cabelos passando à flor da água. Foi salva pela cabeleira.
Eu conheci Domingos pessoalmente na oficina sobre o rio São Francisco que fiz para atores, diretores e produção no Rio de Janeiro. No intervalo da oficina conversamos bastante, junto com Letícia Sabatella – ia fazer o papel de Camila Pitanga – e Lucy Alves. Pessoa muito simples e muito cidadã.
Eu passava sempre por Canindé do São Francisco, indo ao baixo São Francisco. Há uma ponte que liga Alagoas (Piranhas) e Sergipe (Canindé). Quando se acaba de atravessar a ponte, está a referida prainha. Sempre muito quente, a vontade que dá é mesmo pular na água. Foi o que ele e Camila Pitanga fizeram.
Acontece que a referida prainha está apenas há uns 300 metros abaixo da barragem de Xingó. Era o final antigo do Cânion – hoje represado-, logo abaixo, em Piranhas, o rio voltava a ser navegável. Hoje, com a barragem, a dinâmica das águas ficou modificada. O rio está raso, há muita pedra e muita correnteza, com poços profundos.
Quando eles decidiram ir mais para o meio do rio, não imaginavam o risco que corriam. Pelo relato de Camila, a força da água aumentou e, pior, havia um "remanso", isto é, redemoinho na água que puxa para o fundo. Além do mais, ele tentou nadar contra a corrente, quando o normal seria descer com a correnteza, tentando se aproximar de outra pedra ou procurar a margem do rio.
A tragédia teria sido pior se ela tivesse pulado na água para salvá-lo. Estamos acostumados a ver o afogamento de duas ou três pessoas aqui no Velho Chico, quando um tenta salvar o outro, mas sem saber nadar direito ou sem técnica de salvamento. Esses dias dois irmãos morreram abraçados aqui na Ilha do Fogo, entre Juazeiro e Petrolina.
As lendas do São Francisco falam nos "encantados", aqueles que estão ali presentes, mas são invisíveis aos nossos olhos. Assim são as pessoas, assim é o "vapor encantado". A novela trabalha com essas lendas.
Impossível não ficar perplexos com essa situação. Só pude mandar um abraço aos atores e atrizes que conheci nesse contexto. Mesmo sem conhecer, aqui em casa pensamos muito na família real. Foi isso também que Letícia Sabatella me disse.
Domingos tornou-se mais um encantado do Velho Chico, um rio sofrido e cheio de mistérios.
8 comentários
18 de Sep / 2016 às 00h18
Conveniência política e social: Em outro texto esse senhor escreveu que foi consultor da "GLOBO", e apesar de comunista contra o capitalista, as vezes assistia a novela, e ainda comentava: "Um senão é a figura do coronel Afrânio. A transição do personagem não foi bem feita. Os coronéis modernos vestem Armani, andam de jatinho, tem apartamentos e mansões sofisticadas, dominam os meios de comunicação e sempre são ministros de Estado, senão eles, seus filhos".
18 de Sep / 2016 às 00h23
Continuando... Pois é, quando a globo serve aos interesses políticos, econômicos e financeiros, até vale prestigiar, se promover e faturar alguma coisa. Aqui em Juazeiro tem muito comunista Lacoste que trocava de carro todo ano com verbas dos "Projetos Culturais" onde os corruPTos derramavam dinheiro para os "militantes" se fartarem. Na hora da promoção, a "GLOBOSTA" era boa. E na cara de pau davam entrevista para promover as "atrações culturais". Pobre povo.
18 de Sep / 2016 às 04h01
É verdade, o papa só condena os exploradores e inimigos do povo, como faz agora com esses golpistas que estupraram a democracia brasileira. Os traidores golpistas vão para o lixo. As eleições vêm aí. Vocês não têm votos, nem com as mentiras da mídia inimiga do povo. Serão derrotados, mais uma vez!
18 de Sep / 2016 às 04h02
É verdade, o papa só condena os exploradores e inimigos do povo, como faz agora com esses golpistas que estupraram a democracia brasileira. Os traidores golpistas vão para o lixo. As eleições vêm aí. Vocês não têm votos, nem com as mentiras da mídia inimiga do povo. Serão derrotados, mais uma vez!
18 de Sep / 2016 às 08h40
quando não fica defendendo o PT e a falta de autocritica do partido e da esquerda brasileira, não é que o Gogó escreve bem pra caramba? De parabéns pelo artigo.
18 de Sep / 2016 às 09h24
A vida é cheia de mistérios. A gente sabe como começou, mas não sabe como vai terminar, foi o caso desse grande ator Domingos Montaiganer. As tragédia e as fatalidades sempre acontece, é o inesperado que chega de repente em nossa porta, ninguém estar livre de uma notícia desagradável.
18 de Sep / 2016 às 11h37
Maria do Socorro, faço das suas palavras as minhas. Os serviçais do PETRALHISMOS estão cansando do repetitivo mantra daquilo que apelidaram de GOLPE para acobertar o maior assalto aos cofres publicos perpetrados por LULA, o PT e seus asseclas e agora resolveram enveredar por temas que no mínimo os levam a contradições. Esse cidadão se acha e quando afirma que várias pessoas o pediram para falar sobre a trágica morte do ator Domingos Montagner, se verdade fosse...
18 de Sep / 2016 às 11h46
Continuando...os que pensam como ele deveriam lhe demandar uma crônica sobre o último pronunciamento do seu ídolos LULALAU onde de forma desconexa estabelece um comparativo entre os politicos honestos apesar de poderem ser ladrões e os milhares de brasileiros que ingressaram no serviço público por concurso e exercem suas profissões por meritocracia. Contraditoriamente relembra orgulhosamente o fato de como consultor da VÊNUS PLATINADA ter convivido com o elenco da novela...