Lançamento do Projeto Cabra Produtiva e Rota do Leite será realizado durante a Expovale 2016

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juazeiro, Jorge Cerqueira esteve reunido na última sexta-feira (8), na sede da SEAPA, com o diretor de Desenvolvimento da Pecuária da SEAGRI, Fábio Cedraz Oliveira, com o supervisor de agropecuária da SEAPA, José Wilson Chaves (Chaveco), com o representante da ADAB, Rafael Mendes Pereira e com o produtor de caprinos e ovinos, Rafael Nazareno de Andrade, para tratar do projeto 'Cabra Produtiva e Rota do Leite' que será lançado em Juazeiro durante a 10ª Expovale que acontece de 17 a 22 de maio. 

A ação, que é uma iniciativa da SEAGRI, pretende organizar e profissionalizar a caprinocultura de leite na Bahia, promovendo a inclusão dos pequenos produtores e fomentando a agroindustrialização, com a fabricação especializada de queijos de cabra. "Em Juazeiro a produção dos primeiros queijos finos de cabra certificados e produzidos conforme as normas sanitárias exigidas pela Agência de Defesa Fitossanitária da Bahia (Adab) é uma grande realização, pois dará identidade a um produto específico do Vale do São Francisco", explicou o diretor de Desenvolvimento da Pecuária da SEAGRI Fábio Cedraz Oliveira.

Além da fabricação dos queijos, o 'Cabra Produtiva e Rota do Leite' vai apoiar a realização de torneios leiteiros previstos para acontecer nas exposições agropecuárias de Juazeiro (Expovale), Uauá, Senhor do Bonfim e Salvador, incentivando a melhoria da qualidade genética, com participação de animais vindos de diversos estados brasileiros. "O projeto é uma grande conquista para os produtores de Juazeiro, será fomentado a inclusão social e a distribuição de renda, valorizando o leite de cabra da região e agregando valor aos nossos produtos", afirmou o secretário de Agricultura Jorge Cerqueira.

As primeiras amostras de queijos de cabra, também com variedades a base de vinhos e cachaça, serão apresentadas ao público e aos grandes comerciantes do produto durante a Expovale. A matéria-prima será fornecida pela cooperativa COOAFJUR em parceria com o laticínio Bom Sabor e fabricado com auxílio de um profissional especializado em tecnologias de produção de queijos certificado pela ADAB. 

As ações do 'Cabra Produtiva', serão iniciadas de 15 a 17 de abril, no laticínio Bom Sabor, localizado no Distrito Industrial de Juazeiro, com um treinamento sobre a produção de queijos curados com a utilização de'tecnologia francesa'.

Ascom/Juazeiro