Um novo delator da Operação Lava Jato teria confirmado o pagamento de cerca de R$ 18 milhões em propina ao ex-ministro Mário Negromonte e ao ex-deputado José Janene (PP), morto em 2010. De acordo com a Folha de S. Paulo, Frank Geyer Abubakir é ex-presidente e acionista da petroquímica Unipar Carboclorol e informou que o repasse ocorreu após a criação da petroquímica Quattor, fruto de sociedade entre a Unipar e a Petrobras. Abubakir teria contado ao Ministério Público Federal (MPF), em depoimento dado em novembro, que procurou Negromonte e Janene para tentar "manter a Unipar no Mercado". Janene teria pedido R$ 18 milhões pelo "suposto fato de o PP e de ele próprio terem dado apoio político à empresa Unipar". Apesar de não concordar com o valor, o empresário teria sido alvo de chantagem do então deputado.
Ainda de acordo com o delator, Janene continuou a extorqui-lo mesmo após o pagamento. Abubakir admitiu que, temeroso, fez novos repasses ao ex-deputado. O episódio confirma os depoimentos do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Os advogados de defesa de Negromonte, hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), negaram o recebimento de propina e informaram que o ex-ministro "não recebeu qualquer valor para intermediar a criação da Quattor". Procurado nesta sexta (5), Negromonte informou que não poderia comentar porque não teve acesso à delação premiada de Frank Abubakir. A Unipar Carbocloro informou que não vai comentar.
BN
7 comentários
07 de Feb / 2016 às 18h06
São esses aí que tomaram conta da Codevasf? O Partido Pecuniário (PP)? Como é carnaval, vejo a quadrliha do PT no Trio Elétrico roubando, e os demais partidos aliados, como PMDB, PC do B e PP na PIpoca se dando bem. E a justiça com os olhos cerrados e as mão amarradas.
07 de Feb / 2016 às 20h57
e la vai o PP........ falta o pmdb, dem e psdb.
07 de Feb / 2016 às 20h59
cala a tua boca suja, coxinha maria do socorro. tu é da pilantragem de acm, o que mudou o painel com arruda.
08 de Feb / 2016 às 10h59
Vejo q a reportagem tem o interesse mediático , pois o contato do empresário foi c o janene e nao c mario. Qt a codevasf temos um homem honrado no comando. O brasil precisa urgentemente de mudanças , pois infelizmente poucos conseguem viver dentro da legalidade.
08 de Feb / 2016 às 13h11
Exclusivamente para o "Marta Maria": 10 coisas que aprendi com os argumentos desse governinho Comunista/Bolivariano: 1. Se eu não sou petista, eu sou tucano; 2. Se eu não sou petista, nem tucano, sou a favor de um golpe militar, não existe outra opção; 3. Não posso me indignar com a corrupção petista, porquê houve corrupção no governo tucano e se eu mesmo assim continuar contra a corrupção petista, eu não estudei, não sei nada de História e etc, etc, etc...; 4. Não posso me indignar com a corrupção petista, porque o PT não inventou a corrupção; 5. Só estou indignada porquê o PT colocou o pobre no mesmo avião que eu, e isso me dá nojo; 6. Não tenho estatura moral para criticar quem rouba bilhões da Petrobras (sem falar nas outras Estatais ainda não investigadas) porquê eu já fiz uma conversão proibida, já colei um chiclete embaixo da carteira na escola e já soltei um pum no elevador; 7. Se eu protestar de algum modo é porque sou elite branca e, consequentemente, odeio negros, pobres, índios, gays, feministas, corintianos, crianças feias, camisa de microfibra da fascínios e desodorante perfumado; 8. Se fico indignada (mimimimi ou chororô) com as atitudes totalitárias do governo, é porquê eu sou coxinha e fascista (mesmo sabendo que quem me chama de fascista não tem a menor ideia do que foi o Fascismo); 9. Não interessa que o Impeachment esteja previsto na Constituição Federal, se é contra um governo de esquerda é golpe; (sem falar que o PT pediu Impeachment de todos os governos anteriores eleitos democraticamente e ninguém falou que era golpe); 10. E por fim, aprendi com os Excelentíssimos Ministros da República que se eu protesto de algum modo, é porque não aceito o resultado democrático da eleição vindo das URNAS ELETRÔNICAS do TSE presidido por DIAS TÓFFOLI ( ex Advogado de ZÉ DIRCEU/PT) ,e estou fazendo um 3º Turno , obviamente, por estar obcecada pelo fim do financiamento privado de campanha, que é a solução para TODA a corrupção do Brasil e dos políticos. Também estou sendo manipulada por grupos de interesse que por sua vez estão sendo financiados pelo Obama e a CIA, segundo o líder do PT na Câmara
08 de Feb / 2016 às 18h24
Só gostaria de copiar e colar tudo o que escreveu Maria do Socorro. Compartilho e concordo com tudo.
09 de Feb / 2016 às 23h59
Isso aí é mais rodado mais que pneu de caminhão, já andou em tudo que é partido e sua ideologia é eu. É o político profissional para viver do Estado, sem contribuir em nada (aliás contribue para piorar o Estado). Deixou seu filho como herança. Filhos de políticos são a pior herança que se possa deixar para o povo, já que foram treinados deste criancinha dentro da casa do pai, vendo todo tipo de coisa. Infelizmente e esse pais que aí temos. Apoio ainda os petistas, mas admiro outros partidos como o PSOL. Enquanto não aparece coisa melhor, vamos seguindo.