O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, se reuniu no final da tarde desta quinta-feira, 31 de março, na sala de reuniões da 6ª SR Codevasf, com engenheiros da estatal e representantes da GeoHidro, empresa responsável pela elaboração do Projeto Adutoras Salitrinho. Na oportunidade, foi apresentado os estudos já realizados e a viabilidade do Salitrinho ao prefeito, além da solicitação para reunir forças para a consolidação do projeto. A reunião contou com a presença do Sócio-Administrador da empresa, Arakem Maltez Oliveira.
Para a Coordenadora de Comunicação Social do Projeto, Alessandra Bitencourt, este encontro teve como objetivo dar conhecimento ao gestor público sobre os estudos em curso, além da captação de forças e mobilização de todos os atores sociais para viabilização do projeto. "Reconhecemos desde o início que o projeto responde aos anseios das comunidades na etapa de investigação durante o estudo do canal do sertão baiano. Além disso, o que estamos percebendo é que é um projeto bem aceito, há dúvidas, mas estamos sanando. Já estivemos com as lideranças do salitre e percebemos, claramente, como o projeto une interesses. Do grande ao pequeno produtor, todos se manifestaram como sendo esse um dos melhores projetos já apresentados para a região", declarou.
Outra informação é que o "Salitrinho" vai atender, na sua maioria, os pequenos produtores, a 681 propriedades, sendo mais de 4.000 mil hectares de áreas irrigáveis, levando água direto aos locais de produção. "Teremos quase quatro vezes mais de potencial de terras irrigáveis. É um projeto que parte de uma tecnologia com eficiência maior. Exemplo: as duas adutoras que temos hoje jogam água na calha do rio. Então há um volume de perda muito grande porque hoje não temos a garantia de que esta água esteja irrigando áreas de proteção permanente na margem do rio. Esse novo projeto agrega eficiência porque as adutoras não vão jogar água na calha do rio, elas vão jogar água direto ao ponto aonde está a propriedade", esclareceu Alessandra Bitencourt, ressaltando que o limite de área irrigável é de 12 hectares. Mas a grande concentração de terras que vai receber água está na faixa de zero a 7 hectares.
Sobre a participação do prefeito, a coordenadora de Comunicação destacou o interesse do prefeito nas resolução do projeto. "A reação do prefeito é a mesma das lideranças. Trouxe preocupações pertinentes do ponto de vista futuro. É importante associar a este projeto condicionantes que tragam melhorias adicionais. Ele falou coisas que as lideranças do salitre também já tinham nos alertado. Ele demonstrou que está preocupado com o pequeno produtor. É importante dizer que o prefeito demonstra conhecer as necessidades do município", finalizou.
Para o prefeito Isaac esta será mais uma luta a ser encarada pela gestão. "Este projeto sempre esteve na minha pauta de encontros em Salvador ou Brasília, mas agora creio que houve um avanço. Não vamos medir esforços para que o Salitrinho saia do papel e as comunidades do Baixo Salitre sejam, enfim, beneficiadas, e possa gerar sua renda e fortalecer a economia local, além do grande impacto social que por si só o projeto já irá gerar", disse Isaac Carvalho que esteve acompanhado do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Município, Jorge Cerqueira.
A primeira etapa do Projeto Adutoras do Salitrinho compreende o trecho entre Passagem do Sargento e a foz do Rio Salitre.
Ascom/Juazeiro
1 comentário
01 de Apr / 2016 às 20h22
Prefeito veja também a possibilidade de levar uma adutora para o novo Bairro de Juazeiro nas mediações da Câmara de Vereadores, como chamaremos o novo bairro? pau, pedra, lona e invasão? Que é isso Juazeiro? vamos por ordem nessa cidade pelo amor de Deus! Chega dessa brincadeira de está invadindo terrenos alheios e destruindo nossa cidade! com esses bairros horríveis.