Clique na imagem acima para assistir a exibição
Quem assistiu a novela global “Velho Chico”, na noite desta segunda-feira (13), se emocionou. A interpretação de Christiane Torloni, com acompanhamento do sanfoneiro Chambinho, ouviu um verdadeiro grito de socorro do Rio São Francisco.
A poesia do Juazeirense Wilson Duarte, que tem parceria musical de Nilton Freitas e Wilson Freitas, mexeu com a emoção dos ribeirinhos.
A canção, cantada e declamada rio afora há mais de 20 anos, é um verdadeiro grito de alerta contra os crimes ambientais cometidos ao longo dos anos. “Corre um boato na beira do rio, que o Velho Chico pode morrer, virar riacho e correr, pro nada, viajando por temporada, quando a chuva do meu deus dará chegar...”
Além da interpretação de Nilton Freitas, um dos autores, Boato Ribeirinho também ganhou vida nas vozes de Targino Gondim e Elba Ramalho, Julia Ribas, Endira Freitas, Alexandre Aguiar, Gervilson Duarte, dentre outros.
Wiilson Duarte, um dos autores, ficou surpreso com a repercussão imediata após a execução. “Eu não sabia que Boato Ribeirinho estaria na novela. Fui surpreendido com vários amigos ligando, corri pra TV e me emocionei. Fico feliz de saber que a nossa mensagem em defesa do São Francisco foi ouvida no país inteiro, dessa forma”, disse.
Para Nilton Freitas, a emoção não foi diferente: “Estava por coincidência com meu irmão e parceiro em casa quando fomos avisados da execução da musica. Deu tempo de ver. Foi lindo demais“, confessou.
Assista a exibição da música Boato Ribeirinho na Novela Velho Chico, Clique aqui.
Foto: Globo Play
17 comentários
13 de Jun / 2016 às 23h50
Que bacana tudo isso...!!! Uma musica que tem tudo a ver com nossa realidade, teve seu momento de alto reconhecimento...!!! Valeu, "Tios..".!!!
14 de Jun / 2016 às 08h02
misericórdia !!! era melhor Luzia ter cantado ....ela quase estraga a musica , sou mais Targino Gondim
14 de Jun / 2016 às 08h33
Valeu brocoió.
14 de Jun / 2016 às 08h35
Que maravilha! Na verdade essa canção deveria ser a abertura da novela, por descrever de forma profunda a situação de nosso Velho Chico e a dependência completa, de todos nós ribeirinho para viver e sobreviver. "Não deixe o Rio morrer" - este apelo na canção, me faz chorar. Aplausos irrestritos para Nilton Freitas, Wilson Freitas e Wilson Duarte. Não é todo dia que se tem inspiração, para fazer brotar pérolas. VIVA OS ARTISTAS E POETAS DE NOSSA TERRA!
14 de Jun / 2016 às 08h37
Brocoió vc e companheiros merecem este momento marcante.
14 de Jun / 2016 às 09h10
É maravilhoso perceber que nossa terra tem um potencial artístico enorme. São muitos artistas em várias áreas, alguns conhecidos nacionalmente e internacionalmente, muitos no anonimato. Mas é triste também perceber que a fomentação a cultura em nossa cidade é ínfima ou quase nada. Parabéns a todos autores dessa belíssima música que retrata a situação do nosso Velho Chico.
14 de Jun / 2016 às 10h22
A música é linda e a cena foi emocionante! Parabéns aos autores da música, ao elenco da novela e muita saúde ao nosso Velho Chico.
14 de Jun / 2016 às 13h41
Linda, fiquei emocionada uma região maravilhosa que é a nossa precisa Urgente Cuida do nosso tesouro que é nosso Rio São Francisco.
14 de Jun / 2016 às 15h35
Parabéns aos autores, isto é a prova q santo de casa faz milagres sim.
14 de Jun / 2016 às 16h02
É deverasmente maravilhoso essa poesia em forma de música e foi muito emocionante ver e ouvir a interpretação de Cristiane Torloni e melhor ainda é poder saber que essa obra prima foi feita por nada mais nada menos que pelo Zé Brocoió um dos mais verdadeiros juazeirense que habita nesse sertão bainhado pelo VELHO CHICO. Mas a pergunta paira no ar..... E se o velho chico morrer e virar riacho? O que será de nós os ribeirinhos que sempre dependeu dele para trabalhar, divertir e admirar essa beleza que DEUS criou e o homem está destruindo? Esse boato corre desde a nascente lá nas Minas Gerais e vem percorrendo rio abaixo. E O VELHO CHICO PEDE SOCORRO! Precisamos socorre-lo. AVANTE RIBEIRINHO VAMOS A LUTA SALVAR O NOSSO RIO....
14 de Jun / 2016 às 16h02
JUAZEIRO TERRA DE GRANDES ARTISTAS, QUERO PARABENIZAR ATRAVÉS DO BLOG NOSSOS CONTERRÂNEOS WILSON DUARTE, NILTON FREITAS QUE MAIS UMA VEZ COLOCA JUAZEIRO DA BAHIA EM EVIDENCIA, ESSA MÚSICA SIM DEVERIA FAZER A ABERTURA DA NOVELA. ESSA LINDA MÚSICA É UM VERDADEIRO GRITO DE CLAMOR PELA RECUPERAÇÃO, PRESERVAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DO NOSSO RIO SÃO FRANCISCO. SALVE O VELHO CHICO!
14 de Jun / 2016 às 16h05
JUAZEIRO TERRA DE GRANDES ARTISTAS, QUERO PARABENIZAR ATRAVÉS DO BLOG NOSSOS CONTERRÂNEOS WILSON DUARTE, NILTON FREITAS E WILSON FREITAS, QUE MAIS UMA VEZ COLOCAM JUAZEIRO DA BAHIA EM EVIDENCIA, ESSA MÚSICA SIM DEVERIA FAZER A ABERTURA DA NOVELA. ESSA LINDA MÚSICA É UM VERDADEIRO GRITO DE CLAMOR PELA RECUPERAÇÃO, PRESERVAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DO NOSSO RIO SÃO FRANCISCO. CAMPANHA JÁ #SALVE O NOSSO VELHO CHICO#
14 de Jun / 2016 às 19h35
Essa musica eu conheci com o projeto musical, muito boa ,dentre outras la existente,tenho ela gravada sempre gosto de ouvir independente da novela eu cheguei a falar com minha esposa que ela deveria entrar novela, premonição ou não ela entrou que bom.
14 de Jun / 2016 às 20h45
Este é o verdadeiro hino do sao francisco. Parabens!!!!!
15 de Jun / 2016 às 07h05
Sempre me perguntava se ou quando essa linda canção seria tocada na novela, pois retrata a verdadeira alma do Velho Chico. Assim como muitos se emocionaram, tenho certeza que minha amiga, geógrafa e defensora do rio, Deise Ramos, tenha citado muito pois ama e declama esses versos magníficos.
15 de Jun / 2016 às 20h36
Achei muito linda a forma que foi cantada. Letra maravilhosa, cheia de realidade. Fiquei emocionada. Um pouco distante do meu velho chico, ai que a saudade bateu rs. Parabéns wilsom.
16 de Jun / 2016 às 08h15
PARABÉNS,A TODAS AS ESTRELAS ENVOLVIDAS NESTE E EM OUTROS PROJETOS QUE ENGRANDECEM NOSSO AMADO E PRECIOSO NORDESTE BRASILEIRO. AGREGANDO O RESPEITO E O VALOR MERECIDO A TODAS AS REGIÕES DE TODO NOSSO AMADO BRASIL! SOU DE VALENÇA DO PIAUÍ,NORDESTINA E BRASILEIRA COM MUITO ORGULHO.