Criado pela polícia baiana, equipamento permite a visualização da parte inferior externa do carro, garantindo a identificação de qualquer aparato suspeito.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) inovou mais uma vez e lançou a lombada eletrônica de varredura, equipamento empregado para vistoriar veículos com acesso à Arena Fonte Nova durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Para adentrar à área externa, os carros passam pelo aparelho instalado no portão da ala sul do estádio, desde a última segunda-feira (8).
Um quebra-molas de metal com quatro câmeras embutidas, que permitem a visualização da parte inferior externa do carro, assegura a identificação de qualquer aparato suspeito, o reconhecimento do condutor e dos passageiros, além do registro da placa. O equipamento também possibilita o envio de imagens em tempo real para quatro monitores controlados por integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) posicionados no local. As imagens também são exibidas no Centro de Operações de Inteligência da SSP, no Centro Administrativo da Bahia
Coordenador de Vídeo-Monitoramento do Centro de Operações, Paulo Mascarenhas, foi um dos criadores do mecanismo já utilizado pela polícia baiana. "Com ele é possível verificar veículos de pequeno, médio e grande portes, carros de passeio, micro-ônibus e ônibus, garantindo maior segurança para os torcedores", explicou.
Inspirado numa aparelhagem norte-americana empregada no Super Bowl – final de campeonato de futebol americano, esporte mais popular nos Estados Unidos — o equipamento, segundo Mascarenhas, custou apenas R$ 12 mil, "aproximadamente quatro vezes menos que o aparelho original". Estreando nas Olimpíadas, o aparelho, ainda não batizado, será aperfeiçoado e utilizado em outros eventos no estado.
Secom Bahia
0 comentários