A esfera pública é, por excelência, a esfera de ação do Estado, que deve ser preocupar com o bem estar do cidadão, do coletivo, enquanto a esfera privada preza pelos interesses de um grupo específico.
O que acontece no Brasil é a apropriação pelos nossos governantes do dinheiro e da máquina do Estado em beneficio próprio e de seusasseclas. Fazem do setor público o quintal de sua casa, usufruindo de tudo que deveria estar à disposição do coletivo e do cidadão, o que é crime e dá perda de mandato como improbabilidade administrativa e roubo.
Independente de quem seja e de que Partido seja, se comprovado, tem que ser punido severamente, afastado definitivamente do setor público, restituir todo o dinheiro desviado aos cofres públicos e deve ser preso.
Nenhum gestor público pode confundir o público com o privado. Os princípios fundamentais da Gestão Pública, são bem claras: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade, Eficiência. É engraçado que juntando as letras iniciais dos princípios formamos o nome LIMPE.
É necessária uma limpeza geral no setor público do nosso País desde Brasília até a cidadezinha do interior do interior do Brasil e isso só será possível se tivermos instituições fortes, independentes e comprometidas com o País e com a sociedade brasileira.
Essa sangria em que o País vive desde o Brasil Colônia precisa parar. O povo não aguenta tanta corrupção e impunidade. Vive a míngua, sem que seus direitos mais básicos sejam atendidos como saúde, educação, moradia, trabalho, segurança.
Caros leitores e eleitores estamos novamente preste a elegermos nossos representantes Municipais, nosso gestor maior o prefeito que irá geri nossa cidade nos próximos quatro anos e nossos legisladores que deverá legislar também por 4 anos.
O primeiro passo pra começarmos a fazer essa limpeza, que todo brasileiro almeja, é votar em candidatos FICHA LIMPA e lutar por uma reforma política de verdade.
Temos a oportunidade de começarmos essa faxina tão discutida e esperada, pois, essa limpeza que tanto queremos só pode ser feita por você cidadão consciente, informado, comprometido com uma cidade mais coletiva, mais justa, mais próspera.
Profº Edi Santana
3 comentários
07 de Jul / 2016 às 19h57
Lula é o cara chato que cobrava propina da UTC? Não. Esse era o Aécio. Lula recebia 1/3 da propina de Furnas? Não. Esse é o Aécio também. O helicóptero com 450 kg de cocaína era do amigo do Lula? Não. Era do amigo do Aécio. Lula comandava o estado que roubou 1 bilhão do metrô e da CPTM? Não. Esses são o Serra e o Alckmin. Lula tá envolvido no roubo de 2 bilhões da merenda? Não. É o Alckmin também. Lula pegou emprestado o jatinho do Youssef? Não. Esse era o Álvaro Dias. Lula foi o cara que montou o esquema Petrobras com Cerveró, Paulo Roberto Costa e Delcídio? Não. Esse era o FHC. Lula nomeou o genro diretor da Petrobras? Não. Foi o FHC também. Lula é o compadre do banqueiro André Esteves? Não. Esse era o Aécio, de novo. Lula é meio-primo de Gregório Marin Preciado, aquele que levou US$15 milhões na venda de Pasadena? Não. Esse é o Serra (aquele que a Lava a Jato apresenta com tarja preta pra imprensa). Lula foi descoberto com uma dezena de contas no exterior, ameaçou testemunhas, prejudicou alguma investigação? Não. Esse é o Cunha, aliado da oposição. Lula ameaçou empresários, exigiu 5 milhões de dólares, só de um deles? Não. Esse também é o Cunha, o homem do impeachment da oposição. O filho do Lula aparece na revista de milionários Forbes? Não. É a filha do Serra... O Filho de Lula é o dono da Friboi? Não. A Friboi é dos amigos do PMDB. o Filho de Lula é o dono da OI? Não. Os donos da Oi são a família PSDBista dos Jeressaiti. Isso é para quem acha que Moro e turma querem combater a corrupção!! Por Malu Alves e Ricardo Pavão.
08 de Jul / 2016 às 12h19
Professor Edi Santana não o conheço pessoalmente, mais tenho amigos que o conhece e tenho vontade de conhece-lo pessoalmente. Leio seus textos a muito tempo, lembro quando Geraldo não tinha o blog e o senhor já enviava texto pra Geraldo ler no Sem Fronteira, sempre preocupado com a situação de nossa cidade, com o bem estar coletivo do cidadão juazeirense. Temos sim em Juazeiro cabeças pensantes e preocupados com o coletivo e o senhor sem dúvida nenhuma é uma delas. Que deus na sua infinita bondade e misericórdia restitua sua saúde, pois acredito que o senhor tem muito a oferecer a sua cidade Juazeiro-BA.
08 de Jul / 2016 às 15h55
Boa e necessária reflexão: mas, devo acrescentar que o prefeito, seu vice e os vereadores, são pessoas que se “destacaram” na sociedade em que faz parte, e, tem uma natureza igual ou parecida aos que o elegeu; se a sociedade é “boa” (politizada, educada, consciente...) toda vez uma pessoa é escolhida para prefeito, vereador, etc., A TENDÊNCIA É QUE SE ESCOLHA UMA PESSOA BOA E COMPETENTE!... O Sistema Político, tradicional de natureza capitalista adestrou enorme parte da sociedade para o (os) alimentar. Eleitor já diz abertamente que só vota se for por dinheiro ou qualquer outra “vantagem” pessoal, e, é aí que as pessoas que tem dinheiro pode ser eleitas, mesmo sem ter compromisso com o público, nem ética e nem vergonha!