As equipes dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), coordenadores da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, profissionais do Cerpris e da saúde de Juazeiro e região participaram nesta quinta-feira (05), do '1° Encontro de Profissionais de Saúde da Região Norte sobre Assistência à Criança com Microcefalia'. A ação ocorreu na sala de Multimídia da UNEB.
O evento foi organizado pelos Núcleos Regionais de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado e teve como objetivo elaborar fluxos para diagnóstico e assistência às crianças com microcefalia da região. A Neuropediatra do Cerpris de Juazeiro, Adriana Tenório, destacou a importância do encontro e da troca de experiências. "É um momento para discutirmos os casos de microcefalia e elaborar estratégias para acolher melhor essas crianças", disse.
Outra abordagem do evento foram estratégias do setor de Vigilância Epidemiológica no combate ao mosquito Aedes aegypti, como o uso continuo do carro fumacê, limpeza de canais e orientação para a comunidade no combate a proliferação do mosquito, como o não armazenamento de água. A apoiadora da Atenção Básica de Juazeiro, Maiara Macedo enfatizou que as orientações do encontro são pertinentes para que as unidades de saúde tenham melhor assistência à criança com microcefalia. "É importante debater as estratégias de combate ao mosquito Aedes e a forma de acolhimento dessas crianças nas redes de Atenção Básica e Especializada do município", explicou Maiara.
A coordenadora do Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS), Sara Lorena também participou do evento. "Todos os municípios baianos precisam estar preparados para orientar às mulheres em idade fértil, gestantes e puérperas, submetidas ao vírus Zika, e aos nascidos com microcefalia. Discutimos hoje também como deve ser feito o início da estimulação precoce e da reabilitação desses pacientes", informou. Foram abordados também durante o encontro os procedimentos clínicos e laboratoriais para essas crianças, como a estimulação do desenvolvimento motor e manejo adequado, estimulação precoce da visão, estimulação precoce nas funções estomatognáticas e desenvolvimento da linguagem.
Ascom/Juazeiro
0 comentários