No último dia 24, o Procon de Juazeiro/Coordenadoria de Defesa e Proteção do Consumidor que funciona à Rua José Petitinga, Nº 253, bairro Santo Antônio, completou três anos de inestimáveis serviços prestados à população da cidade e de vários municípios do Norte da Bahia, além de alguns casos oriundos da cidade pernambucana de Petrolina. Para fazer um balanço das atividades realizadas até o momento o coordenador Carlos Túlio Cruz esteve no programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta quarta-feira (08), quando ratificou que o setor de telecomunicações ainda é o mais acionado no órgão. "São inúmeras as reclamações, especialmente com relação às empresas de telefonia. Mas há também a procura por resoluções de problemas nos setores do comércio e também de serviços" admitiu Túlio.
Segundo o coordenador, o Procon de Juazeiro tem realizado um trabalho de conscientização não apenas dos consumidores como também das empresas, as quais devido à eficaz atuação do órgão têm buscado cada vez mais cumprir o que determina o Estatuto do Consumidor. "A nossa equipe é constituída de seis servidores e por recebermos demandas de outros municípios da região temos ainda uma grande procura, mas é inegável que o número de atendimentos vem gradativamente diminuindo devido à nossa função de também orientar e conscientizar os donos e gerentes de empresas e prestadores de serviços. Quando se cumpre o que determina a Lei não são geradas reclamações e nem ações reparatórias", explicou Carlos Túlio.
Os problemas dos consumidores levam em média cinco dias para serem resolvidos, a depender do caso, com 85% de resoluções. Ainda segundo o coordenador, a eficiência dos atendimentos do Procon tem colaborado para a diminuição do número de processos que ficavam parados na Justiça. “Almejamos uma ampliação na equipe do Procon para que tenhamos a oportunidade de sair da sede do órgão e atender as demandas nas ruas, junto à sociedade” destacou Carlos Túlio.
O Procon de Juazeiro tem horário de funcionamento das 08h às 14h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (74) 3613-4523.
1 comentário
09 de Jun / 2016 às 08h46
Concordo em gênero, número e grau com o coordenador Carlos Túlio Cruz, pois está um absurdo comprar no comércio de Juazeiro, principalmente nos Atacados(Assaí-Mercantil Rodrigues e Atacadão), onde não existe respeito algum aos clientes, pois temos que ADIVINHAR os preços dos produtos pois não fixam em lugar visível os referidos preços, isso não só acontece somente nos referidos comércios mencionado acima mas também no Econômico, no Oliveira e em diversas padarias da região, ou seja está um caos o nosso comércio, pois não existe uma fiscalização e o pior que ninguém sabe porque não fiscalizam, em Salvador sempre passa na TV São Francisco as Blitz do PROCON no comércio da nossa capital, mas aqui deve ser porque OS GRANDES EMPRESÁRIOS TAPAM A BOCA DAQUELES QUE FAZEM AS LEIS MUNICIPAIS. Mas lembro ao coordenador Carlos Túlio Cruz, que a lei do PROCON é UMA LEI FEDERAL. portanto vamos fiscalizar, faça igual Belo Horizonte onde as donas de casa em associação firmaram parceria com o Procon e fiscalizam tudo, mas tudo mesmo. Pra encerrar, digo que 3ª feria tive que exercer meus direitos de consumidor lá no Mercantil Rodrigues, pois distribuíram um encarte com várias promoções e quando lá me dirigir para adquirir alguns produtos me disseram que não tinha, pois bem, peguei o mesmo produto da mesma marca do mesmo peso só que em outra embalagem e me dirigir ao Gerente dizendo que iria pagar o preço do encarte e mencionei o código de defesa do consumidor. Pois bem pra encerrar na mesma hora o tal gerente foi até o depósito e me trouxe 03 pacotes do tal produto em promoção..... Isso é o que... PROPAGANDA ENGANOSA. E tem mais coordenador Carlos Túlio Cruz, quando fui conferir as referidas compras me deparei com preços diferentes daqueles que estavam no encarte, chamo sua atenção para fiscalizar isso também, porque vários supermercados, atacados fazem promoção por rádio, tv ou encarte e não alteram no sistema e com isso somos LESADOS ROUBADOS porque quem lesa rouba.........