Na próxima sexta-feira (11) acontecerá no auditório do Sest Senat, às 9h, em Petrolina, uma audiência pública onde será discutida a Medida Provisória 707, aprovada no final do ano passado. A MP 707 prorroga o prazo para refinanciamento do crédito rural para os produtores de todo o Nordeste e também dos contratos para aquisição de caminhões e máquinas agrícolas.
A audiência será presidida pelo Senador pernambucano, Fernando Bezerra Coelho, que também preside a Comissão Mista da Medida Provisória 707. Participarão desta audiência, o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Cunha Bueno; o coordenador-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf/Brasil), Marcos Rochinski; e o assessor da Secretaria de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Paulo de Oliveira Poleze. Também foram convidados representantes das confederações nacionais da Agricultura (CNA) e do Transporte (CNT).
“O governo federal lançou no final de 2015 lançou a medida provisória 707. Essa MP não resolve muita coisa, mas ela vai servir de guarda-chuva para que as emendas parlamentarem possam resolver o endividamento de todos os produtores do Nordeste. A discussão passou para o Congresso Nacional e para isso foi montada uma Comissão Especial que tem como presidente o Senador Fernando Bezerra Coelho. Esse debate agora vai ser feito em várias regiões do Nordeste, como em cidade de Petrolina. Essa proposta vai repactuar as operações contratadas até 2010 de qualquer fonte. Não serão somente os produtores beneficiados. O Vale tem cinco bilhões do PIB agropecuário. Esse dinheiro é o gira em Juazeiro e Petrolina”, frisou o presidente do Instituto da Fruta, Ivan Pinto, em entrevista nesta terça-feira (08) ao programa Geraldo José.
O produtor e presidente da Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá (AFRUPEC), Josival Barbosa, que também participou da entrevista, ressaltou a importância da aprovação da MP 707. “Essa lei sendo aprovada irá tirar muitos produtores inadimplentes dos bancos. Só no Nordeste são 200 mil ações judiciais, dessas apenas 12% foram negociadas. Em Juazeiro nós temos um escritório com 1800 ações judiciais. Essa medida provisória que tem uma Comissão Mista infelizmente não conta com um deputado da Bahia. Mas estamos lutando para termos um representante para nos ajudar a resolver essa situação”, afirmou.
Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
1 comentário
09 de Mar / 2016 às 06h37
Sr. Josival, e cadê os políticos do PT? Cadê os Zós, os Detalhes, e outros que vem pra cidade passear ou colocam reportagem na imprensa pra dizer que estão fazendo alguma coisa? Quero ver se o senhor, nessa eleição, vai de novo pro vaqueiro.