O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, disse nesta quarta-feira (14) que o reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia, deve chegar a 0% do seu volume útil e alcançar o volume morto no final de 2016. De acordo com ele, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicou que caso o volume de chuvas e a vazão de água em 2017 seja igual ao de 2016, a represa terá volume negativo de 15% ao final do ano que vem. A região de Sobradinho vem sofrendo com longas estiagens. “Essas companhias teriam que fazer investimentos Sobradinho abaixo para poder adequar as captações, não só para abastecimento humano mas também para irrigação”, disse Fernando, em referência à Chesf, subsidiária da Eletrobras e responsável pela Usina Hidrelétrica de Sobradinho. Ele ainda estimou que sejam necessários dois invernos com níveis de chuva acima da média para que o nível do reservatório se recupere. O ministro ainda citou possíveis reformas que ajudar a recuperar Sobradinho, como a construção de uma barragem para impedir a entrada de água salvada no rio.
BNBarragem de Sobradinho deve atingir volume morto no fim de 2016, afirma ministro
Notícias Relacionadas
Consórcio da Saúde de Juazeiro elege novo Presidente
22 de Nov / 2024
Comentar Agora
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
3 comentários
16 de Sep / 2016 às 07h05
Tomara que não voltemos à assistir o mesmo filme dos últimos anos, quando, da incompetência do governo que antecedeu, em meio ao risco de apagões acionou as térmicas para suprir. Enquanto isso, Parques de Energia Eólica no município que inclusive geraria empregos em meio a esta crise, NÃO ALAVANCAM.
16 de Sep / 2016 às 19h09
Concordo com vc, Naelson. no Ceará existe muitos parques de energia eólica, Ajudando na geração de energia.
17 de Sep / 2016 às 07h57
Como acredito fervorosamente em um ser superior a todos nós,que na minha concepção é Deus, Chuvas virão na cabeçeira de nosso velho Chicão e seus afluentes para que seja amenizada esta situação. Quando o homem quiser saber mais do que Deus, ele muda os tempos.