Governo baiano garante segurança, mobilidade e diversão durante jogos olímpicos em Salvador

O plano de segurança montado pelo governo baiano para as Olimpíadas Rio 2016 em Salvador foi um sucesso no primeiro dia de jogos de futebol na Arena Fonte Nova. Na última quinta-feira (4), as duas rodadas de futebol olímpico masculino transcorreram sem qualquer ocorrência relevante, graças à atuação do aparato policial formado por 2,5 mil policiais estaduais que atuaram na capital baiana.

No entorno da Arena Fonte Nova, foram instalados nove portais de segurança para a revista dos torcedores, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que enviou imagens da região ao Centro de Operações 2 de Julho, e a delegacia móvel da Polícia Civil. No local também foram posicionadas viaturas do Corpo de Bombeiros e unidades móveis do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Com uma estrutura de quatro mil policiais e investimento total de aproximadamente R$ 22 milhões, o governo baiano montou um amplo esquema operacional nas áreas de saúde, segurança, mobilidade urbana e turismo para garantir o sucesso das dez partidas de futebol olímpico masculino e feminino que ocorrem na Arena Fonte Nova entre os dias 4 e 13 de agosto, além de promover ações culturais, oferecer serviços e garantir tranquilidade a turistas e baianos que participam dos jogos em Salvador.

A meta do governo, que prevê a vinda de 12 mil turistas durante os jogos, é repetir o sucesso obtido nas Copas do Mundo de 2014 e das Confederações, em 2013, cuja organização se destacou em nível nacional e internacional, informou Álvaro Gomes, coordenador do grupo de trabalho que organiza o evento em Salvador e secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. O grupo, criado em agosto de 2015, é formado por 11 secretarias de Estado, mais as autarquias Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). "Não tenho dúvida: a Bahia se preparou bem para receber as delegações, os turistas, e fazer uma grande festa durante o evento esportivo", afirmou Gomes.

Uma das seis cidades-sedes dos jogos olímpicos, Salvador é a única cidade do Nordeste a sediar partidas de futebol da Olimpíada Rio 2016. Serão sete partidas masculinas e três femininas. A seleção olímpica brasileira joga em Salvador na próxima quarta-feira (10) contra a Dinamarca. As partidas na Arena Fonte Nova serão realizadas em rodadas duplas, no domingo (7), terça-feira (9) e quarta-feira (10); as rodadas simples acontecem nos dias 12 e 13.

Segurança

Com foco principal na área de segurança, o Governo do Estado conta, neste evento, com o importante reforço do Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública 2 de Julho, inaugurado no mês passado, tendo como principal característica a integração de todas as forças de segurança em um só lugar e o monitoramento em tempo real por meio de câmeras de vídeo espalhadas pela cidade.

Ao longo dos últimos meses, os profissionais da área da segurança participaram de cursos e treinamento para atuarem em grandes eventos, como também realizaram simulações envolvendo ataques terroristas, para prevenção e combate a uma hipotética ação durante a Olimpíada.

Desde a última segunda-feira (1º), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) atua em regime de plantão 24 horas no Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho, para dar suporte à fiscalização de veículos realizada pelos técnicos do órgão e aos usuários do sistema.

Mobilidade

Um dos principais meios de transporte usados pelos turistas e soteropolitanos durante os jogos realizados na Arena Fonte Nova, o metrô de Salvador operará em regime especial até o dia 13, quando terminam os jogos olímpicos em Salvador.

O metrô funcionará de maneira plena das 5h à meia-noite. No dia 10, jogo do Brasil com a Dinamarca, o metrô manterá suas atividades até uma hora da manhã do dia 11. As demais estações, a partir da meia-noite, funcionarão somente para desembarque. Em todas as estações, a sinalização ganhou reforço e os turistas ainda podem contar com orientações de profissionais bilíngues nas estações do metrô.

Saúde

O governo baiano também estabeleceu um plano especial de atendimento na área da saúde durante os jogos olímpicos. Além do reforço nas equipes de plantão dos principais hospitais e de uma equipe dedicada a monitorar ações nas áreas de vigilância e assistência à saúde, o rápido atendimento em situações de emergência durante a Olimpíada será feito pelo Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas, do Hospital Geral do Estado (HGE), inaugurado no início deste ano. Trata-se da primeira unidade implantada no País com capacidade para tratar mais de 25 vítimas simultaneamente.

Doze ambulâncias, das quais duas de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), poderão ser mobilizadas em caso de necessidade nos dias dos jogos de futebol em Salvador. Em situações de emergência envolvendo ataques químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e explosivos, será colocado em prática um plano de atendimento às vítimas. O Hospital Geral do Estado será referência em casos envolvendo explosivos e armas químicas, e os Hospitais Couto Maia e Santa Izabel serão acionados nas ocorrências de ataques biológicos e radiológicos.

Turismo

Os turistas que visitarem o Centro Histórico de Salvador até o dia 15 de agosto podem contar com o apoio do serviço de 60 profissionais do programa Guias e Monitores, com informações em até oito idiomas, além do português e da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os profissionais estarão em pontos estratégicos da cidade, como no Aeroporto e Estação Rodoviária, hotéis, no Centro Histórico, Farol e Porto da Barra, no entorno do Mercado Modelo e Elevador Lacerda.

Uma série de atrações artísticas gratuitas acontecerá no Pelourinho para atrair os visitantes durante os dias de jogos em Salvador, mostrando a cultura e os ritmos musicais que pulsam na capital baiana. A programação valoriza a diversidade cultural baiana trazendo manifestações populares, percussão, música afro, samba, reggae, axé e pop rock. Com exibição dos jogos da seleção brasileira através de um telão no Largo do Pelourinho, é possível acompanhar as partidas direto do Centro Histórico, e, o melhor, com a participação do Olodum, que faz a festa dos amantes do esporte e da percussão do tradicional bloco afro.

Proteção a crianças e adolescentes

Três horas antes da primeira partida de futebol dos jogos olímpicos 2016 (Fiji X Coreia do Sul), foi iniciado, em Salvador, o Plantão Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente, na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), localizada na Rua Pitangueiras, nº 26, em Matatu de Brotas. Durante a Olimpíada, os casos de violação devem ser denunciados pelos telefones (71) 3116-2930 e 3116-2923, Disque 100, ou ainda presencialmente na Fundac ou nos conselhos tutelares.

Nos dias de jogos na Arena Fonte Nova, o Plantão estará funcionando, com início duas horas antes da partida, para acolher casos de violação, como trabalho infantil, violência sexual, consumo de álcool e drogas, ato infracional, violência letal, desaparecimento, negligência, entre outros. Coordenado pela Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o Plantão Integrado reúne diversas entidades ligadas à proteção à criança e ao adolescente.

Jogos na Bahia

Jogam em Salvador as seleções do Brasil, Dinamarca, Suécia, Japão, Fiji, Coreia do Sul, México, Alemanha (masculino); Austrália, Zimbábue, Nova Zelândia e França (feminino). No dia 7 jogam Fiji x México e Alemanha x Coreia do Sul; enquanto no dia 10, Suécia x Japão e Brasil x Dinamarca.

No futebol feminino, a rodada dupla do dia 9 terá Austrália x Zimbábue e Nova Zelândia x França. Nas quartas-de-final serão realizadas mais duas partidas: uma no masculino e outra no feminino.

Os campos para treinamentos das seleções que jogam em Salvador são o Estádio Metropolitano de Pituaçu, Estádio Manoel Barradas (Barradão) e o Centro de Treinamento em Mata de São João.

Secom