Duas novidades foram apresentadas na Feira de Agricultura Irrigada no governo Lossio. A primeira a parceria com o SINTRAF (Sindicato da Agricultura Familiar de Petrolina), realizador da feira junto coma Prefeitura Municipal de Petrolina e a segunda a idéia de realizar a Fenagri a cada dois anos, a partir desta edição, com o intuito de fortalecer o evento. "Muitos acreditavam que a Feira era apenas do grande, mas mostramos que isso não acontece aqui no Vale. A prova é a participação ativa da agricultura familiar na 26ªFenagri", declarou o prefeito Julio Lossio durante abertura oficial do maior evento de agricultura da Região.
O prefeito agradeceu a todos os parceiros presentes e especialmente a Isália Damasceno presidente do SINTRAF. "Trago como lição a orientação do saudoso deputado Osvaldo Coelho e procuro governar olhando para o pequeno, nesse caso a agricultura familiar que tem um trabalho expressivo na cidade, sem querer desmerecer os grandes empreendedores da Agricultura Irrigada que tem seu espaço garantido na Feira", expôs.
Lossio foi mais enfático ao dizer que Petrolina é uma cidade pujante por que tem um modelo irrigação que soube distribuir lotes para pequenos, médios e grandes produtores, o que, segundo o gestor municipal: "criou em uma classe média consolidada, que exige melhores hospitais, praças, escolas e que levou à chegada de uma universidade federal. Isso é o que faz uma cidade crescer", avaliou o prefeito.
O representante do Governo Federal, o secretário nacional de Irrigação, José Rodrigues Dória comentou que já participou de vários eventos pelo país, mas que ficou surpreso com o potencial da Feira e da cidade para o quesito agronegócio e agricultura familiar. "Existe um estudo, que estamos terminando de avaliar, que afirma que, daqui a 15 anos, 50% do alimento do mundo sairão do Brasil", adiantou o secretário, prevendo Petrolina como uma das cidades que podem se beneficiar com essa projeção.
O prefeito Julio Lossio encerrou agradecendo ainda a todos que prestigiaram o evento que movimenta a cidade este final de semana, e as autoridades constituídas que vieram a Fenagri. Estiveram na abertura da Feira, os deputados federais, Guilherme Coelho e Adalberto Cavalcanti, o deputado estadual, Lucas Ramos, a prefeita de Afrânio, Lúcia Mariano, o vereador Ednaldo Lima, Simone de Pinho, superintendente regional da Caixa Econômica Federal, o superintendente regional da Codevasf, Expedito Pereira Filho, além de Rafael Coelho, diretor da FIEPE, Ana Cláudia Dias, diretora do Sebrae - PE, Marcos Ticianeli, do Banco do Brasil, Jaílson Lira, da Câmara de Fruticultura, Isália Damacena, presidente da Sintraf (Sindicato da Agricultura Familiar de Petrolina).
A Fenagri 2016 continua até sábado (28), com seminário, minicursos, Vila da Agricultura Familiar e exposições. Nesta quinta-feira (26), a partir das 16h, o Sebrae promove o Encontro de Negócios com foco na agricultura familiar, e a estimativa de movimentar negócios na ordem de R$ 5 milhões.
Por Lidiane Souza Ascom PMP Foto: Gilson Pereira
0 comentários