Respeito e gosto muito do Tim Rescala, responsável pela trilha sonora da novela "Velho Chico" - puro anacronismo cromático, este delírio de ficção juramentada da "Vênus platinada" de "amores roubados" e outros furtos.
"Velho Chico" não é uma novela baseada em nada é uma "novela". Não tem Dias Gomes nem Jorge Amado na parada.
O coronel de Antonio Fagundes é o pior persona, mistura o "mágico de oz" com o espantalho e o "Visconde de Sabugosa" de Monteiro Lobato no sítio de dona Anunciação - uma luz!
O rio Paraguaçu tá bem na fita e até aquela ponte Cachoeira-São Felix andou unindo Juazeiro-Petrolina, banidas do imaginário de Benedito Ruy Barbosa que esta fora do roteiro agora.
São Francisco do Conde é o "Velho Chico" do "Recôncavo" que pode ser "reconvexo"?
Tim Rescala é moderno, de vanguarda, não sei se daquela dos tempos do Teatro "lira paulistana" de Arrigo Barnabé, tempos de quando cheguei para morar em "Sampa" . Tim colocou Caetano Veloso, Tom zé , Tiê, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Ednardo, Janeci..muito boa esta trilha sonora, mas, mas, porém, o pólen levado por algum besouro mangagá aqui das verdadeiras margens, não fez brotar nenhuma "flor de maracujá" entre mangas e uvas desta quase novela "tropicália", parecendo mais os parangolés de Hélio Oiticica, ou uma pintura do baiano Luiz Jasmim.
O besouro não levou o "boato ribeirinho" de Wilson Duarte, Nilton e Wilson Freitas aos ouvidos do Tim - ou levou? Se levou não "zumbiu" e eu derramo meu lamento na correnteza pra não virar um "remanso"... águas passadas podem mover moinhos lá na frente...
E onde fica aquele cabaré da novela? - Fecharam o "chalako" aqui, o "shangrilá" tembém..quero o endereço, tenho amigos na "baia de todos os santos".
Não sou crítico de nada, às vezes - surto!
Maurício Dias Cordeiro - compositor
10 comentários
04 de Jun / 2016 às 00h11
Parabens pelo artigo, Mauricola. A pergunta que não calar, teria coragem de fazer um artigo sobre os desvios do prefeito do PCDOB???
04 de Jun / 2016 às 00h47
Interessante: esse multiartista, defensor de Dilma, falando da Globo (a capeta do capitalismo norte americano). E mais interessante ainda, é que disponibiliza no final da OBRA um link só para assinantes. Realmente, é o comunismo de IPhone, de Dior, Rolex e La Coste.
04 de Jun / 2016 às 07h05
Esse folhetim global é muito ruim. Poucas cenas por capítulo, diálogos intermináveis e não consegue prender o telespectador. "Mas, mas, porém", Velho Chico é uma produção fictícia. Não podemos cobrar muito. O que podemos fazer é boicotá-la.
04 de Jun / 2016 às 09h26
Palmas e mais Palmas.as coisas acontecem,e ficamos calados. Precisamos de mais Maurícios e menos "cordeiros"!!!
04 de Jun / 2016 às 09h33
Concordo. Se eu fosse da familia coelho. Processaria a globo Mais como sou admirador da tropicália. Caraterizo essa novela desde o inicio como. " O velho Caetano" Ja morei em todas as cidades ribeirinhas .e nunca vi um corone. O vale do são Francisco e lindo e de pessoas lindas.
04 de Jun / 2016 às 10h34
CONFESSOR QUE SOU FÃ DE CARTEIRINHA DE DUAS PERSONALIDADES DESSA TERRINHA ABENÇOADA QUE É JUAZEIRO: MAURÍCIO DIAS E PROFESSOR OTONIEL GONDIM. MAURÍCIO, BELA LEMBRANÇA DO HINO DO RIO. PENA QUE A GLOBO DESPREZOU A MELHOR MÚSICA QUE FALA DO VELHO CHICO. OTONIEL GONDIM, SOUBE QUE TEREMOS UM CONTO SEU HOJE NO BLOG. VERDADE/ TOMARA QUE SIM. ABRAÇOS E BOM FIM DE SEMANA .
04 de Jun / 2016 às 11h53
mauriçola esta certo nessas criticas pois essa novela tem pouco a ver com a nossa regiao a começar pelo que nao foi o velhp chico e sim o rio paraguaçu . a trilha sonora poderia ter um wison duarte com boato ribeirinho mas ficou de fora .naoo vimos as carrancas e nada sobre joao gilberto ;edesio sanos ou jpse custodio . foi uma propaganda enganosa porque a novela esta sendo escrita pela filha do Benedito rui barbosa um grande autor mas dessa vez pisou na bola .
04 de Jun / 2016 às 15h02
Pedro Alcântara estar certo. Precisamos de mais gente que saia da burocracia e desatine o nó da hipocrisia.por que , quase tão somente Otoniel Gondim e Maurício fazem isso? Estou até curioso para ler o conto que sairá- segundo outros- no blog, um conto de Gondim. Maurício, meu grande chapa, que texto importante e interessante. parabéns, meu poeta!
04 de Jun / 2016 às 15h32
Muito bom este texto, Mauriçola é mais um talento nato juazeirense gosto do seu trabalho e merece reconhecimento nacional também. esta matéria ficaria melhor se chegasse a cúpula Global para ver que a realidade e aceitação é outra.
05 de Jun / 2016 às 09h56
Em outras coisas, deveriam ter pesquisado mais o dialeto do povo ribeirinho, esse "visse" é usado mais pelo povo Paraibano. Não que esteja errado, más o povo ribeirinho nunca usou e nem usa essa pronuncia.