Odacy cobra do governo do estado repasse de recursos à hospital de Petrolina conveniado para a realização de cirurgias cardíacas na região

Em mais uma participação na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Odacy Amorim, do PT, aproveitou a sessão plenária desta terça-feira, 26, para denunciar e cobrar do governo estadual o repasse de recursos para o Hospital Memorial, da rede privada de Petrolina, no sertão. O Memorial mantém convênio com o governo para a realização de cirurgias cardíacas na região do vale do São Francisco, mas com o atraso dos repasses, a unidade foi obrigada a suspender os procedimentos.

De acordo com Odacy, o atrasos do repasse para a unidade é da ordem de R$ 800 mil que deveriam ter sido feitos pela Secretaria Estadual de Saúde. “Estou sendo procurado para que possa ajudar numa solução para esse impasse. São pacientes precisando urgente dessa intervenção para não correrem o risco de perderem a vida. Há cerca de 150 pacientes nessa situação. Por isso fiz um apelo ao governo do estado para revolver isso. Não podemos permitir que essa situação continue acontecendo”, relatou o parlamentar.

O deputado afirmou que o tema será debatido na Comissão de Saúde da Alepe, da qual ele é vice-presidente, numa audiência pública que o Colegiado realizará em Petrolina para abordar como anda o funcionamento da Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia, conhecida como Rede PEBA.

“Vamos fazer esse debate na região levando a Comissão de Saúde da Assembleia à Petrolina. Essa audiência foi um pleito nosso e vamos trazer também a região do Araripe para essa discussão. Mas a providência urgente deve ser o pagamento desse repasse para que as cirurgias possam voltar a ser realizadas. Isso não é gasto, é investimento e vamos correr atrás para resolver essa questão”, enfatizou Odacy Amorim.

A Rede PEBA reúne 55 municípios dos Estados de Pernambuco e Bahia e o debate da Comissão de Saúde sobre o seu funcionamento acontece mês que vem. “Mas desde já reforço meu apelo também ao líder do Governo, Waldemar Borges, para que ele intervenha junto ao Estado”, solicitou o deputado Odacy Amorim.

Asscom