Parques renováveis viabilizarão mais de meio bilhão de reais em investimentos para Juazeiro
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, consultou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a respeito da instalação de quatro usinas solares no município, cujo leilão ocorreu em novembro de 2015 em São Paulo. A Aneel esclareceu que “as minutas das outorgas estão no MME (Ministério de Minas e Energia)”. Os documentos foram encaminhados em abril deste ano para fins de emissão e publicação da respectiva portaria.
Tão logo a outorga seja publicada, o consórcio Sunedison Brasil, vencedor do leilão, terá 25 dias úteis para assinar o contrato de comercialização. Os quatro parques energéticos de Juazeiro, licitados no Governo Dilma, viabilizarão R$ 488 milhões de investimentos. “Juazeiro entrou, de fato, no mapa do desenvolvimento sustentável gerando a energia do futuro, limpa, usando o Sol como combustível”, frisou Neiva.
Ainda de acordo com a Aneel, a data de início de suprimento, ou seja, quando a usina deverá estar pronta e iniciando a operação comercial, é primeiro de novembro de 2018. A Agência pontuou, no entanto, que “o cronograma de implantação, inclusive início de obras, varia de acordo com o empreendimento, e é informado no respectivo ato de outorga”.
Energia dos Ventos
A usina Pedra do Reino IV, de energia eólica (a partir da força dos ventos), teve sua outorga emitida no último dia 12 de maio. A portaria ministerial (MME 181) estabelece que a implantação do canteiro de obras em Juazeiro ocorra até 1º de abril de 2018 por parte da Gestamp. Somando as cinco usinas (a Pedra do Reino e as quatro solares) o montante investido com energias renováveis passa de meio bilhão de reais para Juazeiro.
Por Claus Oliveira/Sedetur
6 comentários
24 de May / 2016 às 22h23
O novo ministro das Minas e Energias é Fernando Filho... Vai dar outorga pra beneficiar Juazeiro? Vai nada... vai é tentar levar os empreendimentos pra Petrolina
25 de May / 2016 às 00h20
meu Deus não vejo a hora desas obras começarem pois trabalho na c. civil e ja tenho 8 meses sem arrumar emprego. os ratos roubam em Brasilia e acaba sobrando para o pobre trabalhador.
25 de May / 2016 às 06h09
Vão aparecer áudios dos diretores de escola aconselhando alunos e pais, no momento da matrícula recomendando comprar uniformes na Fênix. Quando eles disserem que é montagem, aí, vão aparecer os vídeos e os processos na justiça.
25 de May / 2016 às 06h31
MAINHA, você acha que o povo não sabe que, com o rombo de 170 BILHÕES deixado pelos comunistas bolivarianos, o atual governo interino vai gastar dinheiro na cara energia solar? E a saúde, a segurança? E o resto? Como é que você transforma um telefonema numa reportagem? Ô MAINHA, o que eleiçào nào faz, heim?
25 de May / 2016 às 09h03
quem enganar a quem que o governo federal, aneel, seja lá quem for, vai fazer algo no meio duma crise politica e economica dessas sem precedentes, em que se fala o tempo todo de cortes de gastos, e faltando cinco meses pra eleição?!?!
25 de May / 2016 às 13h48
mainha vc é o cara!!! DE PAU!!!KKKKKK