Melhores condições para comercializar produtos da agricultura familiar e protegidos da chuva e do sol. Esta é a nova realidade dos cem feirantes do Centro de Comercialização de Frutas e Verduras, no município de Gavião, que teve novas instalações inauguradas nesta sexta-feira (8), pelo governador Rui Costa. O local foi revitalizado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com um investimento de R$ 300 mil. Na ocasião, Rui também entregou 40 barracas de feira, 50 cisternas, pavimentação de vias, além de 67 títulos de terra para pequenos agricultores da região. Ainda nesta sexta, Rui seguirá para o município de Pé de Serra, para entregar mais cisternas e autorizar convênios do programa Bahia Produtiva.
O feirante Claudemiro Oliveira vende diversos produtos, como requeijão, doce de banana, rapadura, mel, pimenta, manteiga, chapéu e ovos caipiras. Ele está ainda mais animado com a atividade comercial que desenvolve há 12 anos. "Me sinto muito feliz porque aqui na nossa cidade nunca teve uma feira livre igual a essa, uma estrutura com uma barraca maravilhosa. Agora estamos seguros. A chuva não vai mais molhar nossos produtos. Estou muito feliz".
"Estou agora em Gavião e daqui a pouco em Pé de Serra, onde entregarei obras de abastecimento de água, pelo programa Água para Todos, que leva água para toda a zona rural da Bahia. Água é sinônimo de vida e saúde. Portanto, o fornecimento de água tratada para a população é prioridade absoluta", afirmou o governador, que, em Gavião, inaugurou simbolicamente a obra de extensão da rede de distribuição de água para as localidades de Alagoinhas, Caldeirãozinho, Sítio dos Patos, Cachoeirinha, Caneladema, Cajá, Caiçara e Caldeirão.
De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, “essa é uma missão não apenas do Governo do Estado, mas de todo o país, que é ampliar a universalização do acesso à água, principalmente para o consumo humano. A Bahia tem dois terços do território no semiárido, por isso a universalização da água é um desafio muito grande”.
A família do lavrador Antônio Corinto, 61 anos, foi uma das contempladas com o sistema de captação de água da chuva, que inclui uma cisterna capaz de armazenar até 16 mil litros. "A cisterna ajuda muito porque tem período que é muito seco e a gente fica se batendo por água. Com a cisterna vamos ficar mais tranquilos".
A técnica social do Programa Água Para Todos, Aliane Grei, informou que com as cisternas entregues nesta sexta-feira, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), totaliza 320 sistemas de captação de água em Gavião. "Em maio do ano passado, no começo da gestão do governador Rui Costa, entregamos outras 270 unidades. São equipamentos capazes de coletar e armazenar água para consumo humano. Parte do município já foi contemplada e agora mais 50 famílias", destacou Aliane.
Pavimentação de vias
Também por meio da Sedur/Conder, o Governo, em parceria com a Prefeitura de Gavião, pavimentou um total de 4.420 metros quadrados de vias no bairro José Papagaio, proporcionando o fim da lama e da poeira para moradores, como o funcionário público, David Azevedo. "Uma obra de grande importância. É um bairro novo, mas assim que foi inaugurado deram início ao calçamento. É muito bom para todos nós".
2 comentários
09 de Jul / 2016 às 13h08
Não vou comentar! Vou reproduzir o texto de uma cabeça pensante, leitor deste blog: publicado em 09 de Julho / 2016 às 01:38PETIT FINALE Até quando esses "mortadelas" debocharão das nossas caras? O motivo dessa manifestação têm uma unica finalidade, servir de apêndice para reunir a massa ignorante e iludida pelo falso discurso do que chamam de GOLPE para fazer claque a desavergonhada e fadada ao insucesso candidadura do churrasqueiro a prefeito. A dificuldade em receber o apoio espontâneo de um povo que já se manifesta idgnado diante de tal ousadia, um garçom que aqui chegou há menos de dez anos se achar capacitado para dirigir os destinos de mais de duzentos mil juazeirenses, estão a reunir um conjunto de eventos que vai de inauguração de obras do governo estadual concluídas há mais de um ano até um título votado às pressas para justificar a vinda do chefe da quadrilha dos petralhas. Em outros tempos, diantes de tantos titulos distribuídos a figuras inexpressivas e sem qualquer serviço prestado a comunidade, ele até seria merecedor. Hoje, diante de tudo que o povo brasileiro toma conhecimento dia após dia, ser cidadão da Papuda já compromete até a reputação daquela instituição penal. Os temas eleitos para serem cobrados e colocados sob suspeitas de que serão extintos por essas viciadas entidades que aprenderam nesses ultimos 14 anos viverem penduradas nas tetas do governo federal, enricando os que as dirigem, sempre sob o manto de que tudo é feito voltado para o povo pobre e humilde. Passado a eleição presidencial de 2014 esses programas vêm sendo esvaziados, o chapéu tinha sido colocado pela estúpida gerentona Dilma onde nem os nove dedos do seu criador-mor conseguia alcançar. O desgoverno e a corrupção tinham tirado desse governo embusteiro a capacidade de continuar patrocinando e entregando aos mais necessitados o PROUNI, PRONATEC, SEGURO DESEMPREGO, SEGURO DEFESO, ÁGUA PARA TODOS, LUZ NO CAMPO, MCMV e até o BOLSA FAMÍLIA. Nem as famosas PEDALADAS conseguiram reunir o oxigênio necessário para salvar aquilo que já tinham perdido. Essa transferência de competências deve com certeza acabar, o governo deve sim tomar o seu papel de protagonista e fortalecer os organismos oficiais a exemplo da CODEVASF, DNOCS, INCRA, SUDENE, MDA, FUNASA, ETC. e por fim essa farra com o dinheiro público onde o pão com mortadela, bebida, camisa, boné e transportes de luxo servem de instrumentos para mobilizar e mostrar essa fantasiosa liderança desses falsos profetas. Aproveitem bem esse 11 de julho e construam essa falsa e mentirosa liderança do vaqueiro, do garçom e desses falsos comunistas de boutique pois, outubro está bem ali e o povo de Juazeiro irá definitivamente fazer cair a lona desse circo que se instalou há oito anos e quase destruiu a nossa cidade. Não substimem a inteligência do nosso povo, a nossa resposta será implacável. Viram? Nem todos são Zumbis do PT!
09 de Jul / 2016 às 22h23
VAI PAGAR OS TERCEIRIZADOS. VEACO.