Frank Chaves e José Wilson Chaves.
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL) realizam no próximo fim de semana (15 a 17 de abril), a II Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Juremal. O evento que acontecerá às margens da BR 407, a 40 km da sede contará com apresentações culturais, palestras, concursos, tornei leiteiro, exposições e serviços voltados ao setor.
De acordo com o secretário de Agricultura, Jorge Cerqueira, as feiras têm contribuído de maneira positiva com a caprinovinocultura de Juazeiro, "desde a comercialização, aumento da autoestima do produtor, melhoramento genético, inserção dos jovens na atividade, como também, evidenciando o potencial econômico dos referidos distritos", destacou.
Devido ao alto potencial caprino e ovino, Juremal é um dos responsáveis pelo abastecimento de carne para diversos municípios baianos, bem como para municípios de outros estados do país. "O nosso objetivo é tornar os produtores da cadeia mais competitivos, inseri-los num contexto comercial mais amplo e capaz de atingir outros mercados de consumo, aumentar a produção, a produtividade, a renda familiar e qualidade de vida", observou o secretário.
Cerca de 600 animais (caprinos e ovinos) serão expostos e comercializados durante o evento. "A caprinovinocultura é uma atividade que contribui muito com a economia de Juremal, cujos produtos possuem uma grande demanda de compra e venda. A feira pretende buscar a organização e a capacitação dos criadores do distrito e da região", observou José Wilson Chaves (Chaveco), supervisor da SEAPA e coordenador do evento.
Também durante a feira, será realizado o lançamento da 2ª edição do Livro Esquina do Badu de autoria de José Guilherme da Cunha (filho do distrito). "O livro retrata as crendices de Juremal, uma forma lúdica de manter viva a história contada pelos antigos moradores do distrito. Acredito que todos irão se divertir e se emocionar com os causos relatados", declarou Chaveco.
"Nossa expectativa é que a feira supere a do ano passado não só em comercialização, mas também em participação popular. Este ano a parte de restaurante e bar ficará sob a responsabilidade da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL). Foi um entendimento com a organização para que a entidade possa arrecadar e investir em novos projetos" destacou Frank Chaves.
O evento conta com a parceria da ADAB, Sebrae, IRPAA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Banco do Nordeste, Cesol Sertão do São Francisco, UNEB, Polícia Militar da Bahia, CONSTESF, Câmara Municipal de Juazeiro, Rádio Juazeiro, Governo Federal, ADAC, COOAFJUR, ACAC, Univasf.
Confira a programação:
Sexta-Feira – 15/04/2016
16 h – Abertura do Parque para a chegada dos animais;
18h – Inscrição das cabras e esvaziamento dos úberes dos animais que irão participar do torneio leiteiro;
19h – Abertura Oficial da Feira;
20h – Apresentação cultural (Colégio Raimundo da Cunha Leite)
21h – Coquetel;
Sábado – 16/04/2016
08h – Abertura do parque para a chegada dos animais;
08h15 – Abertura do parque ao público para visitação;
08h30 – 1ª Ordenha do torneio leiteiro;
10h – Palestra sobre Programa Bioma Caatinga;
15h- Lançamento da 2ª edição do Livro Esquina do Badu – Autor José Guilherme da Cunha;
17h – Atração musical;
17h30 – 2ª Ordenha do torneio leiteiro;
20h – Apresentação cultural (Bumba meu bode) Cidinho
Domingo – 17/04/2016
08h30 – 3ª Ordenha do torneio leiteiro;
09h – Seleção dos lotes das raças nativas e naturalizadas levando em condição sistema de criação, uniformidade dos animais, rusticidade e adaptabilidade;
10h – Premiação das categorias vencedoras e distribuição de brindes para os expositores;
12h – Encerramento.
Ascom/Juazeiro
0 comentários