O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco se reunirá, nesta quarta-feira (29.06), em Brasilia, com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, para discutir a revitalização da bacia do Velho Chico, tema vital para a sobrevivência deste que é o maior rio genuinamente brasileiro, responsável pelo abastecimento de cerca de 8% da população brasileira.
Na ocasião, o CBHSF deverá cobrar ao gestor da pasta a assinatura pela Presidência da República do decreto que institui o Conselho Gestor da Revitalização do Velho Chico, com a participação do próprio organismo de bacia. A entidade já integra, desde 2014, o Conselho Gestor que responde pelas obras da Transposição do São Francisco, assunto também na pauta da reunião.
O Conselho será importante no sentido de estabelecer metas para que os municípios elaborem e executem os seus planos de saneamento básico, evitando o despejo desenfreado de dejetos no leito do rio.
Ascom/CBHSF
1 comentário
29 de Jun / 2016 às 07h36
Bom dia, participei deste comitê da bacia do rio São Francisco desde Primeiro quando o Joseph foi prefeito e depois com Misael, e estas reivindicações todos os anos são solicitadas, más infelizmente nunca foram atendidas tenho certeza que o governo Federal e Estadual não estão nem aí com o nosso rio e para amenizar o seu desprezo para com as comunidades ribeirinhas inventam estas reuniões fabulosas para tentar amenizar o esquecimento do mesmo, idéias foram dadas algumas ações tomadas por moradores e estudantes, más pelos governantes nada. Então fica um recado para os governantes do nosso País e nosso Estado infelizmente já é tarde para se fazer alguma coisa que resolva o problema do nosso querido rio, más ainda é tempo de começar a agir com sinceridade, porque só estão fazendo estas reuniões por causa do período político. INFELIZMENTE. Más lembrem-se o RIO ESTA MORRENDO.