Durante a tarde desta segunda-feira (07) o Prefeito Julio Lossio se reuniu com o Secretário Executivo de Desenvolvimento Rural Raimundo Nonato junto a representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Nélio Gurguel, também integrante do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável para avaliar a importância de ações sobre o sequeiro.
Como forma de melhorar o acesso a fontes sustentáveis e renováveis, a meta é reunir esforços para viabilizar maneiras de garantir a produção de alimentos para a caprinovinocultura à base da irrigação por açudes e poços. “A ideia é avaliar as águas dos açudes, vendo se é viável sua utilização para a produção de ração animal através desse tipo de irrigação, que é mais constante, considerando a seca, comum à nossa região”, explicou o Secretário.
Além da produção através de açudes e poços, outra fonte viável economicamente, é o incentivo ao bombeamento de mananciais com uso de energia solar. “Por ser uma fonte limpa e renovável, com grande potencial na região, já que temos sol o ano todo, queremos incentivar o uso da energia solar que ao longo do tempo se torna mais rentável para o pequeno agricultor. Estamos estudando e queremos ao final da avaliação colocar em prática e levar mais tranquilidade aos agricultores.”, afirmou o Prefeito Julio Lóssio.
Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
0 comentários