Movimento Juazeiro no Rumo Certo discute políticas públicas com lideranças da área rural

Na noite desta quinta-feira (2) o movimento Juazeiro no Rumo Certo realizou mais um grande encontro, dessa vez, no espaço da APLB/Sindicato. Com o  tema  'Desenvolvimento Rural', o evento reuniu dezenas de lideranças dos nove distritos que compõem o município.

Contando com a presença do prefeito da cidade, Isaac Carvalho, do deputado estadual Zó, do presidente da câmara, Damião Medrado, dos pré-candidatos que este ano disputam a eleição municipal pelo PCdoB, Carlos Neiva, Joaquim Neto e Paulo Bomfim o evento reuniu representantes dos partidos da base e membros de diferentes segmentos da sociedade. Também estiveram presentes as lideranças do interior, Carmem Lúcia, Émerson Mitú (STR), o representante dos caprinovinocultores, William Tiago, Jailzon Cobra  (MST), Lúcia Duarte e Josival Barbosa, representando os colonos dos perímetros irrigados.

O movimento 'Juazeiro no Rumo Certo' é fruto do diretório municipal do PCdoB e partidos aliados e foi  planejado com o objetivo de construir uma candidatura   embasada no diálogo com a população. O movimento também visa defender e garantir as conquistas alcançadas ao longo dos anos da gestão comunista. A  cada semana, até as eleições serão discutidos temas do interesse da população  para que estes ajudem na construção de um plano de governo.

Neste primeiro encontro, os pré-candidatos escutaram as demandas da população da área rural. "Reconhecemos que muitas ações foram feitas nesta gestão que melhoraram e muito a vida das pessoas que vivem no campo. Hoje temos 19 ônibus escolares, mais de 100 bicicletas já foram entregues aos estudantes, temos lancha e escolas rurais com ar condicionado. Houve a perfuração de poços artesianos, construção de adutoras e estradas. Agora, queremos mais creches e escolas de tempo integral", afirmou Carmem Lúcia, moradora do distrito de Maniçoba.

Outro ponto debatido foi a criação de políticas públicas que incentivem ainda mais a caprinovinocultura. Atualmente, Juazeiro tem o segundo maior rebanho do Brasil, que corresponde a aproximadamente 9% do PIB. Desde 2008, o governo municipal vem criando programas como a Expovale, evento anual que permite o escoamento dos animais e a produção de conhecimento. Para o produtor William Tiago, a reestruturação de feiras para comercialização da carne de bode seria mais um passo importante na gestão.

Para o pré-candidato Paulo Bomfim, primeiro a fazer uso da palavra, conhecer de perto as necessidades da população colabora para o planejamento do governo. Na oportunidade ele ressaltou a implantação da coleta de lixo na zona rural e a recuperação de vias de acesso aos perímetros. "Sinto-me confortável em fazer parte dessa discussão, pois acompanhei de perto todos os avanços conquistados e participei de importantes transformações e avanços pelos quais passaram Juazeiro", avaliou.

De acordo com Joaquim Neto, que esteve à frente do SAAE na gestão de Isaac, muita coisa foi feita pelo homem do campo. "O investimento dessa administração no interior foi o maior na história do município. Levamos água para várias comunidades, mas sabemos que ainda tem lugares que necessitam", afirmou.

O último a se pronunciar foi o pré-candidato Carlos Neiva. Formado em agronomia, Neiva agradeceu pelo momento e se mostrou disposto a ajudar e batalhar por mais melhorarias. "Como estive à frente de uma pasta que incentiva o empreendedorismo, penso que as mulheres do campo devam pensar grande. Serei sempre um entusiasta e estarei disposto para ajudar a elevar as potencialidades da área rural", concluiu.

Todas as demandas foram entregues aos candidatos e depois de analisadas farão parte do programa de governo. O próximo encontro já com data definida, será na quinta-feira, 9, e terá como tema a mulher, discutindo os desafios, os direitos e avanços das conquistas.

Ascom