Ações como diagnóstico de demandas, treinamentos e consultorias vão ajudar os empresários a melhorar gestão, aumentar produtividade e inovar em serviços
O empresário Rafael Sávio ingressou no setor de panificação há quatro meses. Tudo que o panificador deseja é desenvolver o potencial do seu negócio e tornar-se referência no segmento. Foi com esse objetivo que Sávio e outros empresários do ramo se reuniram na sede do Sebrae Juazeiro, na última quinta-feira, 17, para assinar o termo de adesão ao Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial – MEDE, e ao Programa de Desenvolvimento em Alimentação, Confeitarias e Panificadoras (Propan).
"A minha expectativa é conseguir construir indicadores que me ajudem a medir o desempenho da minha empresa, mostrem pontos fortes e onde preciso melhorar. Também pretendo acessar ferramentas que melhorem a gestão do negócio e eleve o nível de competitividade", revela.
O coordenador de Indústria do Sebrae Bahia, Tércio Calmon, explicou que o MEDE é o novo modelo de abordagem e acompanhamento coletivo para empresas atendidas pelos projeto do Sebrae. "O objetivo é contribuir com assessoramento gerencial na empresas. Um consultor vai fazer um plano de melhorias, em seguida apresentar soluções para os problemas apontados no diagnostico, o processo será desenvolvido em um ciclo de nove meses e já inicia em abril", esclarece.
Em seguida os empresários de panificação e confeitaria receberão consultorias especializadas em setores como produção, gestão de pessoas e marketing por meio do Propan, ministrado pelo Instituto Tecnológico de Processos e Competitividade (ITPC). O programa visa melhoria na qualidade dos produtos, redução dos custos e desperdícios e aumento da produtividade, como destaca o técnico do Sebrae em Juazeiro, Rinaldo Moraes. "O programa é um anseio antigo dos panificadores e acredito que eles vão se empenhar ao máximo na execução do programa. Além da capacitação, o Propan também vai aumentar a lucratividade e competitividade de toda a cadeia produtiva do trigo e fazer com que as panificadoras e confeitarias conquistem novos consumidores, fidelizem os que possuem e tenham crescimento nos lucros", frisa.
Durante o encontro, também foi anunciado a vinda de uma unidade móvel do Senai para capacitar empresários e funcionários de padarias e confeitarias. A iniciativa é fruto da parceria do Senai, Sebrae, Cieb e Prefeitura Municipal. Outras informações sobre os programas e capacitações do Sebrae podem ser obtidas sede do Sebrae Juazeiro, localizada na Rua Coronel João Evangelista, 22, no Centro, ou pelo telefone (74) 3612 0827.
Lucilene Santos Agência Sebrae de Notícias Bahia Foto Ilustrativa da Internet
0 comentários