O Primeiro Encontro da Secretaria Municipal de Mulheres do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foi realizado nesta terça-feira (1) no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Juazeiro. O evento reuniu representantes de vários segmentos da comunidade e faz parte do calendário de comemorações ao dia Internacional da Mulher.
Durante o evento temas importantes foram abordados a exemplo da participação da mulher na política. Atualmente, dos 513 cargos para deputado na Câmara Federal, apenas 45 são ocupados por mulheres. No senado, das 81 vagas somente 13 são ocupadas pelo sexo feminino. Apesar da baixa ocupação, as mulheres são a maioria da população e do eleitorado.
“Temos que começar a ocupar estes postos e fazer deles frentes de luta. Precisamos despertar a conscientização. Não podemos ser relegadas a trabalhos domésticos e conquistaremos isso com mais espaços na política”, avaliou Poliane Amorim, primeira vereadora do PCdoB na cidade.
A violência contra a mulher foi outro tema discutido. Apesar das leis e medidas de prevenção já existentes o crime, que é uma grave violação aos direitos humanos, continua vitimando várias brasileiras. “Hoje Juazeiro conta com a Ronda Maria da Penha, primeira cidade do interior da Bahia a oferecer o serviço. A nossa meta é abolir de vez estes crimes do nosso convívio”, disse a militante Luana Rodrigues.
Para a Secretaria Municipal do PCdoB, Quitéria Lima, o encontro conseguiu alcançar o objetivo. “Todas as informações e discussões travadas foram baseadas nas ideologias do partido. Ficamos gratas com a participação e aderência ao evento. Durante todo este mês teremos vários encontros assim”, finalizou.
9 comentários
02 de Mar / 2016 às 21h40
Se somos a maioria da população e do eleitorado, temos feito muitas besteiras.
03 de Mar / 2016 às 06h44
Lamento dizer,Senhoras,mas,voces escolheram o pior caminho,Sugiro a voces uma visitinha basica à Cuba,ou então,à Coreia do Norte,para conhecerem na pratica,ao vivo,a cores e em 3D, uma ideologia responsavel pela morte de mais de 100 milhões de pessoas ao longo da historia da humanidade.Perguntem-se,porque Fidel Castro manda matar quem tenta fugir de Cuba,ou,porque foi construido o Muro de Berlin ? As respostas serão bastante didaticas e elucidativas...
03 de Mar / 2016 às 07h17
Na reunião não tem uma comunista. Balela em defesa da mulher todas votaram em Daniel Almeida e vão continuar votando,pois não têm vontade própria,tudo pau mandado. Turma da "boquinha".
03 de Mar / 2016 às 09h14
O quim dessa vez acertou na mosca, o Regime Comunista é isso ai. Concordo também com a opinião da zllmara. Elas estão voando mais do que passarinho em relação a verdade sobre o Comunismo. Nunca o Comunismo no Brasil, morro defendendo a democracia. Ditadura nem de Direita nem de Esquerda, nenhuma das duas prestam, todas as duas cessam o direito de expressão, da Imprensa e do cidadaão.
03 de Mar / 2016 às 12h48
Um momento de grandes conquistas e avanços, as mulheres precisam entender o seu vigor em prol de suas próprias causas e lutas e principalmente pela do coletivo.
03 de Mar / 2016 às 13h12
Hahaha! Uma parte é funcionária da prefeitura, a outra é esposa de funcionário, outra parte é parente de vereador e deputado, e tem uma quarta parte que são as candidatas a vereadora. Ou seja, reunidas na intenção de manter a boquinha. Pode investigar...
03 de Mar / 2016 às 13h20
Parabéns a todas a mulheres, em especial as comunistas.
03 de Mar / 2016 às 14h58
stalin matou 30 milhoes,mao matou 60 milhoes,cuba 200 mil.nao existe um unico pais desenvolvido no mundo que seja comunista,ridiculo
03 de Mar / 2016 às 17h09
Seria tão bom se as pessoas que estão aqui criticando tivessem a mesma disposição que essas mulheres para lutar. Mas realmente é muito mais fácil ficar sentado na frente do computador criticando quem faz, do que se somar à luta. É por conta de mulheres como elas que se mobilizam que temos nossos direitos garantidos. Máximo respeito às mulheres do PC do B Juazeiro.