O CLAE, Círculo Literário Analítico Experimental é uma organização que tem como maior fundamento a facilitação e a propagação de obras de autores desconhecidos, fundado em 2005 pelos escritores João Gilberto Guimarães e John Williams Bezerra, o CLAE atua de forma autossustentável e apesar de ter uma abrangência nacional através das redes sociais, tem como base do grupo a região do Vale do São Francisco.
Criada em 2012, a Editora do CLAE vem facilitando a publicação de material de autores locais, fabricando livros artesanais de baixo custo e em pequenas tiragens, promovendo assim um rompimento com a cadeia produtiva imposta pelas grandes editoras.
Visando obter uma maior visibilidade para os autores locais, o CLAE firma em 2016, uma parceria com a livraria SBS – Petrolina para a realização de eventos e intervenções de cunho literário, nesse sentido, já está sendo organizada a primeira edição da “Plataforma das artes”, com o tema “Há literatura no vale” que ocorrerá no mês de março, o evento que deverá ser semestral é apenas uma dessas intervenções, a expectativa é que já em maio aconteça a terceira edição do ENCLAE (Encontro nacional do CLAE), que vai lançar o novo número da revista literária “ As Flores do Mal” e contará com a presença de vários autores do grupo.
Acreditando que o trabalho realizado pelo grupo é de suma importância para o desenvolvimento cultural da região e que a leitura é o maior instrumento de conscientização em toda e qualquer área da sociedade, contamos com o apoio de todos.
A primeira edição da “Plataforma das Artes” acontece no dia 12 de março, sábado, a partir das 19h na livraria SBS - Petrolina e a entrada é gratuita. O evento é uma realização da SBS Livraria e conta com a co-produção da Editora do CLAE e do Bosque Coletivo além do apoio da RádioWeb RIDE FM.
0 comentários