A força-tarefa da Operação Lava Jato considera ter elementos para levar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao banco dos réus, acusado de envolvimento com a organização criminosa que corrompeu e lavou dinheiro desviado da Petrobrás. O inquérito sobre a compra e reforma do sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), será a primeira acusação formal entregue à Justiça pelo Ministério Público. Com base em notas fiscais localizadas nas buscas e apreensões, depoimentos colhidos e movimentações bancárias analisadas, a Lava Jato vinculará os desvios de recursos na Petrobrás à reforma executada no sítio e à manutenção de bens referentes a Lula. As empreiteiras OAS e Odebrecht e o pecuarista José Carlos Bumlai serão vinculados aos serviços executados na propriedade, como compensação por obras loteadas pelo cartel que atuou na estatal. O Supremo Tribunal Federal ainda decidirá se Lula pode assumir o cargo de ministro da Casa Civil e se ele será denunciado pela Procuradoria-Geral da República, considerando o direito ao foro especial por prerrogativa de função, ou se as acusações poderão ser apresentadas pela Procuradoria em Curitiba, diretamente ao juiz federal Sérgio Moro, dos processos em primeiro grau da Operação Lava Jato. Lula é alvo de três frentes de apuração e a que envolve o sítio é a mais robusta em termos de provas, avaliam os investigadores. Mas os inquéritos estão suspensos em Curitiba depois que Lula foi nomeado ministro pela presidente Dilma Rousseff.
Fonte: Bahia Notícias Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto LulaLula deve ser acusado pela força-tarefa da Lava Jato por sítio em Atibaia
Notícias Relacionadas
Tiroteio em Sobradinho deixa ao menos dois mortos
22 de Nov / 2024
Consórcio da Saúde de Juazeiro elege novo Presidente
22 de Nov / 2024
Comentar Agora
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
11 comentários
24 de Apr / 2016 às 13h04
Concordo plenamente e acho que demorou demais.
24 de Apr / 2016 às 13h07
O FIM ESTÁ PRÓXIMO. Mas o mundo todo sabe que ele é o chefe dessa quadrilha do PT.
24 de Apr / 2016 às 13h20
Quero como vem a próxima crõnica do excêntrico escritor Professor Otoniel Gondim. Será que o eterno defensor de lula, Fidel Castro e Guevara não vai aprender nuca? Preferiria que Gondim mandasse para que lêssemos era um dos contos do seu próximo livro. de contos, para quem já leu uns , dizem esrem de alto nível, humorados e profundos. Leve a sério, Otoniel Gondim, e passe para os contos. Te admiro. Abraços a Geraldo, Cida e todos do precioso Blog.
24 de Apr / 2016 às 13h20
Quero como vem a próxima crõnica do excêntrico escritor Professor Otoniel Gondim. Será que o eterno defensor de lula, Fidel Castro e Guevara não vai aprender nuca? Preferiria que Gondim mandasse para que lêssemos era um dos contos do seu próximo livro. de contos, para quem já leu uns , dizem esrem de alto nível, humorados e profundos. Leve a sério, Otoniel Gondim, e passe para os contos. Te admiro. Abraços a Geraldo, Cida e todos do precioso Blog.
24 de Apr / 2016 às 15h28
e fernando henrique nada e aecio neves nada nao tem nada que prove isso contra lula tao e querendo tira lula das eleicoes em 2018. e eduardo cunha o vice kd contra esse caras ?as coisas se tratando de pt e rapido d mais / mais pra outros partidos ninguem falar nada?
24 de Apr / 2016 às 19h17
Aí seria bom porque ele.vai apontar um a um os políticos beneficiados durante os governos dele. Vão ter que fechar o Congresso.
24 de Apr / 2016 às 19h52
ESTE CARA É UM IMPOSTOR É RESPONSAVEL DIRETO PELA MAIOR DESGRAÇA QUE JA ASSOLOU O BRASIL EM 516 ANOS.ELE ENGANOU OS POBRES COM O BOLSA FAMILIA PARA CONSEGUIR O PODER,NO PODER ENFIOU A MÃO NO BOLSO DA FAMILIA PARA SE ENRIQUECER.CADEIA É O QUE ELE MERECE,ALEM DO CONFISCO DE SEUS BENS AMEALHADOS DESONESTAMENTE.
24 de Apr / 2016 às 21h22
Zé de Abreu é o pai da facção.
24 de Apr / 2016 às 21h23
Este eé o pai da facção
25 de Apr / 2016 às 08h39
MANDE , MEU AMADO, UM ARTIGO RÁPIDO NA DEFESA DA DEMOCRAcia. a sua voz tornou-se poderosa. bem daqueles que infernizam a direita radical.otoniel gondim, se avexe!!!
25 de Apr / 2016 às 14h05
Segunda, 25 de Abril de 2016 - 08:00 Um terço da comissão do impeachment no Senado é investigado pelo STF Mais de um terço dos 21 senadores indicados para a comissão do impeachment responde a inquéritos no Supremo Tribunal Federal. Dos oito parlamentares com processos, quatro deles fazem parte da lista dos investigados pela Operação Lava Jato. Caberá ao grupo analisar a denúncia contra a presidente Dilma Rousseff aprovada na Câmara no último dia 17. Gleisi Hoffmann (PT- PR), Lindbergh Farias (PT-RJ), Fernando Bezerra (PSB-PE) e Gladson Cameli (PP-AC) são alguns dos senadores investigados por suposto envolvimento no Petrolão. Lindbergh lidera a lista com cinco processos. Já Gleisi, que foi ministra da Casa Civil no primeiro mandato de Dilma, é alvo de dois procedimentos. O senador Fernando Bezerra, que responde a quatro inquéritos, foi citado na delação do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa por ter recebido R$ 20 milhões na época em que ele era secretário do então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto em 2014. Aloysio Nunes (PSDB-SP) também é alvo de um inquérito que oculto no STF, em razão de desdobramentos da operação Lava Jato. Os outros senadores da comissão que são investigados no STF são Simone Tebet (PMDB-MS), Wellington Fagundes (PR-MT) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).