As belezas do São Francisco serão pelo quarto ano cenário de um dos festivais mais sonoros do Brasil. Acontece de 13 a 16 de julho a IV Edição do Festival Internacional da Sanfona em Juazeiro, região norte da Bahia, no Centro de Cultura João Gilberto. O instrumento que no Brasil teve Luiz Gonzaga e Dominguinhos como seus embaixadores ganhará uma série de homenagens, coordenadas pelo curador e diretor artístico do evento, o também sanfoneiro e cantor Targino Gondim.
Dedos vindos de países como Estados Unidos, Austrália e Argentina, se misturam ao dedilhado nacional para um grande sarau onde o instrumento que se toca abraçado dará o tom. No período, uma exposição de sanfonas novas, usadas, montagem e afinação apresentará um pouco mais aos que estiverem no local, além das oficinas de sanfona 120 baixos. Workshops também estão na programação, além dos shows.
O Festival Internacional da Sanfona reforça a história do objeto que foi citado na carta de Pero Vaz de Caminha e atende por vários nomes como gaita e acordeom. Histórica no Brasil e no mundo, a Sanfona se tornou ícone quando o assunto é música nordestina de raiz.
Realizado pela Toca Pra Nós Dois em parceria com a Conspiradoria Projetos e Produções , o Festival Internacional da Sanfona tem patrocínio do BNDES e apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro. A estimativa de público para esta segunda edição é de mais de 50 mil pessoas.
Laboratório da Notícia
0 comentários