O prefeito Isaac Carvalho recebeu na manhã deste dia 29 (sexta-feira), o diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Erik Moura de Medeiros e o procurador geral do DNIT, Júlio Melo para tratar da possibilidade de transferência da sede de Pirapora para Juazeiro.
Segundo Erik Moura, foi implementado um grupo de trabalho que tem 180 dias para apresentar os resultados e a viabilidade de trazer para o município. Ele diz que, de fato, estrategicamente, Juazeiro é o melhor lugar para administrar a Hidrovia do São Francisco, da Foz até a Nascente. Estiveram presentes João Pedro da Silva Neto, secretário de Planejamento e Aceleração do Crescimento, Fernando Dantas, secretário de Serviços Públicos e o procurador do município, Eduardo Fernandes.
Erik Moura ressalta que em Pirapora a situação está ficando degradada pela navegação do rio, então fica distante para administrar a hidrovia como um todo. "Queremos trazer para cá para dar mais confiabilidade ao setor, mostrar que entre Ibotirama e Juazeiro, podemos ter transporte de carga novamente, fomentar o turismo e melhorar a condição de infraestrutura para o ribeirinho".
Sobre projetos citados pelo prefeito Isaac na reunião, tudo que for melhoria para a navegação da Hidrovia do São Francisco a gestão estará disponível para atuar junto com o DNIT. "Iremos buscar recursos, seja junto ao Estado ou a União. Juazeiro e todo o Vale do São Francisco só têm a ganhar com a navegação. Somos um dos maiores polos produtores de frutas do país, e hoje dependemos, exclusivamente do transporte terrestre e aéreo, se tivermos a navegação como outra alternativa, não tenho dúvidas do quanto isso será importante para o desenvolvimento econômico da região", colocou o prefeito.
Ascom/Juazeiro
1 comentário
30 de Jul / 2016 às 13h14
Os comunistas acabaram com o porto de Juazeiro, e agora querem trazer esse órgão para cá para servir de cabide de emprego. Fora vaqueiro, fora churrasqueiro, fora comunistas. Chega!!