Petrolina sempre foi destaque na agricultura irrigada, pelo seu potencial de exportar suas frutas para diversos lugares no mundo. As grandes empresas sempre apostaram fortemente no que a cidade produz,nos últimos anos,o município tem fortalecido a agricultura familiar. Os pequenos agricultores sofriam com a falta de oportunidade de ter uma renda estável, e que às vezes não era proporcionada. A prefeitura de Petrolina resolveu mudar o olhar, e enfrentar um desafio gigante para que a agricultura familiar tivesse mais incentivo, mais apoio e o produtor tivesse segurança desde a plantação até a colheita.
A secretaria de Cidadania, que tem como gestora Célia Regina carvalho, fez diversas reuniões e convocou a equipe do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA),coordenada pelo secretário executivo Dario Lopes, que fez um extenso estudo sobre a agricultura Familiar, detalhando em todo município, quantos agricultores precisavam de incentivo e segurança. Hoje, Petrolina tem 491 famílias cadastradas no PAA, que recebem incentivos para a produção de suas lavouras.
Manga, tomate, melancia, e tantas outras culturas, contam com um apoio de uma equipe cada vez mais preocupada em fortalecer a agricultura familiar no município. A cada oito meses (8), a cidade investe 2 milhões de reais na agricultura familiar, o recurso vem da parceria com o Governo federal, e é distribuído de uma ponta a outra do município, beneficiando mais de 3 mil pessoas cada mês.
O senhor Antonio Rosa, agricultor do projeto Senador Nilo Coelho, falou que hoje vive outra realidade. Perguntado sobre o PAA , o agricultor disse: " A palavra que posso usar para o PAA é Tranquilidade! Hoje eu planto, e sei que vou receber o dinheiro com a minha colheita! Minhas mangas tem destino certo ,e não há outra palavra que possa ser colocada." ,disse o agricultor.
No assentamento Mandacaru, a agricultora Nivalda Pereira de Araújo, entrega sua produção ao PAA, há cinco (5) anos, e tem no Programa a certeza que sua produção será escoada com tranquilidade. "A certeza que temos, é que o programa só tem nos ajudado. Às vezes estamos apertados, mas no dia certo, o pagamento é efetuado, isso é segurança para nós!" enfatizou a agricultora.
O prefeito Julio Lossio destacou o incentivo a agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos. "Eu acredito verdadeiramente na força da agricultura familiar, e tenho certeza que as ações que temos desenvolvido através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA na cidade, vem fortalecendo o combate a fome e fomentando o direito a alimentação adequada", disse. Petrolina se destaca desde 2010 dentre as cidades com maior volume de recurso do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e faz parte das cidades do país que mais trabalham para a sustentabilidade da agricultura familiar no País.
0 comentários