O resumo biográfico e a trajetória de vida revelam a sua importância sociocultural em Juazeiro e região. Na década de 60, Professor Paulo Afonso Lopes iniciou sua vida de desportista nas artes das lutas corporais: Livre Americana, Vale Tudo (hoje o MM), Jiu-Jitsu e Judô. Seu tatame ou palco de confrontos era nas areias da Ilha do Fogo e Ilha de Nossa Senhora, banhadas pelo Rio São Francisco, entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Em 1971 recebeu do pioneiro Samuel Nascimento a direção do Judô de Juazeiro, desde então continuou sua trajetória formando o maior número de faixas pretas da região norte da Bahia, dirigindo e classificando alunos (judocas) nos Jogos Escolares do Município e no Estado, levando atletas à classificação de quatro campeões baianos, um interestadual e campeão paulista; dois classificados em dezembro de 2015 para seletiva nacional na Bahia com a Seleção olímpica de Judô – COB / COI. Implantou o Judô em parceria com a Seduc, em 15 escolas. Foi o Primeiro faixa preta do Judô de Juazeiro e o primeiro faixa-coral da região Norte da Bahia, registrado na história regional.
Nascido em Piranhas Alagoas, junto com a família chegou à Juazeiro em 1957. Fez história na navegação fluvial, no comércio ribeirinho, na natação, no fisiculturismo e lutas recebendo em 16 de junho 2015 o título de cidadão Juazeirense. Mais de 2.000 alunos já passaram por sua didática de ensino por mais de 45 (quarenta e cinco) anos dedicados ao Judô de crianças e adultos formando cidadãos em todas as áreas da sociedade e na inclusão social.
Graduado 6° Dan de Judô pela CBLJ - Confederação Brasileira de Ligas de Judô – Brasil; e Representante em Juazeiro da Febaju - Federação Baiana de Judô – CBJ por 45 anos. Fundador da Associação de Judô Samurai-kan em 1971, de utilidade pública no município Lei n.985/85. Coordenador Geral da Modalidade Judô nos Jogos Escolares, e integrante do PME – Programa Mais Educação por mais de 4 anos no município de Juazeiro.
3 comentários
09 de May / 2016 às 06h47
Mais do que merecido!Grande homem e profissional.Fico muito feliz por ele e por meu filho ser aluno dele.
09 de May / 2016 às 13h30
Nada melhor do que um SHIHAN para representar no judô, em nossa região. Eis o mais experiente, por isso mais do que merecido!
11 de May / 2016 às 09h19
Não vejo ninguém que mereça mais que o nosso grande Mestre Paulo Afonso participar de um momento ímpar da história dos jogos olímpicos. Tenho orgulho de ter sido formada faixa preta por esse Shihan de excelência e fico muitíssimo feliz por essa indicação.