Geraldo,
Você sabe, Juazeiro inteiro sabe, que não sou petista. Das vezes em que Lula foi candidato, nele votei poucas e estava em palanques diferentes dos que o apoiavam, primeiro como dirigente partidário e depois como cidadão, assessor e jornalista.
Hoje sou partidário da tolerância, do entendimento e do silêncio. Considero ter contribuído (ou, a depender do ponto de vista, atrapalhado) Juazeiro, com a formação política de inúmeras pessoas, com o processo de discussão necessário ao conhecimento. No presente mantenho a inflexibilidade com a violência, venha de onde vier, seja lá como justifique-se.
Trago ainda comigo o medo. Vivi, sobrevivi, tempos duros. Lutei, exagerei talvez; vi meu pai, amigos e companheiros perseguidos, uns mortos outros presos, torturados, pelo crime de pensar! E tudo isso parece história de cinema, contado assim, nas ruas onde hoje tudo pode, nas redes sociais onde tudo é dito, nos jornais e na televisão, onde tudo é visto.
Me esmero na escrita, mas chego perto não! Concisão, Análise e profundidade que o jornalista Airton Centeno expõe no artigo que junto a este desabafo e que, julgando você conveniente, queira publicar.
PS: A linguagem utilizada acaba por ser a de Ministros, de prefeitos, de advogados e ex-presidentes. Por isso, nada de críticas à esta forma. Críticas serão bem-vindas ao conteúdo.
Manoel Leão
Eu estou protegendo você, seu F.D.P!
por Airton Centeno, no Sul21
Dita no calor da hora, a frase dura de um possesso Ciro Gomes carrega um desaforo dos mais evidentes, tradicionais e utilizados para aquele momento em que a temperatura sobe e a cusparada retórica se projeta com sua missão de destratar. Era madrugada do dia 17 e um grupelho de jovens ululantes e disfuncionais fazia barulho diante da casa do ex-governador e ex-ministro de Itamar e Lula.
- Eu estou protegendo você, seu F.D.P!
Mas, no caso, o mais importante não é o insulto saído da boca de um político notório pelo temperamento explosivo. Junto, traz um ensinamento sábio. Com sua validade confirmada pela história recente.
– Eu estou protegendo você, seu F.D.P!
A última vez que tal conselho deixou de ser ouvido custou 21 anos de ditadura ao Brasil.
– Eu estou protegendo você, seu F.D.P!
Em 1964, no momento em que articulava o golpe contra Jango, o arquiconspirador Carlos Lacerda desconsiderou a possibilidade de reversão do que urdia. Embora sagaz, não imaginou que a usurpação de um presidente eleito, que parecia abrir-lhe o caminho para a presidência, viesse a ser, como foi, o começo do fim de suas próprias ambições presidenciais. Aos 50 anos, vivia o auge de sua carreira. Foi preso e cassado pelos novos inquilinos do poder que ajudou a implantar. Morreria em 1977 sem recuperar seus direitos políticos. Provavelmente lamentaria não ter sido admoestado — antes da vitória que se transformaria em derrocada — por um adversário mais atrevido que lhe dissesse nas fuças:
– Eu estou protegendo você, seu F.D.P!
Outro conspirador, Adhemar de Barros, também não ouviu a voz da razão. Ele e a mulher, Leonor, puxaram a edição paulista da Marcha da Família com Deus pela Liberdade. Também sonhava com o Planalto ao qual já fora duas vezes candidato. Seu problema era semelhante aos dos demais conjurados: falta de voto. Quando veio o golpe que pediu, Adhemar avisou: “Agora, caçaremos os comunistas por todos os lados do país”. Dono de cadeia de rádios e jornais que hoje compõem a Rede Bandeirantes, Adhemar levou uma rasteira do destino: foi caçado e cassado. A exemplo de Lacerda, morreu sem recuperar os direitos políticos.
– Eu estou protegendo você, seu F.D.P!
O mesmo aconteceu com parcela dos jornais embarcados na conspirata, caso do Correio da Manhã, o mais destemperado dos inimigos de Jango, que feneceu destroçado pela censura e a perseguição dos militares. Claro que isso não se aplica às Organizações Globo, que somente se viabilizaram como um dos maiores impérios de comunicação do mundo através de suas relações carnais com um governo de assassinos. Sem vacilar diante da mentira, quando o poder constitucional foi derrubado, O Globo proclamou na sua manchete de capa em 2 de abril de 1964: “Ressurge a democracia”. Para o Globo, a democracia golpeada era a ditadura, enquanto a ditadura que chegava era a democracia.
– Eu estou protegendo você, seu F.D.P!
Quando o golpe deu seus primeiros vagidos, a Ordem dos Advogados do Brasil, através de seu conselho federal, correu a embalar aquele sinistro berço de renda negra. Enalteceu “os homens responsáveis desta terra” que baniram “o mal das conjuras comuno-sindicalistas”. E, paradoxalmente, o estupro se dera “sob a égide intocável do Estado do Direito”. Sob a mesma égide e de tal estado, em 27 de agosto de 1980, uma carta-bomba na sede da Ordem matou a secretária Lyda Monteiro da Silva, de 59 anos. A carta era dirigida ao presidente do conselho federal da Ordem, Eduardo Seabra Fagundes. Ocorre que, após apoiar a implosão da Constituição, a OAB percebera seu erro. E mudara.
– Eu estou protegendo você, seu F.D.P!
O Supremo, para vergonha dos pósteros, agiu igual. Sob o pitoresco olhar do STF, tudo estava em seu lugar: o golpe era legítimo, a democracia estava preservada e a constituição idem. Seu presidente, Álvaro Moutinho da Costa, saudou o general Castello Branco em visita à corte. Porém, após o AI-5, três ministros, os mais independentes, foram aposentados compulsoriamente.
– Eu estou protegendo você, seu F.D.P!
Filha de coronel do Exército, a adolescente Sônia Moraes foi levada pelo pai e a mãe à versão carioca da marcha da família com deus pela liberdade. Era 1964 e os Moraes festejavam a queda do governo constitucional. O tempo passou, o regime mostrou seus dentes e Sônia desapareceu. Engajara-se na luta armada contra a ditadura. Presa, teve os seios arrancados e foi chacinada até a morte. Desesperado, o pai procuraria durante anos pela filha. Um dia recebeu um presente sem sentido, enviado pelo seu desafeto, o general Adyr Fiúza de Castro, comandante do DOI-Codi, no Rio. Era um cassetete da Polícia do Exército. Descobriria depois que aquilo representava uma advertência e um escárnio. Com aquele cassetete sua filha, Sônia Maria de Moraes Angel Jones, fora estuprada antes de morrer em suplicio.
– Eu estou protegendo você, seu F.D.P!
Talvez da explosão de Ciro fique mais o destempero do que o aviso. Mas é este que conta e tudo resume. Não é o mandato de Dilma que está em jogo. Quando a comandante suprema das forças armadas é grampeada, o recado é sucinto: ninguém está livre, hoje foi ela, amanhã serão vocês. Por isso, a violência ilegal, absurda e flagrante que se abate sobre a atual e o ex-presidente é apenas uma fachada. Atrás dela vem o estado de exceção.
Quando diz ao aprendiz de fascista “Eu estou protegendo você, seu filho da puta!”, Ciro expressa o que acontece após a ruptura do Estado Democrático de Direito quando até o guarda da esquina sente-se investido de superpoderes.
Como imensos contingentes da militância golpista limitam seu vocabulário a meia dúzia de chavões e não sabem bem o que estão fazendo ali e a História mostra que o que está acontecendo é somente um revival dos tempos de 1954 e de 1964, e tem muito a lhes ensinar, talvez a melhor resposta ao rancor não seja a de Ciro mas a do ministro Jaques Wagner.
Aborrecido num restaurante com o glossário golpista de um cidadão que o importunava, reagiu de maneira sintética: “Vá estudar!” Estudo é uma arma de exterminar fascistas. E ainda poderemos dizer a quem seguir a sugestão: “Estamos protegendo você”.
Por Manoel Leão
14 comentários
23 de Mar / 2016 às 23h35
SE O VELHO FERNANDO SANTANA ESTIVESSE VIVO TALVEZ LHE DISSESSE MANOEL LEÃO, ATÉ TU F.D.P.? SUA HISTÓRIA DE ESQUERDISTA DE ARAQUE VOCÊ JÁ VENDEU HÁ MUITO TEMPO E SUA CANETA CUSTA BARATO. VÁ PROCURAR OUTRA FREGUESIA PRA ENGANAR, PELEGO.
23 de Mar / 2016 às 23h56
Caro Leão; o senhor perdeu a chance de ficar calado. Se tudo que escreveu acima é de alguém que não é petista, então acho que é de alguém escorado no governo, um jornalista chapa branca, um admirador do comunismo, da esculhambação e da roubalheira, pois toda essa história de "64", golpe militar, ACM e outras mazelas o povo brasileiro afastou. E hoje os corruPTos evocam esses espíritos para justificar a roubalheira. Ciro e a família Gomes são assim, grossos como pneu de caminhão. E o senhor, que integra a imprensa vermelha, chapa branca, e defende o comunismo bolivariano sabe disdo, pois, agora, no desespero da Lava Jato, querem se proteger un$ aos outro$.
24 de Mar / 2016 às 00h01
Continuam os equívocos, não é amigo?!... Ainda, não acordou e, não aprendeu a reconhecer os perigos e, enganos?!!! E... com essa idade?!?!?!...
24 de Mar / 2016 às 07h57
Satanás, Maria do Socorro e Santos: Vão estudar a história do Brasil ao invés de ficar em frente da TV Bobo repetindo feito papagaio o que ela lhes ensina. Um bom livro de história do Brasil, uma enciclopédia e até mesmo a internet vão lhes ensinar o que deveriam saber fazer: PENSAR, RACIOCINAR.
24 de Mar / 2016 às 08h12
Nem sei quem é !!!!
24 de Mar / 2016 às 10h25
ENGRAÇADO. AS VEZES POSTO MINHAS OPINIOES, SEM OFENDER ,SEM AXACRAR, SEM EDQUARTEJA NINGUEM. VEM O.SR.JORNALISTA. MANOEL LEAO COM POST.DE TERCEIRA CATEGORIA.AGREDINDO ,QUEM QUER.QUE SEJA. É O TIPO DE POSTAGEM PARA.SER DESCARTADO. COM TANTO. ( F. D. P. ) ,
24 de Mar / 2016 às 17h02
A Lava Jato a desnudar o maior escândalo da nação, onde o país tem a oportunidade de passar a limpo a corrupção institucionalizada no planalto central, e pessoas insistem em mudar o foco das coisas.
24 de Mar / 2016 às 18h54
Caro amigo Leão, está de parabéns pela matéria postada. Tenho certeza que os COXINHAS vão pirar. São uns alienados não sabem o que significa um GOLPE DE ESTADO. Por favor mande essa matéria para o Blog Conversa Afiada de Paulo Henrique Amorim ( o blog mais lido País).
24 de Mar / 2016 às 18h55
Caro amigo Leão, está de parabéns pela matéria postada. Tenho certeza que os COXINHAS vão pirar. São uns alienados não sabem o que significa um GOLPE DE ESTADO. Por favor mande essa matéria para o Blog Conversa Afiada de Paulo Henrique Amorim ( o blog mais lido País).
24 de Mar / 2016 às 20h18
Boa noite Geraldo. Boa noite caro Manoel Leão. Ao chegar em casa e acessar o blog de Geraldo José,me deparei com uma luz muito forte que irradia sensatez e inteligencia. Esse desabafo que Manoel expõe utilizando-se da fala de Ciro Gomes demonstrando com a clareza que lhe é peculiar que os poderosos, detentores da grande midia, empresarios e suas respectivas representações sindicais articulam um golpe maquiado de legalidade para impedirem a continuação do acesso dos excluídos a esta sociedade tão desigual. Verdade, tudo isto é verdade e muito mais, pois, os mesmos articuladores que sabotam a governabilidade e desestabilizam o governo estão infiltrados em todas as esferas da sociedade. Constatamos até membros do Judiciário altamente tendenciosos que possuem o dever de se declararem impedidos de julgar, julgando. Julgando sem apreciarem as regras democraticas e rasgando as proprias garantias constitucionais. Parabéns Manoel Leão, não interessa se somos Petralhas ou Coxinhas, o que importa é a manutenção da democracia e da ordem democratica CLOVIS REIS
24 de Mar / 2016 às 21h40
Parabéns Manoel Leão,hoje,agente pode concordar,discorda e até mesmo sair as ruas para protestar não sei o que e pra que? isso é democracia,para muito essa palavra não tem significado algum.Infelizmente estamos no país que pouco tem o hábito da leitura. Obs: Eu sei que vc tem a capacidade de perdoar esses que atiram pedras....................... ;
25 de Mar / 2016 às 01h25
E tu lê o que Paulo Coelho? O Blog 247 dos comunistas ou vê o canal do frustrado e mercenário Paulo Henrique Amorim? Paulo, meu filho, sinto muito se você desistiu de ser vereador por ser liso. Mas os outros não tem culpa não. Então: Vamos deixar algumas coisas claras? Para todo vermelho entender!!! 1- Quem está conduzindo a Lava-Jato não é o PSDB, o Aécio ou o Fernando Henrique: É o Ministério Público e a Polícia Federal (e tudo observando as instâncias constitucionais até a chancela definitiva do STF - cuja quase totalidade dos juízes foi indicada pelo PT). 2- Quem está fazendo acusações e dando subsídios para as investigações não é o DEM, a Globo nem a CIA: quem está entregando a gangue são os antigos comparsas dos delinquentes. 3- Quem vai levar Lula pra cadeia (e quiçá boa parte de sua família) não é a Veja, o Danilo Gentili nem o Bolsonaro: Lula irá pro xilindró por ter infringido vários artigos do Código Penal Brasileiro (e ter se achado mais esperto do que de fato é). 4- Quem irá catapultar Dilma da presidência da República não serão os coxinhas, os fascistas nem as Forças Armadas: essa senhora será destituída do cargo pelo rigor da Lei e pela esmagadora maioria de brasileiros que não compactuam com a bandalheira. Portanto, peço que não cabe mais a palavra "golpe" para justificar as ações do Ministério Público. E, se depois de tudo isso transcorrido, você ainda achar que deve mergulhar nosso país em uma batalha campal... Bom, aí o golpista é você!
25 de Mar / 2016 às 02h00
A TROPA DA COMUNICAÇÃO OFICIAL FINALMENTE RESOLVEU APARECER PARA CORROBORAR COM AS BABOSEIRAS DO ULTRAPASSADO ESQUERDISTA DE ARAQUE. DIANTE DO INEXPLICÁVEL RESOLVERAM INVOCAR O REPETIDO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E VIROU UM MANTRA ENTRE OS ALIENADOS O ESPERNEIO DE QUE NÃO VAI TER GOLPE. GOSTARIA QUE O CHARLATÃO DAS LETRAS ESTABELECESSE UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O IMPEACHMENT DE COLLOR E O QUE CONSTITUCIONALMENTE ESTÁ EM CURSO PARA BANIR DA VIDA PÚBLICA OS GOVERNANTES MAIS CORRUPTOS DA HISTÓRIA REPUBLICANA DO BRASIL. AS DENÚNCIAS DE PEDRO COLLOR E DO MOTORISTA ERIBERTO QUE CULMINARAM NA DESCOBERTA DO USO DAS SOBRAS DE CAMPANHA POR PC FARIAS PARA REFORMAR A CASA DA DINDA E SUA FAMOSA CASCATA E COMPRAR UM POPULAR FIAT ELBA TRANSFORMARAM O BEM NASCIDO FILHO DO SENADOR ARNON DE MELLO NO SÍMBOLO NACIONAL DA CORRUPÇÃO. A CLASSE MÉDIA FOI PARA AS RUAS E CONSIGO OS ESTUDANTES COMANDADOS POR UMA UNE QUE AINDA NÃO TINHA SIDO CORROMPIDA E QUE FEZ BROTAR A GERAÇÃO DOS CARAS PINTADAS. O CLAMOR DAS RUAS LOGO CHEGOU AO CONGRESSO E DEMOCRATICAMENTE O FALSO INIMIGO DOS MARAJÁS ESTAVA DEPOSTO. NO BRASIL DE HOJE, A POPULAÇÃO VAI ACORDANDO DE UM SONHO QUE VIROU PESADELO. A INFLAÇÃO, O DESEMPREGO, OS INDICADORES NEGATIVOS DA ECONOMIA E A RECESSÃO VOLTARAM A FAZER PARTE DA VIDA DO CIDADÃO BRASILEIRO E O GOVERNO SOCIALISTA DO PT É DESCOBERTO COMANDANDO A MAIOR ESTRUTURA CORRUPTA QUE SE TEM NOTÍCIAS. DEPOIS DE ALIAR-SE AOS CORONÉIS DA ANTIGA POLÍTICA COMBATIDA POR ELES, SARNEY, RENAN, MALUF E ATÉ O BANDIDO DO COLLOR FORAM COOPTADOS PARA SOB O MANTO DA BASE ALIADA GARANTIR A GOVERNABILIDADE E A PERPETUAÇÃO DO BOLIVARIANISMO LATINO. ESCOLHERAM A PETROBRÁS PARA ROUBAR, COMO TAMBÉM O BNDES, OS BANCOS PÚBLICOS, O COAF, OS FUNDOS DE PENSÃO ENFIM, O ESTADO E DAÍ ASSOCIARAM-SE AO GRANDE CAPITAL, AS GRANDES EMPREITEIRAS E OS GRANDES FORNECEDORES INTERNACIONAIS. AS EVIDÊNCIAS DA RAPINAGEM JÁ TINHAM SIDO MOSTRADAS NO ESCÂNDALO DO MENSALÃO, INFELIZMENTE NAQUELE MOMENTO O NOSSO POVO ESTAVA DOPADO PELO LULAPETISMO E SUA MENTIROSA DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZAS. COMO TODA QUADRILHA, O SENTIMENTO DE IMPUNIDADE PERMITIU QUE AS ATIVIDADES CRIMINOSAS FOSSEM AMPLIADAS E O QUE HOJE ESTÁ SENDO REVELADO É RESULTADO DE UM PAÍS QUE, APESAR DOS PESARES, TEM A SUA DEMOCRACIA CONSOLIDADA E INSTITUIÇÕES COMO A POLÍCIA FEDERAL E O MINISTÉRIO PÚBLICO POVOADO POR HOMENS DE BEM, DESTEMIDOS E COMPETENTES E UM JUDICIÁRIO ONDE AS ESTÂNCIAS MENORES TÊM FEITO AS CORTES SUPERIORES SE CURVAREM E SEGUIREM OS SEUS EXEMPLOS. UMA PARTE DOS CAMARADAS COMO ZÉ DIRCEU E VACARI JÁ APODRECEM NA PAPUDA, O LÍDER DO GOVERNO PETISTA NO SENADO, DELCÍDIO DO AMARAL É PRESO E AFIRMA CATEGORICAMENTE QUE LULA E DILMA SABIAM E COMANDAM AS GRANDES MARACUTAIAS, O EX-PRESIDENTE E TODO PODEROSO É GRAMPEADO REVELANDO O SEU LADO OBSCURO E REAL ONDE COM PALAVRAS CHULAS E DIANTE DE VÁRIOS INTERLOCUTORES, A PRESIDENTA, MINISTROS, PREFEITOS, DEPUTADOS, SENADORES, GOVERNADORES, PRESIDENTE DE PARTIDO, ETC., DESQUALIFICA AS INSTITUIÇÕES, OS PODERES, AS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS, CONSPIRA, DAVANEIA COMPARANDO-SE A NERO E FINALMENTE COMO UM BEBUM NUM BAR DE QUINTA CATEGORIA, TROPEÇA NA PRÓPRIA LÍNGUA. POR ÚLTIMO, O MOTIVO MAIOR DO IMPEACHMENT ESTÁ JUSTIFICADO NO CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL QUE PELAS LEIS VIGENTES TÊM LEVADO A INELEGIBILIDADE ALGUMAS DEZENAS DE PREFEITOS E ALGUNS GOVERNADORES, PORTANTO, ONDE É QUE O SR. MANOEL LEÃO E SEUS POUCOS SEGUIDORES CONSEGUEM ENXERGAR QUE O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO ESTÁ AMEAÇADO, UM GOLPE ESTÁ EM CURSO E UM DESEQUILIBRADO E DECADENTE POLÍTICO CEARENSE, CIRO GOMES PODE SERVIR DE REFERÊNCIA NÓS, SIMPLES F.D.P.? NA FICÇÃO, 007 RECEBEU DA RAINHA LICENÇA PARA MATAR, NA VIDA REAL DO BRASIL DE TODOS OS BRASILEIROS, O ARTISTA DOS 9 DEDOS E SEU SÉQUITO ACHARAM QUE TINHAM LICENÇA PARA NOS ROUBAR. EIS AÍ OS VERDADEIROS F.D.P.
25 de Mar / 2016 às 10h34
"RESPONDA FILHA DA PAUTA" você deve ser daqueles COXINHAS Hitlerianos. Caso o MESTRE LULA não seja candidato a Presidente, eu e minha família votaremos no CABRA MACHO CIRO GOMES.