O arquipélago de Fernando de Noronha vai se tornar foco das ações ambientais promovidas pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Na próxima terça-feira (5), a empresa e a Administração da Ilha firmarão, às 11h, em Fernando de Noronha, um Termo de Cooperação Técnica a implantação do Projeto Florestar – Viveiros Educadores no território e execução de ações que vão permitir a reativação do viveiro local. Agora, mudas nativas serão produzidas e plantadas na ilha com a ajuda de alunos de escolas públicas. Na ocasião, haverá, ainda, a implantação de um cinturão verde para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cachorro e a assinatura da Ordem de Serviço para implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Compesa. O evento encerra as comemorações do Mês do Meio Ambiente.
Através do Termo de Cooperação Técnica (TCT), a Compesa espera apoiar a Administração da Ilha na reativação do seu viveiro de mudas florestais nativas. A empresa dará suporte às obras do viveiro, que deverá abastecer os projetos de reposição florestal e arborização urbana no arquipélago. Também vai realizar mais uma edição do Projeto Florestar – Viveiros Educadores que visa produzir um milhão de mudas em todo o estado de Pernambuco até o final de 2018.
O Projeto Florestar é uma parceria com os municípios que têm projetos da Compesa e visa tornar os espaços públicos mais verdes e capacitar estudantes de escolas públicas como viveiristas. “Assim como estamos fazendo em outras cidades do estado, vamos incluir a população nesse processo, a partir da formação dos estudantes em oficinas de trabalho com temáticas socioambientais. Para Noronha, a produção de mudas nativas representa um ganho ambiental incalculável, uma vez que, por ser uma ilha, há restrições para importar espécies florestais do continente”, explicou o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos.
Programação do evento:
09h –Plantio simbólico de mudas na Estação de Tratamento de Esgoto-ETE Cachorro, que terá um Cinturão Verde, a partir do novo projeto paisagístico da unidade.
10h-Visita ao Viveiro de Fernando de Noronha.
11h -Solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Administração da Ilha para o início do Projeto Reflorestar e reativação do viveiro em Fernando de Noronha.
1 comentário
04 de Jul / 2016 às 08h41
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) precisa urgentemente realizar uma ação é na cidade de Petrolina, especificamente, em relação ao rio São Francisco.