Encerrada a votação do processo de impeachment de Dilma Rousseff. Por 61 votos a 20, o Senado decidiu que ela perde o mandato e que Michel Temer deve ser empossado definitivamente na presidência da República. A cerimônia de posse deve ser realizada ainda nesta tarde, no plenário da Câmara dos Deputados, numa cerimônia simples conforme instruções do presidente.
Ao votar pelo impeachment, a maioria dos senadores entendeu que Dilma Rousseff descumpriu a Constituição e a Lei de Responsabilidade Fiscal por ter editado decretos suplementares sem o aval do Congresso e por ter repassado com atraso recursos do Tesouro para o Banco do Brasil pagar a equalização dos juros do Plano Safra.
A votação que consistiria numa única pergunta aos senadores foi dividida em duas questões. Na primeira, os senadores foram indagados se Dilma cometeu esses crimes. Por 61 votos a 20, eles responderam sim. Na segunda votação, decidirão se ela ficará inabilitada por oito anos para o exercício de função pública.
Na sequência, os senadores apreciaram se Dilma devia ficar inelegível por oito anos a partir de 1º de janeiro de 2019 e impedida de exercer qualquer função pública. Na votação, 42 senadores se posicionaram favoravelmente à inabilitação para funções públicas e 36 contrariamente. Outros 3 senadores se abstiveram. Para que ela ficasse impedida de exercer cargos públicos, eram necessários 54 votos favoráveis.
Agência Senado
12 comentários
31 de Aug / 2016 às 14h10
Já vai tarde!!!
31 de Aug / 2016 às 14h33
que valor temos ? que poder temos ? pra quer votar ?! nunca pensei que fosse ver um golpe tão baixo ,tão falso , realmente estou de luto pela democracia. sou classe baixa, mas hoje tenho oportunidades que meus pais não tiveram, a tudo isso agradeço o governo PT . triste fim de Dilma , mas 2018 vem ai . # rumo 2018 #fora Temmer.
31 de Aug / 2016 às 14h36
Hip Hurra! A JUSTIÇA COMEÇA A IMPERAR! Até que enfim, Dilm'anta, a presid'anta petralha, foi defenestrada do governo! Xô, vai procurar emprego noutra freguesia, incompetente! A "gerentona", que arruinou o Brasil (até os setores de petróleo e energia, que ela administrou, diretamente, por muito tempo, estão quebrados e o povo pagando o alto preço), desempregou 12 milhões, foi enxotada do palácio do Planalto. Mas ainda falta muita gente, especialmente Lulababá, que já está com um pé na cadeia.
31 de Aug / 2016 às 14h49
O professor Otoniel Gondim, numa entrevista ontem a uma emissora de rádio falou que escreveria sobre o impeachment assim que o desfecho acontecesse. Eu e milhares de leitors do Blog do povo esperamos por esse tão espera e ansiado artigo. Otoniel Gondim sabe analisar como ninguém.Espero também, que inclua um pouco dessa nossa enrolada política. Muito boa notícia, pois, Otoniel Gondim faz uma falta danada quando demora.Para quando, Otonel e geraldo José?
31 de Aug / 2016 às 14h50
e agora, como o candidato do vaqueiro-empresário vai governar sem apoio federal caso ganhe em 2 de outubro? a turma que tá hoje no pcdob vai pular de barco depois de eleita e se bandear pra o lado do Temer que quer acabar com nossos direitos com seus amigos empresários?
31 de Aug / 2016 às 14h54
O colegiado do Senado da República, a meu ver, foi justo não tirando os direitos políticos de Dilma Rousseff. Entretanto, 42 senadores queriam cortar a cabeça da ex-Presidente, todavia, esses senadores não alcançaram o quórum de 2/3 que seria 54 votos, ficaram só no desejo. Vejam a tamanha da maldade desses senadores. Maquiavel diz no Príncipe: "O mal se faz de uma vez, o bem se faz aos pouco, para quem recebe ficar sempre agradecendo".
31 de Aug / 2016 às 15h15
TCHAU QUERIDA -TCHAU corruPTos. Agora vamos atrás de Lula.
31 de Aug / 2016 às 15h29
Agora é a vez de cobrar a Reforma Política, tem Partido Político de mais, a maioria funciona para aluguel dos grandes Partidos, que recebem quantia volumosa do Fundo Partidário, para praticar alienação aos pequenos Partidos, criados fisiologicamente por gente esperta para essa finalidade. A própria ex-Presidente Dilma se queixou no Senado de ser vítima dessa quantidade de partidos fisiológicos. A ditadura do PMDB baiano não respeita resultado de Convenção Municipal realizada. Eles são os donos.
31 de Aug / 2016 às 16h31
como e que perde mandato e mantem os direitos politicos e um golpe mesmo gente?o brasil ta triste hoje as camadas sem condicoes sem voz sem direitos.
31 de Aug / 2016 às 17h41
Blog Tijolaco fico sabendo da verdade. O CUNHA DO PMDB COM MILHOES NA SUICA. Golpista nao precisa de voto do povo
31 de Aug / 2016 às 22h14
Para quem tem pena dela, vá até Fortaleza e Recife e veja as famigeradas obras da transposição e tirem suas conclusões.
01 de Sep / 2016 às 03h17
Manteram os direitos politicos dela para tambem manter os do eduardo cunha, renan, temer e muitos deputados e senadores que tambem estao sendo investigados. Ninguem se ligou nisso. Outra rasteira. A Lava jato terá mora? O povo ta liigado.