Nesta terça-feira (15) o deputado estadual Zó (PCdoB) esteve nas instalações da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) em Salvador. O objetivo da visita foi conversar com o presidente do órgão, Wilson Dias sobre o projeto de construção de uma unidade de beneficiamento de pescado, na comunidade de Passagem, Pilão Arcado.
Acompanhado dos vereadores Everton Luiz, Sérgio Mariano, do presidente da colônia dos pescadores, Admilson Teixeira e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Juvenal Onório, Zó reiterou a importância da instalação da unidade, ressaltando as possibilidades de geração de emprego e renda para a comunidade.
"Com a instalação da unidade de beneficiamento, a comunidade poderá comercializar o pescado com melhores condições de higiene e com mais qualidade, além de prolongar a vida útil do produto", afirmou o deputado.
Além de técnicas de filetagem e embalagem do pescado, a unidade também ganhará uma fábrica de gelo, já que a legislação exige o uso do frio como recurso mínimo para a venda do produto.
Para o presidente da colônia dos pescadores, Admilson Teixeira, a unidade também agregará valor ao produto. "Hoje a colônia de pescadores tem 2.181 sócios e a localidade de Passagem é o maior desembargue de pescado do Rio São Francisco. O beneficiamento trará também mais emprego e isso é algo muito bom", avaliou.
De acordo com o diretor da CAR, em breve técnicos da companhia farão uma visita para acertar os detalhes da construção. A ação faz parte do programa 'Pró-Semiárido' do governo do estado da Bahia que tem como objetivo aplicar R$ 300 milhões para ajudar 70.000 mil famílias a conviver melhor com o semiárido.
Também estiveram na reunião, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho e o Assessor de Relações Institucionais do município, Pedro Alcântara.
Ascom/Deputado Estadual Zó
1 comentário
17 de Mar / 2016 às 08h54
O povoado da Passagem não tem porto, fica localizado em um braço do Rio São Francisco, que precisa ser dragado e construído um canal para a navegação, prometido pela CODEVASF e não realizado, pois, quando o São Francisco seca, o canal seca totalmente, e o porto desaparece, e surgi em outro local distante do povoado da Passagem, que vira um martírio para os pescadores, isso eles não comentaram, só existe porto na época do São Francisco cheio, essa gente são umas marionetes oportunistas. Este ano, é ano de eleição, e esses caras querem se aparecer, tirando proveito da situação. O povo já estar escolado, e conhece muito bem essa gente, que é mais esperta do que o Pedro Malazarte.