Fui convidado por alguns amigos a prestigiar um evento do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Juazeiro-BA, ocasião onde seriam apresentados à comunidade os pré-candidatos ao cargo de chefe do Executivo Municipal. Estava eu sem fazer nada, resolvi participar desse momento importante para os rumos da minha cidade.
O fato é que estava indo tudo normal, seguindo o protocolo. A militância seguia ativa como sempre, a plateia – um misto de políticos, funcionários, amigos, familiares, curiosos, entusiastas, gente contra e a favor do governo – parecia aquelas de festival de música: muita animação, gritos e aplausos, principalmente no momento da fala do pré-candidato preferido de cada grupo.
Carlos Neiva, Joaquim Neto e Paulo Bonfim tiveram a oportunidade de explanar sobre sua relação com a cidade e, sobretudo, um pouco de suas experiências na política. Isso tudo em contados 10 minutos para cada.
Enfim, seria mais um evento comum em um ano de acirrada competição entre os partidos de situação e de oposição em busca do poder no âmbito municipal. Mas, eis que surge uma aberração entre os partidos que farão parte da base aliada do governo. Eis que surge em pleno seio do plantel comunista local, o Partido Social Cristão (PSC), representado pelo médico e empresário Paganini Nobre Mota, dono do único jornal impresso de Juazeiro.
Aberração porque nem é necessário saber muito a respeito das ideologias dos dois partidos, para concluir que os dois estão em lados opostos no que se refere a bandeiras de luta. No entanto, na manhã seguinte, dediquei um tempo a uma breve pesquisa sobre históricos, ideologias e projetos políticos de ambos os partidos.
A comparação entre esses dois partidos antagonistas historicamente, mas que vão dividir o mesmo palanque aqui em Juazeiro, só reforçou o sentimento que eu tive quando vi aquela cena dantesca. Dentre as informações colhidas nos sites oficiais de cada partido, destaca-se o trecho onde o PCdoB declara o que ele chama de "O desafio da contemporaneidade":
"O desafio, na atualidade, é conduzir o processo político a um patamar mais promissor. O Brasil precisa e tem condições de efetivar um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento (NPND) com realizações arrojadas. Este projeto é chamado a suplantar os impasses e deformações resultantes das vicissitudes da sua história política e socioeconômica (...) As contradições estruturais e fundamentais da realidade brasileira exigem como resposta consequente superar: (...) a condição de Estado conservador, sob controle dos círculos financeiros. Em defesa do Estado democrático, laico, inovador, que garanta ampla liberdade para o povo e sua participação política na gestão do Estado.
Em contrapartida, o Partido Social Cristão, aquele que faz da religião e da política uma simbiose de absurdos e opressões contra minorias e direitos conquistados a duras penas, conta no seu histórico que, "Assim nascia o Partido Social Cristão, sustentado na Doutrina Social Cristã, inspirado nos valores e propósitos do Cristianismo, em busca de uma sociedade justa, solidária e fraterna. (...) O PSC foi criado para ser um partido diferente no cenário político brasileiro, que procura de maneira altiva novos rumos para a nacionalidade, defendendo a conservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, o bem-estar dos idosos e aposentados, a segurança no trânsito e os níveis estáveis de emprego".
Diante do exposto, resolvi parar minha ligeira pesquisa por aí. No entanto, essa aliança entre comunistas e conservadores serviu também para abrir os meus olhos sobre a coligação que se apresenta para unir forças em prol do programa encabeçado pelo PCdoB.
E foi aí que eu percebi que o buraco era mais embaixo. Que o problema não era só a anomálica parceria entre comunistas e conservadores. Se formos analisar o cenário político em nível nacional e se trouxermos à discussão aquilo que despertou o Brasil para o debate político, o impeachment, veremos que essa coligação trata-se, na verdade, de uma união entre partidos favoráveis e contrários ao processo que afastou do cargo a presidenta Dilma Rousseff.
Aliás, dos dez partidos que integram a tal base aliada do governo Isaac Carvalho, PCdoB, PT, PROS, PRB, PSC, PR, PP, PSL, PSD e PTB, apenas o PCdoB (partido do prefeito) e o PT (partido da presidenta) votaram contra o processo de impeachment de Dilma. O percentual dos votos nos demais partidos ficou da seguinte forma:
Partido |
Percentual de deputados que votaram SIM |
PSL |
100% |
PRB |
100% |
PSC |
100% |
PP |
84,4% |
PSD |
78,4% |
PTB |
70% |
PROS |
66,7% |
PR |
65% |
Nenhum desconforto em estar ao lado daquilo que representa a possibilidade de um retrocesso no que diz respeito aos avanços sociais, sobretudo no âmbito dos grupos considerados minorias, como os LGBTs, mulheres, negros, indígenas, ou ainda retrocessos nas discussões a respeito da descriminalização da maconha, do aborto, e tudo aquilo que os conservadores acusam de afronta à moral, aos bons costumes e à tradicional família brasileira.
Contrariando a máxima de que se conselho fosse bom não se dava, se vendia, segue o apelo: Comunistas de Juazeiro, revejam essa anomalia que futuramente, caso os partidos coloquem em prática suas "ideologias", pode macular a história do PCdoB aqui em nossa cidade. Ainda há tempo!
Por Danilo Duarte - Jornalista
Foto: Zelito Rodrigues
Mais informações em:
http://www.pcdob.org.br/documento.php?id_documento_arquivo=1
http://www.psc.org.br/site/partido-social-cristao/historico.html
17 comentários
25 de May / 2016 às 04h24
Os forasteiros; no rumo certo 112 milhões. Voces sabiam que ao matricular os estudantes na rede municipal de ensino, as secretarias das escolas recomendam comprar o fardamento escolar na Fênix? Voces sabiam que isso é crime?
25 de May / 2016 às 06h08
Brilhante reflexão Danilo. Me parece que as alianças feitas pelo PCdoB são baseadas nas conveniências locais. Não se pautam na ideologia!
25 de May / 2016 às 06h22
Parabéns Danilo! Suas palavras transcritas nessa matéria traz a tona o que e o que se pretende ser esse governo ISAACNIANO pois vimos e sentimos na pele que nesses 08(oito) anos desse efêmero governo nada de útil foi feito para nossa cidade, eles privilegiaram alguns bairros(sempre onde tinha vereador do bloco deles), municípios de Juazeiro onde prevalece o dogma "é dando que se recebe" porque nesses municípios já tão mencionados por todos, Isaac Carvalho usa e abusa da influência de ser sócio da Juagro, fornecendo para as famílias que tem terras nesses municípios insumos, adubos etc e tal e com isso ficam "gratos" ao prefeito que faz por eles... Só me resta fazer uma pergunta: Como podem se unir COMUNISTA e CRISTÃO? Pois para responder essa minha pergunta basta ler os fundamentos comunistas. Eis aqui uma pequena mostra.. . " O comunismo surgiu na história como um inimigo jurado e severo do Cristianismo. Por sua vez, o Cristianismo se reconhece como completamente estranho e hostil ao comunismo, ao seu espírito e a todo conteúdo de sua ideologia" Responda que for capaz....
25 de May / 2016 às 09h32
Textinho engraçado, precisa pesquisar mais, como também precisa estudar política e aí nesse caso precisa estudar muito, muito mesmo, por não ter essa capacidade de conviver com pensamentos diferentes é que muitos partidos são taxados de estreitos, sectários e outras coisas que não cabe aqui escrever, então, se o PCdoB, não tivesse a capacidade de unir várias vertentes da política e ganhar duas eleições municipais e continuasse no discurso oposicionista, aí o autor do texto estaria escrevendo, isso que é um partido retado, discurso revolucionário, com visão de futuro e mais um bocado de etceteras, más, como o partido teve essa visão e está incomodando, saem esses tipos de textos ridículos, que a este vem se somar alguns comentários também ridículos, não vejo motivo para que o povo que foi ao ato se sinta desconfortável por ver junto comunistas e cristãos, a política é essa arte mesmo da convivência dos diferentes, a nossa sociedade é um misto de povos diferentes, aqui convivem índios, brancos, negros, amarelos e quem mais chegar, sem tantos problemas, e aí no comentário fascista, pergunta-se como fazer para unir comunista e cristão, bom lembrar que quem não aceita as diferenças são os fascistas e os nazistas, quem matava os cristãos eram os romanos, que depois ante ao crescimento destes, fizeram a coisa certa e transformaram a religião cristã na oficial do império, quem consegue refletir um pouco sabe que não precisa matar ninguém pelo simples fato deste discordar ou pensar diferente de você, más entendo a fúria, vem eleição aí, mais uma derrota se aproxima, e esse prefeito que nada fez de bom pela cidade, provavelmente fará seu sucessor, justamente contando com as tais pessoas que foram beneficiadas nos bairros onde tem vereador do bloco, ou seja, em toda a cidade, porque quem conseguiu trazer pra cá mais de oito mil casas populares e ainda tem mais pra entregar, climatizou escolas, construiu creches, postos de saúde, gerou emprego com novas empresas chegando como os grandes atacados e o shopping, realmente não tem um legado muito grande pra deixar (compara com os anteriores), vejo que o PCdoB é plural, plural nas idéias desde quando fez coligação com o PSDB em 2008 e plural no trabalho, pois, o pouco que sei das obras deste governo e citei aqui foi plural, creches, escolas, empregos.... entendo a fúria.....
25 de May / 2016 às 09h48
O Danilo é apenas mais um querendo mamar nas tetas da prefeitura,querendo descolar uma vaga na assessoria de impresa, caso o candidato dele seja eleito, pois a análise é pura e exclusivamente partidária. Caro Danilo, não existe mais ideologia partidária,o que existe são siglas para negociações politicas visando o interesse de grupos (quadrilhas) e aí são se escapa nenhuma letrinha desta sopa, nem direita, nem esquerda, nem de frente nem de trás, todos fazem parte do mesmo circo chamado BRASIL.
25 de May / 2016 às 10h01
Que satisfação lê essa brilhante matéria a ideologia esquerdista em juazeiro n existe acho que o prefeito nunca ouviu falar no Capital, Karl Marx! A não ser o capital p ele! Esses dias estive pensando conheci comunistas ou socialista que estão na direita hj! Não consigo perceber nenhuma diferença partidaria a unica q consigo visualizar é q tem pessoas na direita c valores solidos de ideias sociais justa! Uma vergonha p o partido comunista ter um prefeito extremamente capitalista, perseguidores de trabalhadores, de pessoas ocupando cargos q não tem a menor competencia! Não acredito nesse modelo de justiça e nem nessa conjuntura q o partido vive! Que vergonha, alguém q passa pela a nossa cidade perceber esse quadro escancarrado!
25 de May / 2016 às 11h27
Depois de ler o comentário desse "ouvidor" conversei com algumas colegas e as mesmas negaram essa instrução de comprar na Fênix, minha filha também estudou em escolas municipais e nunca ouvi isso então deixe de ser MENTIROSO! Se isso for verdade denuncie a escola e principalmente o funcionário para que sejam punidos ao invés de soltar acusação sem provas.
25 de May / 2016 às 12h03
pra mim o texto já disse tudo: o PCdoB de Juazeiro está vendido há muito tempo! Onde já se viu fazer aliança com tantos partidos conservadores? So em Juazeiro msm. Terra dos absurdos!!!
25 de May / 2016 às 12h05
pra mim o texto já disse tudo: o PCdoB de Juazeiro está vendido há muito tempo! Onde já se viu fazer aliança com tantos partidos conservadores? So em Juazeiro msm. Terra dos absurdos!!!
25 de May / 2016 às 14h39
Meus AMIGOS se tratando de Paganini tudo é possível, ele consegue unir o preto no branco, sem magica nenhuma kkkkkkkkk, gente de primeira qualidade kkkkkkk que vcs já conhecem, o poder pra ele é tudo, muito parecido com Pedro Alcantara !!!!!!!
25 de May / 2016 às 16h24
To vendo que tem gente aqui que tá tentando distorcer o que o texto fala. Eu não vi no texto que o PCdoB é um partido anticristão. o que eu percebi é que comunistas não deveriam dividir palanque com CONSERVADORES! Eeu concordo com isso.. E isso n tem nada a ver com estar aberto a diálogos, como o camarada comentou aqui. Sabemos muito bem que com esse povo conservador não há diálogo, a n ser que seja conveniente pra eles!! Parabéns ao blog.. Gostei muito da leitura!!!
25 de May / 2016 às 17h06
OTONIEL GONDIm, que reina nas razões está certo. lula volta e Paulo Bonfim ganha, estou com paulo Bonfim. nada de lorota mais. paulo e Gondim. isaac!
25 de May / 2016 às 19h24
Li a matéria sobre a união de grupos políticos de ideologias diferentes.Tenho a dizer que preconceito cega e é pior que ideologia.Vivemos em uma sociedade plural,onde podemos expressar livremente nossas idéias e opiniões.Soa anacrônico e deselegante tentar excluir dos processos sociais e políticos grupos políticos,somente por eles manifestarem idéias conservadoras,sem ao menos julgá-las como saudáveis ou não para a sociedade atual,que clama por atitudes e valores éticos.
25 de May / 2016 às 20h11
O "PCdoB" de Juazeiro já vendeu a alma pro diaba a quase 08 anos quando indicou um empresario a prefeito . Isso é real e nem o diabo quer se misturar mais . Lamentamos é a postura do "PT" q ninguem sabe pra q veiu e muito menos pra onde vai , quem foi naninha ! hoje é nada mais , nada menos q maria vai com as outras , não tem nem voz e nem vez . só tempo de televisão e é o que importa pro seu patrão .
25 de May / 2016 às 20h11
O "PCdoB" de Juazeiro já vendeu a alma pro diaba a quase 08 anos quando indicou um empresario a prefeito . Isso é real e nem o diabo quer se misturar mais . Lamentamos é a postura do "PT" q ninguem sabe pra q veiu e muito menos pra onde vai , quem foi naninha ! hoje é nada mais , nada menos q maria vai com as outras , não tem nem voz e nem vez . só tempo de televisão e é o que importa pro seu patrão .
25 de May / 2016 às 21h31
O problema não é ser conservador, o problema é ser preconceituoso como muitos políticos que fazem parte desses partidos de direita são! Não vejo tantos problemas assim nessas alianças, como bem falou o jornalista, anomálicas. Só é ruim qndo são com políticos mal caráter como parece ser o caso.
25 de May / 2016 às 21h34
Pensamentos diferentes, uniões entre partidos, etinias unidas e igualitárias....Na teoria isso eh maravilhoso, mas na prática meu caro, isso nao passa de um textinho, como diz o rapaz logo acima. Eh estranho sim vê óleo e água brigando pra ser homogêneo....nunca será.