O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), através do projeto Consultórios Itinerantes, participou de mais uma edição do Caravanas da Saúde, programa da Secretária Municipal de Saúde de Juazeiro-BA que leva serviços de saúde aos bairros e aos distritos. Os moradores do Projeto NH2 foram atendidos na manhã de ontem (21).
A Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf firmou uma parceria com a Prefeitura de Juazeiro e desde o início do ano de 2016 a equipe dos Consultórios Itinerantes vem participando das ações da Caravana. Somente no mês de junho, foram realizadas 182 consultas oftalmológicas, 125 odontológicas e 135 atendimentos de escovação supervisionada com flúor.
O projeto Consultórios Itinerantes foi criado no ano de 2013, graças à parceria entre os Ministérios da Educação e Saúde, para levar atendimento oftalmológico e odontológico aos estudantes participantes dos programas de educação: Brasil Alfabetizado e Mais Educação. O objetivo é identificar precocemente problemas da visão e garantir a saúde bucal de crianças e adolescentes.
Inicialmente, 26 universidades federais que contam com 29 hospitais universitários aderiram ao projeto que disponibilizou 71 containers com consultórios. O HU-Univasf recebeu oito consultórios e possui uma equipe formada por: odontólogo, médico oftalmologista, técnico em saúde bucal, técnico de ótica e assistente administrativo. Além das consultas, o projeto ainda distribui óculos gratuitamente.
Segundo o Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf, Ricardo Santana, algumas prefeituras da região demonstraram interesse em receber o projeto e oferecer os serviços as suas populações. “Estamos desenvolvido estratégias para criação de convênios com as prefeituras para podermos levar os containers consultórios ou disponibilizarmos a nossa equipe para atender à população funcionamento dos consultórios em outros municípios da região. ”, declarou.
Ascom/HU-Univasf
1 comentário
23 de Jul / 2016 às 05h37
Quando da instalação da UNIVASF aqui no Vale do São Francisco foi feita a divisão dos cursos a serem instalados aqui em Juazeiro e em Petrolina,lamentei o fato de não termos ficado com os Cursos de Medicina, em razão do grande beneficio que estes cursos acabam trazendo,como efeitos colaterais benéficos, a toda população em geral, em especial,a população mais carente.Quando vejo estas iniciativas abrangendo tambem a nossa amada e sofrida Juazeiro,percebo que o nosso prejuizo,não foi tanto quanto eu imaginava que seria,o que me deixa muito feliz. Cabe agora à Prefeitura de Juazeiro,não só apoiar esta iniciativa,como prover toda a estrutura necessaria para que estes projetos, que contribuem decisivamente para a melhoria global da saude da nossa população perenizem,se fortaleçam, se transformando numa Politica Publica de Saude e não apenas eventos esporádicos e que, alem disto não fique restrito a apenas a sede do municipio,mas,abranja tambem todos os aglomerados populacionais que fazem parte dele,ou seja :Povoados,vilas,destritos,etc,etc,etc...PARABENS ! VOCES ME ORGULHAM ! Cabe agora,a população fazer a sua parte,ou seja,receber bem estes profissionais e estudantes,contribuir, colaborar e apoiar, comparecendo a estes eventos de saude para as consultas e exames e após os mesmos, dar sequencia, seguindo as recomendações medicas,fazendo os exames prescritos,tomando os medicamentos receitados e não abandonando tratamentos.BOA SAUDE NÃO DEPENDE APENAS DE ALGUNS POUCOS,MAS,DE TODOS NÓS !...