Na noite desta quinta-feira (2) o movimento Juazeiro no Rumo Certo realizou mais um grande encontro, dessa vez, no espaço da APLB/Sindicato. Com o tema 'Desenvolvimento Rural', o evento reuniu dezenas de lideranças dos nove distritos que compõem o município.
Contando com a presença do prefeito da cidade, Isaac Carvalho, do deputado estadual Zó, do presidente da câmara, Damião Medrado, dos pré-candidatos que este ano disputam a eleição municipal pelo PCdoB, Carlos Neiva, Joaquim Neto e Paulo Bomfim o evento reuniu representantes dos partidos da base e membros de diferentes segmentos da sociedade. Também estiveram presentes as lideranças do interior, Carmem Lúcia, Émerson Mitú (STR), o representante dos caprinovinocultores, William Tiago, Jailzon Cobra (MST), Lúcia Duarte e Josival Barbosa, representando os colonos dos perímetros irrigados.
O movimento 'Juazeiro no Rumo Certo' é fruto do diretório municipal do PCdoB e partidos aliados e foi planejado com o objetivo de construir uma candidatura embasada no diálogo com a população. O movimento também visa defender e garantir as conquistas alcançadas ao longo dos anos da gestão comunista. A cada semana, até as eleições serão discutidos temas do interesse da população para que estes ajudem na construção de um plano de governo.
Neste primeiro encontro, os pré-candidatos escutaram as demandas da população da área rural. "Reconhecemos que muitas ações foram feitas nesta gestão que melhoraram e muito a vida das pessoas que vivem no campo. Hoje temos 19 ônibus escolares, mais de 100 bicicletas já foram entregues aos estudantes, temos lancha e escolas rurais com ar condicionado. Houve a perfuração de poços artesianos, construção de adutoras e estradas. Agora, queremos mais creches e escolas de tempo integral", afirmou Carmem Lúcia, moradora do distrito de Maniçoba.
Outro ponto debatido foi a criação de políticas públicas que incentivem ainda mais a caprinovinocultura. Atualmente, Juazeiro tem o segundo maior rebanho do Brasil, que corresponde a aproximadamente 9% do PIB. Desde 2008, o governo municipal vem criando programas como a Expovale, evento anual que permite o escoamento dos animais e a produção de conhecimento. Para o produtor William Tiago, a reestruturação de feiras para comercialização da carne de bode seria mais um passo importante na gestão.
Para o pré-candidato Paulo Bomfim, primeiro a fazer uso da palavra, conhecer de perto as necessidades da população colabora para o planejamento do governo. Na oportunidade ele ressaltou a implantação da coleta de lixo na zona rural e a recuperação de vias de acesso aos perímetros. "Sinto-me confortável em fazer parte dessa discussão, pois acompanhei de perto todos os avanços conquistados e participei de importantes transformações e avanços pelos quais passaram Juazeiro", avaliou.
De acordo com Joaquim Neto, que esteve à frente do SAAE na gestão de Isaac, muita coisa foi feita pelo homem do campo. "O investimento dessa administração no interior foi o maior na história do município. Levamos água para várias comunidades, mas sabemos que ainda tem lugares que necessitam", afirmou.
O último a se pronunciar foi o pré-candidato Carlos Neiva. Formado em agronomia, Neiva agradeceu pelo momento e se mostrou disposto a ajudar e batalhar por mais melhorarias. "Como estive à frente de uma pasta que incentiva o empreendedorismo, penso que as mulheres do campo devam pensar grande. Serei sempre um entusiasta e estarei disposto para ajudar a elevar as potencialidades da área rural", concluiu.
Todas as demandas foram entregues aos candidatos e depois de analisadas farão parte do programa de governo. O próximo encontro já com data definida, será na quinta-feira, 9, e terá como tema a mulher, discutindo os desafios, os direitos e avanços das conquistas.
Ascom
5 comentários
03 de Jun / 2016 às 21h11
ANO ELEITORAL E A VELHA PRÁTICA DO BOLODÓRIO COMUNISTA ESTÁ DE VOLTA. NÃO FALTARÃO TEMAS PARA ENCHER PEQUENOS AUDITÓRIOS COM A CLAQUE DE FUNCIONÁRIOS DE CONFIANÇA, PUXA-SACOS, PARENTES, ADERENTES E ATÉ A MÃE DO PREFEITO. A FÓRMULA É A MESMA DE TRIPUDIAR A MEMÓRIA DO NOSSO POVO, QUEM NÃO LEMBRA DAS ASSEMBLEIAS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO, DA PREFEITURA NOS BAIRROS DE CARLOS NEIVA, DA CARAVANA DE PAULO BONFIM? OS RESULTADOS ESTÃO AÍ DEPOIS DE QUASE OITO ANOS, UMA CIDADE DESTRUÍDA, SUJA, ESBURACADA, FÉTIDA, CHEIA DE MURIÇOCAS E SEM UMA OBRA RELEVANTE FEITA COM RECURSOS DO MUNICÍPIO. COMO O PRÓXIMO ENCONTRO TERÁ COMO TEMA A MULHER, SUGIRO AS MULHERES DE JUAZEIRO COMPARECEREM PARA SABER COMO PODEM SER CONTEMPLADAS COM O BOLSA FAMÍLIA A EXEMPLO DA FILHA DO VICE PREFEITO IRMÃO FRANCISCO E COMO CONSEGUEM UM EMPREGO DE SALÁRIO VULTOSO COMO A IRMÃ E A NOIVA DO PREFEITO. ACORDEM COMUNISTAS, O POVO JÁ NÃO ESTÁ COMENDO REGUE.
03 de Jun / 2016 às 21h55
Engraçado, quase ao findar o segundo governo esse povo se reúne para falar em Desenvolvimento Rural. Ao ler sobre os pronunciamentos dos três postulantes ao cargo de Prefeito não é difícil perceber que nenhum deles apresenta um plano de governo voltado para o setor rural como atividade produtiva e matriz da nossa economia. Elencar a coleta de lixo e construção de pequenos poços tubulares é falar de obrigações básicas e o ufanismo do empreendedorismo teórico não enche barriga e nem são compatíveis com as necessidades do nosso povo da zona rural. Somos um dos maiores celeiros agrícolas do Brasil e as nossas riquezas foram construídas ao longo de décadas, por gerações que não devem em nada a esses últimos governantes, incompetentes e mentirosos. Seria interessante que o candidato Neiva discorresse sobre o anúncio falso da implantação das unidades das Casas Valduga e da Socôco e por que deixamos de realizar a FENAGRI em 2015? Muito bom era o ex-churrasqueiro Paulo Bonfim dizer aos presentes qual a articulação que foi feita para que o Projeto Salitre fosse concluído depois de treze anos de governo petista e oito do seu governo comunista. Em 2010, na campanha de Dilma o ex-presidente Lula deu por inaugurado 5 mil hactares que representam 15% do projeto e nem isso entrou em operação, um grande estelionato eleitoral. O grande gestor das águas, Joaquim do SAAE, ex-morador até recentemente de Petrolina, poderia esclarecer se empunhou alguma bandeira para resolver o problema dos irrigantes do Baixo Salitre. A caminhada apenas está começando e tenham a certeza que vocês irão sair dessas trincheiras de público escolhido a dedo e terão que conversar com os eleitores e o povo em geral. Falar em Desenvolvimento Rural é preciso esclarecer a morte da EBDA, os oito anos de usufruto do Mercado do Produtor como fonte escusa de receita, a diminuição significativa da atuação da CODEVASF no município, do protagonismo de Juazeiro como pólo de irrigação e produção de frutas. O povo de Juazeiro não irá repetir o desatino de avalizar um projeto que nasceu travestido de mudanças e depois de quase uma década busca ser perpetuado por um dos três inventados, despreparados e muito aquém dos requisitos que deve carregar o futuro gestor de uma das mais importantes cidades da Bahia e do Brasil.
04 de Jun / 2016 às 10h14
pasmem , o senhor dalmir num tom de ameaças diz que pau que da em Chico é o mesmo que dá em Francisco, isso deixou uma pergunta no ar : dalmir ta ameaçando o prefeito. isso é grave .será que o prefeito deve tanto assim?
04 de Jun / 2016 às 10h38
112 milhões é muito dinheiro, Gostaria de saber de é verdade que tem funcionários públicos federais e estaduais recebendo da prefeitura. Gostaria de saber sobre as licenças dos postos do cunhado do prefeito , pois ninguém pode abrir um posto sem antes deixa o me ajude. Gostaria de saber se é verdadeiro ou não? Gostaria de saber dos poços que veio para as comunidades e foram abertos nas roças de alguns vereadores, gostaria de saber onde anda os 300 mil da lava jato que segundo a imprensa o prefeito recebeu. GOSTARIA de saber pq a imprensa não divulga e deixou entrar no esquecimento, gostaria de saber onde anda dona justiça, gostaria de Saber do ministério público, da procuradoria federal , da polícia federal, e falando em federal dalmir é federal e sabe de tudo isso que vem acontecendo e nada faz , e ainda é pré candidato. kkkkkkkkkkkkkkk engana o povo políticos de juazeiro .o Sergio moro vai chegar e não vai escapar nem os que deveriam ver o que a população está vendo.
05 de Jun / 2016 às 13h31
pior que o apesar da analise extremamente lucida e dos questionamentos pertinenes do Perguntar não ofende??? os trouxas vão votar nesse povo de novo e pode até ser que o candidato desse vaquero ganhe...pra ficar 12, eu digo DOZE anos empurrando soluções com a barriga e conduzindo juazeiro no rumo...no abismo