Caro (a) leitor (a), caro (a) eleitor (a), caro (a) cidadão (ã) juazeirense, estamos nos aproximando das eleições, dia em que teremos que escolher o (a) melhor candidato (a), na opinião de cada um/uma de nós, que fará o melhor pela nossa cidade, que irá aplicar/fiscalizar os recursos públicos de maneira transparente e justa.
Após discutirmos o papel do vereador de maneira mais teórica no primeiro texto publicado sobre o tema (http://www.geraldojose.com.br/index.php?sessao=noticia&cod_noticia=78112), queremos convidá-los (as) a refletir sobre o papel do Vereador numa perspectiva mais prática, a partir das ações desenvolvidas por cada um/uma dos nossos parlamentares. “Nossos” porque são eleitos pela população, por cada um/uma de nós, moradores (as) juazeirenses, para, teoricamente, representar os nossos interesses junto ao poder público municipal, no entanto, na maior parte das vezes, buscam, tão somente, a melhoria de seu reduto (entendemos reduto como o espaço em que o (a) candidato (a) obteve votação mais expressiva e ou de sua comunidade de origem).
Para isso, gostaríamos de saber se você já acessou o site da Câmara Municipal de Juazeiro, se já se interessou em conhecer as matérias legislativas propostas por cada um dos “nossos representantes”, dentre moções, indicações, projetos de lei e de resolução. Você sabe se o representante que você contribui para eleger já propôs algo por sua comunidade, algo de interesse coletivo? Convidamos você a acessar http://www.cmj.ba.gov.br/parlamentares e conhecer as proposições de cada parlamentar e avaliar o que ele/ela tem feito para a melhoria da nossa cidade.
É importante que você conheça as propostas dos (as) novos (as) e antigos (as) candidatos (as) que se apresentam, além do histórico de cada um/uma para que seja feita uma escolha consciente, para que não tenhamos representantes que defendam apenas o seu reduto em detrimento dos problemas e anseios de toda uma população, que já soma mais de 200 mil habitantes no município de Juazeiro. Faça uma escolha consciente!
Vamos compreender a política segundo a visão do nosso sábio Papa Francisco: “Devemos implicar-nos na política, porque a política é uma das formas mais elevadas da caridade, visto que procura o bem comum”. Que esse princípio possa tornar-se realidade, ao menos na prática de cada um/uma de nós que acreditamos numa sociedade mais justa e digna!
Por Minha Juazeiro em foco
4 comentários
20 de Aug / 2016 às 23h41
Em JUAZEIRO-BA é servir ao prefeito, e jamais fiscalizar os recursos públicos e reivindicar execuções de obras.
21 de Aug / 2016 às 08h33
Aqui na nossa paróquia Pilão Arcado, o eleitor não está se preocupando com o papel do Vereador, o que o eleitor, na maioria, quer é doação. Quando o candidato pede o voto, vem o retorno do eleitor em seguida, solicitando material de construção, tratamento dentário, taxa de luz e de água, exames médicos e consultas, passagens para viagens, uma infinidade de parafernálias. Haja vista, que a maioria dos candidatos também não sabe qual é o seu papel, se for eleito.
21 de Aug / 2016 às 08h44
Ganhar as eleições, garantir quatro anos de emprego e esquecer do povo e se esconder. Depois vem com a maior cara de pau pedir voto de novo, Não é Medeiros?
21 de Aug / 2016 às 12h47
A um bom tempo estamos precisando de uma coisa tão pequena. Um simples alvará para trabalharmos sem ser perseguidos por uma fiscalização q foi aprovada da noite pro dia! Nois somos 48 mototaxistas com curso em dias, motos regulares para o cadastramento! Há vagas até mais q 48. Mas não sei o porque estão fazendo pouco de nossa situação. Peço encarecidamente que nos ajude a sair dessa perseguição. #cadastramentojá