Logo após a votação no Senado que a afastou da Presidência da República por até 180 dias, Dilma Rousseff exonerou seus ministros. Os atos foram oficializados no Diário Oficial da União publicado por volta das 7h desta quinta-feira (12).
O primeiro nome da lista é Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve próximo de assumir a Casa Civil, mas foi alvo de ações na Justiça e não chegou a empossar. Eva Chiavon, substituta interina do ex-presidente no cargo, também foi exonerada.
A lista com os principais exonerados está abaixo.
Jorge Araújo Messias, sub-chefe para assuntos jurídicos da Casa Civil
José Eduardo Cardozo, advogado-geral da União
Luiz Navarro, ministro da Controladoria Geral da União
Jaques Wagner, ministro do Gabinete da Presidente da República
Carlos Eduardo Gabas, ministro da Aviação Civil
Edinho da Silva, ministro da Secretaria de Comunicação Social
Ricardo Berzoini, ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República
Maurício Muniz, ministro da Secretaria dos Portos
Kátia Abreu, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
João Luiz Silva Ferreira, ministro da Cultura
Aldo Rebelo, ministro da Defesa
Aloizio Mercadante, ministro da Educação
Nelson Barbosa, ministro da Fazenda
Josélio de Andrade Moura, ministro da Integração Nacional
Eugênio Aragão, ministro da Justiça
Inês da Silva Magalhães, ministra das Cidades
André Peixoto Figueiredo Lima, ministro das Comunicações
Nilma Lino Gomes, ministra das Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos
Mauro Luiz Vieira, ministro das Relações Exteriores
Marco Antônio Martins Almeida, ministro de Minas e Energia
Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Agrário
Teresa Campello, ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Ricardo Leyser, ministro interino do Esporte
Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente
Valdir Simão, ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão
Miguel Rossetto, ministro do Trabalho e da Previdência Social
Alessandro Teixeira, ministro do Turismo
Antonio Carlos Rodrigues, ministro dos Transportes
G1 (Foto: Adriano Machado / Reuters)
6 comentários
12 de May / 2016 às 10h21
Cadeia para este corruPTao e todos comparsas
12 de May / 2016 às 10h54
É isso ai meu caro poderoso chefão, quem planta vento colhe tempestade, você esta pagando pelos graves erros cometidos, junto com os seus asseclas. Vocês pintaram com a Petrobras, levou o PT a bancarrota, mas ainda resta no PT o Senador Paulo Paim, a última esperança, um dos melhores quadro do Senado Federal, um nome sem nódoa e sem mácula, e difícil de ser manipulado por vocês e semelhantes. A meu ver, nada vai melhorar, trocaram seis por meia dúzia, basta ver a equipe ministerial montada por Michel Temer, com tanta gente envolvida e citada na Operação LAVA JATO. Seria correto e justo para o povo brasileiro, a realização de nova eleição para Presidente da República. Os nomes a altura são poucos, há mais joio do que trigo no tabuleiro, mas ainda há no cenário político brasileiro, nomes como os Senadores Cristovão Buarque e Paulo Paim.
12 de May / 2016 às 10h55
É isso ai meu caro poderoso chefão, quem planta vento colhe tempestade, você está pagando pelos graves erros cometidos, junto com os seus asseclas. Vocês pintaram com a Petrobras, levou o PT a bancarrota, mas ainda resta no PT o Senador Paulo Paim, a última esperança, um dos melhores quadro do Senado Federal, um nome sem nódoa e sem mácula, e difícil de ser manipulado por vocês e semelhantes. A meu ver, nada vai melhorar, trocaram seis por meia dúzia, basta ver a equipe ministerial montada por Michel Temer, com tanta gente envolvida e citada na Operação LAVA JATO. Seria correto e justo para o povo brasileiro, a realização de nova eleição para Presidente da República. Os nomes a altura são poucos, há mais joio do que trigo no tabuleiro, mas ainda há no cenário político brasileiro, nomes como os Senadores Cristovão Buarque e Paulo Paim.
12 de May / 2016 às 11h12
Cada dia eu me certifico mais ainda de que Deus não tolera trapaças. Olha a ironia do destino! Olha quem está encabeçando a lista! Por que essa alma que se dizia a mais honesta do mundo, está abatida? Que fizeste a ti e a teus compatriotas, homem sábio? Talvez não caiba mais respostas, porque ninguém acreditará mais nelas. Mas há uma coisa que o Cristo de Deus disse, e que os homens não costumam dar ouvidos. Está em Mateus 20:16, que diz que: "os últimos serão os primeiros". Adeus queridos! Au revoir! Goodbye!
12 de May / 2016 às 15h05
DILMA DEXOU O PODER EXATAMENTE COMO ENTROU,OU SEJA :MENTINDO PRA CARAMBA ! NUNCA NA HISTORIA DESTE PAIS,UM PRESIDENTE MENTIU TANTO ! TCHAU QUERIDA,BOA VIAGEM A CUBA,FAÇA UM FAVOR A NÓS BRASILEIROS,HOMENS DE BEM,LEVE LULA E O PT JUNTO COM VOCE !
13 de May / 2016 às 08h45
NENHUM DESSES COXINHAS AI VAI APLAUDIR TEMER NÃO