Acompanhado do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias e de lideranças regionais, o deputado estadual Zó (PCdoB) esteve nesta quinta-feira (7) nas comunidades de Brejo de Zacarias e Passagem, ambas pertencentes a Pilão Arcado.
O objetivo da visita foi dar continuidade a implantação do programa Pró Semiárido, ação do governo do estado que visa fomentar atividades rurais possibilitando a geração de economia e renda.
O Brejo de Zacarias, primeira comunidade visitada, tem aproximadamente quatro mil habitantes que vivem da produção dos derivados da cana como a cachaça por exemplo. De acordo com o presidente da CAR, Wilson Dias, que agora teve a oportunidade de conhecer de perto a realidade das pessoas, é grande o potencial de produção e comercialização.
“Minha vinda aqui foi um convite do deputado Zó e um pedido do governador Rui Costa, para que viéssemos ver de perto o trabalho feito pelos produtores de cachaça. É uma região bastante atrativa e com grandes possibilidades de desenvolvimento. Tenho certeza que vamos conseguir realizar um trabalho bem feito, principalmente com as parcerias que estão sendo formadas”, pontuou Wilson.
De acordo com Zó, é grande a alegria de poder colaborar para a implantação de um projeto assim. “Como sempre venho ressaltando, a comunidade tem um grande potencial para fabricar cachaça e outros produtos derivados da cana-de-açúcar, porém, ainda de forma muito artesanal o que encarece a venda. Por meio desse programa vamos estimular os moradores e mostrar que é possível aumentar a renda e melhorar a vida de todos”, afirmou o deputado.
No mês de agosto ficou agendada uma visita dos produtores do Brejo do Zacarias ao município de Abaíra, Chapada Diamantina. “Será uma forma de conhecerem outras experiências e o trabalho da CAR, com toda a parte técnica, que desenvolvemos com a comunidade. A visita já faz parte do nosso programa”, ressaltou Wilson Dias.
Já na comunidade de Passagem, conhecida como o maior desembargue de pescado da região, foi anunciada a liberação de R$ 300 mil reais para começar o estudo da implantação da Unidade de Beneficiamento de Peixe. Com a instalação da unidade de beneficiamento, a comunidade poderá comercializar o pescado com melhores condições de higiene e com mais qualidade, prolongando assim, a vida útil do produto. Além de técnicas de filetagem e embalagem do pescado, a unidade também ganhará uma fábrica de gelo, já que a legislação exige o uso do frio como recurso mínimo para a venda do produto.
Para o presidente da colônia dos pescadores Z-49, Ademilson Teixeira, a unidade agregará valor ao produto. “Temos mais de dois mil sócios e isso trará mais emprego e qualidade aos nossos pescados. Agradecemos o compromisso e o empenho de Zó para que isso fosse possível. Ele sempre se preocupou com o desenvolvimento de Pilão Arcado e é sempre bom poder contar com pessoas comprometidas”, concluiu.
De acordo com Zó, por muito tempo a cidade ficou esquecida sem nenhuma estrutura para crescimento. “São ações como essa que nos legitimam a apresentar projetos novos que tenham compromisso com a população. Sabemos das demandas e vamos continuar lutando por melhorias”, ressaltou.
Ascom Dep. Zó
3 comentários
08 de Jul / 2016 às 11h37
Promessas, promessas. Vindo de comunista do PC do B, partido suspeito de aplicar o golpe no Minha Casa Minha Vida, não tem credibilidade nenhuma.
08 de Jul / 2016 às 11h40
Quando a esmola é grande, até o cego desconfia. Nessa época de eleição a gente ver de tudo um pouco. De comunista estou longe, nem barba eu uso, par não parecer com Fidel Castro e nem com Lula.
08 de Jul / 2016 às 11h44
Prezado Geraldo José: a forma de enviar comentários ficou um pouco complicada. Nem todos os comentários que faço, eu consigo enviar. PS: Guarabira quando não conseguir pode mandar para o email que a gente posta. A mudança foi por questão de segurança.