A CUT de Pernambuco e demais organizações sindicais e sociais promoverão nesta terça-feira, 16 de agosto, um Dia Nacional de Mobilização, para barrar retrocessos em conquistas trabalhistas e sociais.
Um dos maiores desafios do movimento sindical brasileiro hoje é defender os direitos da classe trabalhadora, que estão sendo atacados pelo Congresso Nacional e pelo Governo Temer, e impedir que milhares de trabalhadores sejam demitidos e jogados no "olho da rua".
A ampliação da terceirização que explora, mutila e mata; a flexibilização de direitos trabalhistas e a reforma da Previdência Social são algumas das ameaças que o atual governo está tentando aprovar. Se não houver resistência, luta e muita pressão, podemos ter mais desemprego, o fim da CLT e da política de valorização do salário mínimo, além de aposentadoria só aos 70 anos.
"Os empresários financiaram o golpe de Estado e agora estão cobrando a conta. Acham que nós é que vamos pagar. Estão enganados", destaca o presidente da CUT-PE, Carlos Veras.
Segundo Veras, o Dia Nacional de Mobilização é um alerta ao governo e aos empresários. "A mobilização do dia 16 é um dos passos dessa resistência rumo a uma greve geral. Vamos resistir, vamos lutar para impedir o aumento da exploração e a retirada de direitos.
Para ele, não é possível aceitar qualquer retrocesso nos direitos sociais. Uma das principais ameaças do momento é a tentativa de implantar o negociado sob o legislado. Neste caso, as relações entre empregado e patrão ditam as regras que ficarão acima dos direitos garantidos pela CLT.
Segue a programação das atividades do dia nacional de lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.
1) Assembleia dos Petroquímicos em Suape/Ipojuca, a partir das 6h na Petroquímica;
2) A partir das 8h, Ato Público da Federação dos Trabalhadores de Pernambuco (Fetape), que ocorrerá na Secretaria de Agricultura do Estado, localizada no Parque de Exposição de Animais, bairro do Cordeiro;
3) Aula Pública, às 14h, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, auditório do Centro de Artes e Comunicação, com palestra do ativista político e social de Guilherme Boulos (Frente Povo Sem Medo);
4) Lançamento do Comitê Nacional em Defesa dos Bancos Públicos, no Sindicato dos Bancários de Pernambuco, às 19h, na Avenida Manoel Borba. Na ocasião haverá uma palestra proferida pelo sociólogo, cientista político e filósofo, Emir Sader.
5) Ato Unificado com a Frente Povo Sem Medo, Centrais Sindicais e movimentos sociais que compõem a Frente Brasil Popular, na Praça da Independência (Praça do Diário), a partir das 17 horas. Centro do Recife
Assessoria de Imprensa da CUT-PE
5 comentários
15 de Aug / 2016 às 13h10
Tchau queridos. Acabou chorare.
15 de Aug / 2016 às 13h16
O David Lima é que está certo, quando disse: "Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega". Os bichos vermelhos não são tão diferentes dos verdes e amarelos que se encontram atualmente no poder do Pais. Bendito seja louvado o trabalho do Juiz Sérgio Moro. Bendito seja a atuação da Ministra Carmem Lúcia, próxima Presidente do Supremo Tribunal Federal. O Brasil espera uma Reforma Eleitoral e Política, diminuindo o número de partidos. Basta de corrupção.
15 de Aug / 2016 às 17h17
Onde estavam quando Dilma mexeu no seguro desemprego e no PIS? CUT massa de manobra do PT e PC do B. Tchau queridos. Acabou chorare.
15 de Aug / 2016 às 17h56
VAI RECLAMAR COM LULA,COM DILMA E O PT,QUE METERAM AS MÃOS NO NOSSO DINHEIRO E CORTARAM OS DIREITOS DOS TRABALHADORES...GOLPE DE ESTADO QUEM QUER DAR É O PT...
15 de Aug / 2016 às 18h17
Dilma CAIU ! Procurem outra Lavagem de ROUPA