O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juazeiro terá uma semana bastante movimentada a partir deste sábado, dia 19, quando estará realizando reunião com o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes. Na segunda feira, 21, representantes do Conselho estarão no município de Senhor do Bonfim participando do 7º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016.
A primeira reunião anual do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA - terá como objetivo planejar as ações a serem desenvolvidas ao longo do ano de 2016. Cursos, palestras, oficinas, exposições são propostas elaboradas e encaminhadas por adolescentes mobilizadores responsáveis pela elaboração da agenda. A reunião será realizada neste dia 19 de março, a partir das 9 horas, na Casa dos Conselhos.
"É muito importante a participação dos adolescentes nas discussões. Eles vivem o dia a dia e podem colaborar para a construção de uma política pública especifica. Desde que o NUCA foi criado em 2014, cerca de 50 adolescentes participam efetivamente das ações. E mais uma vez estaremos mobilizados para ouvir suas queixas, reivindicações e propostas" disse a professora Rosineia Rodrigues, vice presidente do CMDCA e responsável pela coordenação da agenda de sábado.
No 7º Ciclo em Senhor do Bonfim, a realização do 2º Fórum Comunitário, o acesso à água de qualidade, cozinha nas escolas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti visando a prevenção de doenças como a dengue, chikungunya e zika, serão os temas abordados.
Além de Joel Miranda, presidente do CMDCA, estarão representando o Município de Juazeiro, a professora Rosineia Rodrigues, Articuladora do Selo, um adolescente integrante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes e a professora Ednalva Santos, representante da Secretaria de Educação.
O presidente do CMDCA, Joel Miranda, esteve na Transrio FM nesta quinta-feira (17), quando revelou a importância da participação do Município nas capacitações do Selo UNICEF. "Esse compromisso fortalece a construção de políticas publicas para crianças e adolescentes do Semiárido. A criação do NUCA em 2014, a implantação do Observatório Social em parceria com a Sedis, em sua segunda edição no Carnaval de Juazeiro, a instalação da Vara da Infância ano passado, entre outras conquistas, são frutos de reivindicações da sociedade que por sua vez, mantém uma parceria muito forte com a gestão municipal", finalizou Joel.
Ascom/Juazeiro Foto Geraldo José
0 comentários