A um dia da decisão do PMDB sobre a permanência na base aliada do governo da presidenta Dilma Rousseff, a tensão no cenário político aumenta e peemedebistas favoráveis e contrários ao rompimento tentam ganhar apoio em articulações de bastidores. O partido, presidido pelo vice-presidente da República, Michel Temer, marcou para as 15h da próxima terça-feira (29) a votação sobre a permanência no governo. A eleição será realizada em um dos plenários da Câmara dos Deputados e pode mudar a condução dos trabalhos no Planalto e no Congresso.
Articulação
Temer cancelou a viagem que faria a Lisboa nesta segunda-feira (28) a pedido de peemedebistas que querem que ele participe do processo de articulação da decisão da legenda. Na última quarta-feira (23), o vice-presidente se reuniu com o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB e um dos principais opositores de Dilma, para uma conversa sobre a situação política do país. No mesmo dia, as articulações ocorreram do outro lado, em encontros do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do ex-senador José Sarney (PMDB-AP) e de outras lideranças peemedebistas alinhados com o governo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Diante da ameaça de desembarque político do principal partido da base aliada, Dilma disse, em declarações na última semana, querer “muito que o PMDB permaneça" no governo, mas disse que vai respeitar a decisão da legenda. Dilma disse que aposta no comprometimento de ministros peemedebistas que compõem seu governo, entre eles, Marcelo Castro (Saúde) e Celso Pansera (Ciência, Tecnolgia e Inovação). Os dois querem que a aliança seja mantida e consideram irresponsável um rompimento. Os ministros do PMDB se reunirão um dia depois da votação do Diretório Nacional para fechar uma posição em relação a possibilidade do partido decidir deixar a base aliada.
Agência Brasil
10 comentários
28 de Mar / 2016 às 13h32
O Diretório Regional do PMDB da Bahia, comandado pelo Sr. Geddel, não fez campanha política para a Chapa Dilma Rousseff/Michel Temer, todo mundo tem conhecimento disso, apoiou Aécio Neves, para Presidente da República, e Paulo Souto para Governador da Bahia. Será que o Dr. Michel Temer não tem conhecimento desse procedimento?
28 de Mar / 2016 às 14h00
Tem Dr Guarabira porem agora o negocio é fora Dilma, fora PT , O Brasil não suporta mais
28 de Mar / 2016 às 14h55
O PTitanic está afundando, e os ratos já estão caindo fora. Junto vai o PP também.
28 de Mar / 2016 às 15h40
DE UMA COISA EU TENHO CERTEZA, NUNCA MAIS NEM UM PARTIDO QUE ESTEJA NO PODER TERÁ CONFIANÇA NO PMDB, E DILMA DEIXA CLARO QUE PARA CONTINUAR FAZ ACORDO ATÉ COM O DIABO. ACHO EU QUE A PRESIDENTA DEVIA SOLICITAR A SAÍDA DO PMDB DO SEU GOVERNO ASSIM O POVO TERÁ MAIS CONFIANÇA NELA, EU AINDA ACREDITO VER UM DIA O MEU BRASIL LIVRE DESSES POLÍTICOS. TODOS ME FAZ LEMBRAR A MUSICA DE WESLEY SAFADÃO, SENDO QUE TEMOS SOMENTE UM POR CENTO DE POLÍTICOS HONESTOS.
28 de Mar / 2016 às 16h38
Para ser um bom polico nesse pais tem que aprender a desviar e a mentir.
28 de Mar / 2016 às 18h29
Quanta hipocrisia essa galera q fazem parte do maior partido das Americas. já estão pensando no funeral da Dilma e na partilha dos bens . kkkkkkkkkkkkkkkKKK É O FAMOSO SAMBA DO CRIOLO DOIDO
28 de Mar / 2016 às 20h13
OTONIEL GONDIM E AGOA FALARÁ OM QUE COM ESSA DEBANDADA? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
28 de Mar / 2016 às 20h15
AMO DE BOM CORAÇÃO OS EXCELENTES E INCRÍVEIS ARTIGOS E CRÔNICAS DO PROFESSOR OTONIEL GONDIM. MAS, SERÁ DIFÍCIL CONTINUAR A DEFENDER LULA E DILMA.MANDE CONTOS DO SEU LIVRO .OTONIEL GONDIM, O NOSSO SUPER STAR DE VERDADE!
28 de Mar / 2016 às 20h16
AMO DE BOM CORAÇÃO OS EXCELENTES E INCRÍVEIS ARTIGOS E CRÔNICAS DO PROFESSOR OTONIEL GONDIM. MAS, SERÁ DIFÍCIL CONTINUAR A DEFENDER LULA E DILMA.MANDE CONTOS DO SEU LIVRO .OTONIEL GONDIM, O NOSSO SUPER STAR DE VERDADE!
29 de Mar / 2016 às 15h46
afundaram o país agora que abandonar o barco.assim é fácil é o povo ainda votam nesses golpistas . vão matar dois coelhos com uma casetada só.partido de traíras sempre foi assim com esse partido.