O bairro João de Deus, em Petrolina, recebeu na noite de sábado, 4, a segunda edição do projeto 'Debatendo Petrolina com Odacy'. Comandado pelo deputado estadual Odacy Amorim, do PT, que é pré-candidato a prefeito, a programação é uma iniciativa do partido para construir ouvindo de forma democrática, as sugestões da população para a construção do programa de governo do parlamentar. O projeto atraiu lideranças comunitárias da região polarizada pelo bairro e representantes de várias entidades que atuam no João de Deus que hoje é o maior bairro da cidade com cerca de 35 mil habitantes.
Saúde, transporte público, segurança pública, infraestrutura, com foco em pavimentação, além da atenção aos idosos, tiveram entre as principais queixas e também foram as sugestões consideradas prioritárias pela comunidade para que o deputado priorize em seu plano de governo voltado para o João de Deus. O presidente da Associação de Usuários de Transporte Coletivos de Petrolina, Francisco do João de Deus, entregou a Odacy um documento com 14 propostas para que Petrolina passe a ter um sistema de transporte público mais digno, conforme disse Francisco no encontro.
"Deputado, trago aqui essas 14 propostas e espero que o senhor aproveite no seu programa. Hoje temos um dos piores sistema do pais, funcionários das empresas que operam na cidade, transtornados com atrasos de salários que chegam a três meses. Temos que mudar essa realidade", sugeriu a dirigente. Outra fala contundente foi do vice-presidente da associação comunitária do bairro e blogueiro, Wanderley Alves que iniciou sua intervenção lembrando da atenção que Odacy deu ao João de Deus quando administrou a cidade nos anos de 2007 e 2008.
"Registro aqui o êxito da gestão do deputado Odacy aqui do João de Deus quando prefeito, principalmente na questão da segurança pública. Aproveito e peço sua ajuda para a conclusão da Praça da Juventude que se arrasta, dividindo o bairro em dois e ninguém apresenta uma solução", reclamou o blogueiro. Conforme a população local, a obra da Praça da Juventude está para ser entregue há quase seis anos.
Primeiro o governo do estado que assumiu a ação, não executou a obra dentro do prazo. Depois a Prefeitura interveio, já que o estado não apresentava uma solução, e até o momento o impasse continua, sem a comunidade dispor do equipamento e só sobrar, transtornos e indignação para os moradores do bairro. Odacy brincou com Francisco, dizendo que não iria aproveitar 14, mas 13 sugestões de sua proposta para a melhoria do transporte público da maior cidade do sertão, numa alusão ao número do partido. Para Wanderley, o pré-candidato ressaltou que vai em busca a polêmica da Praça e que fará novamente uma política forte para a segurança pública em Petrolina.
"A cada viatura adquirida pelo governo estadual, eu como prefeito, irei adquirir outra. Fizemos uma parceria positiva para devolver a paz a nossa cidade quando estive prefeito e vamos novamente assumir esse compromisso", comentou Odacy Amorim. Muitas sugestões fizeram parte da conversa de Odacy com o povo do João de Deus, como a construção de uma política pública de saúde para tratar pacientes com distúrbios mentais e dependentes químicos, uma preocupação que Odacy tem tido no seu mandato como deputado.
"Me reuni com governadores da Bahia e Pernambuco, prefeitos de Petrolina e Juazeiro, com o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha e levei uma proposta de se implantar em nossa região um centro regional para tratar os transtornos, todos gostaram da ideia, mas na prática nada aconteceu na prática. Temos que dá atenção a essa parcela importante de nossa população", destacou o parlamentar.
Além de Odacy, também estiveram representando o PT no debate, integrantes da Executiva Municipal da legenda, da Juventude do PT, a presidente de honra da sigla em Petrolina, ex-deputada Isabel Cristina e a presidente do partido no município, vereador Cristina Costa. "Temos que focar na construção de hospitais em nossa cidade. O Hospital Universitário e o Dom Malan-Imip, já não dão conta da demanda", frisou Isabel Cristina.
A vereadora Cristina Costa concordou com a companheira. "A necessidade de hospital em Petrolina é urgente. Precisamos também debater o HU. Vemos que o João de Deus reconhece essa maneira que o PT está construindo esse projeto com Odacy à frente do processo. Temos a tradição de governar com o orçamento participativo, de realizar o que realmente a comunidade decide e é assim que vamos governar e trabalhar em Petrolina", afirmou Cristina Costa.
O deputado Odacy Amorim agradeceu a presença da comunidade e sabe que muito mais demandas teriam surgido no debate, mas o que foi proposto será pautado em seu programa. "Queria ouvir mais. Tenho por esse bairro um carinho e sabemos do nosso trabalho aqui. O nosso projeto é continuar ouvindo a população para que façamos um plano e governo com as reais necessidades dos petrolinenses", concluiu Odacy.
Ascom Dep. Odacy Amorim
1 comentário
06 de Jun / 2016 às 22h48
O povo ainda cai nessa de debater as prioridades? Conversa desse pula-pula de partido. Deixem de ser bestas e não caiam nessa de novo. Abaixo o PT. Fora corruPTos